Nosso novo site está no ar

sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO - 2012

Final de Ano tempo de parar, analisar e fazer uma completa
reflexão sobre a vida, pensar em cada momento vivido para descobrir
qual foi o saldo positivo de metas planejadas.

Neste ano que está surgindo tão cheio de promessas e esperanças
que venha marcado pela alegria e pela bem aventurança e realizações.

Que o futuro abra as portas de todos os corações prontos
para ele e que ajude aos que não estão prontos a se aperfeiçoar .

Que se tornem corações fortes grandes e completos de otimismo,
compreensão e força.

Para você essa pessoa tão especial queremos desejar
toda a felicidade desse novo tempo que se aproxima.

Que toda a esperança, emoções, vitórias e alegrias caiam como
uma enorme chuva em sua casa e sobre você e seus familiares.

Na passagem do ano que a luz divina se acenda dentro de seu coração.
Desejamos do fundo do coração que a promessa do ano novo seja cheia de esplendor e magia.

Feliz Ano Novo.

Ulisses Lima

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Secretária de administração de Quixeramobim entre as 100 melhores do Brasil


A Secretária de Administração e Finanças de Quixeramobim, Ana Maria Fernandes Leite, está entre as 100 cidades do país que contam com os melhores Secretários de Administração Municipal do país.

Os critérios foram: O desenvolvimento do município, alto índice de desenvolvimento humano - IDH, o bom uso das verbas públicas municipais e principalmente a transparência e honestidade na administração pública municipal.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Entrevista com o pré-candidato a prefeito de Trairi, Dr. Noronha

 O município de Trairi poderá contar com qualidade e experiência na disputa eleitoral de 2012.

 O médico, Dr. Francisco José Ferreira Noronha, conhecido como Dr. Noronha (PMDB), tem ampla experiência em gerenciamento público, pois já foi prefeito do município de Parambu, aos 30 anos de idade, entre os anos de 89 a 92, tendo sido a sua época, um inovador.

Dr. Noronha, o 4º filho de nove irmãos, muito se orgulha de seus pais e de sua atividade profissional, e de servir ao povo como político. Seus pais, humilde casal que na década de 70 vivia da agricultura e pecuária, que com muita sensibilidade e coragem, enfrentando dificuldades, conseguiram formar os nove filhos, três dentistas, dois engenheiros civis, dois médicos, um veterinário e uma economista, porém, o único que se interessou e entrou para a política foi Dr. Noronha.

Considerado até pela oposição em sua terra natal como um bom prefeito, pois quando em sua época não existia emendas parlamentares, FUNDEB ou até mesmo o SUS para ajudar nas finanças municipais. Orgulha-se de ter construído o atual hospital do município com centro cirúrgico, centro obstétrico, laboratório e raios-X. E o que é mais importante, tudo isso com recursos municipais. Também implantou o programa agente de saúde, tendo doado 46 bicicletas para os agentes, reformou e construiu diversas escolas e 5 novos postos de saúde, ampliou o sistemas de saneamento básico, pavimentou e urbanizou diversos bairros, resolveu o problema de abastecimento d’água com adutoras e construção do açude Puiu, implantou eletrificação rural com mais de 100 kms de rede de distribuição, comprou uma  patrulha mecânica, contando com Patrol, Pá Mecânica, Trator de esteira, caçamba entre outros veículos. Por outro lado, valorizou o servidor público, mantendo rigorosamente em dia o pagamento de salários. Orgulha-se também, de ter  incentivado o pequeno comerciante e os pequenos produtores rurais, dando-lhes prioridade de aquisição de compras governamentais. Dr. Noronha ainda conta a seu favor o bom currículo de homem público, e nos apresenta documentos em que se comprova que  suas contas de gestão foram todas aprovadas sem nenhuma restrição, tanto  Tribunal de Contas dos Municípios como pela Câmara Municipal de Parambu.

Dr. Noronha é considerado por muitos em Trairi como uma pessoa carismática, humilde e de bom convívio, pessoa prestativa, como médico e político.

Jornal Folha do Sertão – Dr. Noronha, como o senhor, médico, filho de Parambu, já tendo sido prefeito de sua terra natal, com serviços prestado em diversos municípios, bem sucedido financeiramente, chegou a se interessar pela política de Trairi?
Dr. Noronha – Como se sabe, Trairi está vivendo uma crise de gestão, e de lideranças políticas. Por isso, com a nossa sensibilidade e trabalho na área da saúde, começamos a nos interessar pelo processo político, naturalmente, estimulados pelos cidadãos e cidadãs de bem, deste município. E é importante que se diga: na política se deve está para servir e não para ser servido.
J.F.S – O que o fez chegar e se domiciliar no município de Trairi
Dr. Noronha – Eu cheguei no dia 02 de janeiro de 2005. Naquela oportunidade, meu desejo era sair da política do Parambu, minha terra natal. Vim prestar serviços médicos no Hospital local e estou até hoje, onde prestei concurso para o cargo de médico ginecologista- obstetra. Fui diretor Clínico e técnico do Hospital por vários anos, e tenho hoje uma identidade muito grande com o povo do  município de Trairi, e digo mais,  você não escolhe a terra pra nascer, mas escolhe a terra pra trabalhar, amar e viver, e assim o fiz, escolhi o Trairi.
J.F.S – Mas o que o fez cogitar ser pré-candidato a prefeito do município de Trairi, município este que o senhor aprendeu e escolheu para trabalhar, amar e viver?
Dr. Noronha – Diante da fragilidade e da crise política que está passando o município de Trairi, senti a vontade e a necessidade de colaborar com esse povo tão sofrido, para que possam ter uma boa escolha, e de fazer um Trairi diferente.   O povo do Trairi é cativante, e me convocou. Como sempre fui um homem disposto aos desafios, coloquei meu nome à disposição para que o povo julgue, e tenha a oportunidade de fazer a melhor escolha de seu governante.

J.F.S – Hoje, além do povo de Trairi, quem são os seus principais parceiros? Digo isso, no âmbito do município, do  Estado, e no governo Federal, no sentido de que possa potencializar uma futura gestão no município?
Dr. Noronha – No que diz respeito a apoios, primeiro temos o apoio de Deus, que esse é Universal, depois vem o apoio do povo simples e humilde de Trairi, de varias lideranças comunitárias, da grande maioria dos comerciantes e dos pescadores do município, que carecem de políticas públicas de incentivo e estímulos a pequenos produtores, a prestadores de serviços, empresários da rede hoteleira e de pousadas. Em temos partidários, temos uma parceira com o PSC, PHS.
Temos o apoio do nosso senador e presidente do Partido no estado, Eunicio Oliveira e do grande deputado federal, vice-líder da bancada do PMDB no congresso, meu primo, Genecias Noronha.

J.F.S – Passando por áreas essenciais de grande importância para qualquer município, entre as quais citamos: a educação, a infra-estrutura e a saúde, o que o senhor como médico, pode nos falar sobre a saúde do município e de seus projetos futuro para Trairi?
Dr. Noronha – A saúde do município é um desafio muito grande para qualquer gestor público. não somente de Trairi, mas digo, de qualquer município brasileiro, pois é  uma área de custeio elevado, e de muita necessidade, principalmente, em municípios considerados de médio porte como é oTrairi, que possui em torno de 50 mil habitantes.
A saúde de Trairi se encontra em péssimas condições: A SAÚDE PRIMÁRIA, que é aquela saúde de PSF, se encontra com muita dificuldade, onde temos um município com perfil de 21 PSF’s, e só conta com 13 cadastrados.   No final do ano passado, somente dois estavam funcionando. E o que é pior, esses PSF’s, que deveriam funcionar durante 40h semanais, na realidade só funcionam 20 horas semanais. Em nosso projeto, temos a intenção de ampliação do número de equipes de PSF’s, através do concurso público, além da reestruturação das unidades existentes atualmente. O objetivo é dar uma coberura satisfatória à todas as comunidades do nosso Município.
No que diz respeito à SAÚDE SECUNDÁRIA, onde só acontece no Hospital municipal, o qual se encontra em péssimas condições, tanto na estrutura física, como em termos de equipamentos. Vale registrar que, essa unidade mista hospitalar foi projetada para atender uma população de 15 mil habitantes com capacidade de 28 leitos. Para se ter uma idéia, quando prefeito de Parambu, início dos anos 90, construi o Hospital municipal, com recursos próprios, com capacidade para 36 leitos. Nesse hospital implantei: centro cirúrgico, centro obstétrico laboratório, Raios-X, bem como serviço de fisioterapia, tendo dois  médicos de plantão por  24 horas.
Em Trairi, temos como mudar essa realidade, basta querer e ter vontade política para fazer.  Isso é questão de gerenciamento. Temos que construir um novo hospital. Para isso buscaremos parcerias com o governo estadual e federal para tornar esse projeto uma realidade.
J.F.S – No município, muito se fala em atraso de salários  em alguns setores da administração,  bem como na falta de pagamento a fornecedores. No seu caso, quando o senhor foi prefeito de Parambu, até hoje se orgulha de ter mantido o funcionalismo público e seus fornecedores em dia. O que o senhor acha de um município como Trairi, onde se tem mais receitas do que despesas, estar com essa inadimplência?
Dr. Noronha – No caso de Trairi, esses atrasos significam um caso de má gestão pública, pois quando se é superavitário, ou seja, quando se tem mais receitas do que despesas, e se tem, a priori, planejamento de gestão pública, não se justifica esse estado de coisas, com atrasos de pagamento de serviços essenciais e de fornecedores. Por exemplo, quando fui prefeito de Parambu, na época das “vacas magras” em matéria de recursos, fiz uma administração com planejamento, com organização e eficiência, pagando a todos os servidores públicos e fornecedores em dia, bem como fazendo o repasse do Duodécimo da Câmara Municipal, rigorosamente em dia.
J.F.S – Falando de profissionalização, falemos em esporte, onde o município de Trairi, que a partir de 2012 contará com uma equipe na 1ª Divisão do campeonato Cearense de Futebol. Futebol profissional é um esporte caro, e pelo que se viu, há poucos filhos de Trairi atuando na equipe profissional. Diante disso, como o senhor pretende fazer para desenvolver o esporte no Município?
Dr. Noronha – Como se sabe, futebol profissional no Brasil, não somente no Ceará, é um esporte caríssimo, o que significa dizer que, para manter uma equipe na elite do futebol estadual não é fácil, isso gera um grande investimento. Porém, é fundamental que se apóie o esporte em todas as modalidades desde a base, através de políticas sociais que dê suporte à formação do jovem abrindo perspectivas de crescimento e de desenvolvimento. Temos a consciência de que devemos apoiar o esporte não só na cidade, mas também nas comunidades rurais e distritais. Quanto ao apoio a equipe principal, iremos buscar apoio junto a iniciativa privada, junto as empresas, junto aos governos estadual e Federal, e o município por sua vez, envidará todos os esforços para apoiar da melhor forma possível para que se possa ter uma boa performance e se manter na 1ª Divisão.
J.F.S – Para encerrar, o que esperar do Dr. Noronha na questão de geração de emprego e renda no município, que carece de investimentos que possa gerar novos empregos. O senhor tem algum projeto, que traga novos investimentos, eficazes e geradores de emprego no município?
Dr. Noronha – A dificuldade de se gerar emprego e renda em Trairi, não é diferente de outros municípios de mesmo porte, mas com trabalho, com uma boa assessoria e vontade, podemos mudar a realidade vivida hoje em nosso Trairi. Isso é algo que temos de planejar, definir e trabalhar em consonância com a sociedade, descobrindo, estimulando e apoiando as vocações de cada comunidade.
Temos que criar uma política de atração de investimentos, para trazer indústrias de pequeno e médio porte, a exemplo de Maracanaú e Horizonte. Por outro lado, pretende-se criar parcerias com os segmentos que hoje operam no município, principalmente com a rede hoteleira, com o comércio, com as associações de pescadores, e outros segmentos da sociedade.
Obrigado pelo espaço cedido e espero que o que foi dito seja esclarecedor para os trairienses, e estarei pronto para alavancar o progresso e o desenvolvimento da cidade que escolhi para viver, morar, trabalhar e amar.
Vamos todos juntos, unidos, fazermos um Trairi diferente. Nós podemos!

120 jovens estimulados ao empreendedorismo

Eles receberam ontem certificação durante a VII Formatura de Miniempresas da Junior Achievement, na Fiec

Aprender a criar um produto, definir estratégias e aguçar o espírito empreendedor. Ontem, 120 jovens de escolas públicas do Estado receberam essa certificação durante a VII Formatura de Miniempresas da Junior Achievement Ceará (Jace), no auditório da Fiec (Federação das Indústrias do Ceará).

A iniciativa colocou os estudantes imersos na experiência de montar uma empresa durante cerca de quatro meses neste ano. Nesse período, eles colocaram em prática todos os processos produtivos de uma empresa, até a comercialização dos produtos, pagando, inclusive, hipoteticamente os devidos impostos e até mesmo vendendo ações da empresa para membros da comunidade. Esse já é o 6º ano consecutivo em que a Jace realiza o curso de formação inicial em empreendedorismo.

Segundo a diretora executiva da Junior Achievement no Estado, Ana Lúcia Coelho, o maior objetivo do programa é "plantar a semente do empreendedorismo nesses jovens", característica que, para ela, pode definir o sucesso profissional no mercado de trabalho atualmente. Aldair Oliveira, 16, um dos alunos participantes do curso em 2011, ressalta que muito mais que aprender sobre planilhas, relatórios e estratégias de marketing, a formação ensina a traçar um objetivo profissional e de vida.

Parceria

Para a edição deste ano, o programa da Jace reuniu estudantes de cinco escolas de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape, e contou com a colaboração de profissionais voluntários de 13 empresas, como Gerdau Cearense, Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip), Serlares, Nacional Gás, Sistema Verdes Mares, Indaiá, Esmaltec e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Premiação

Ao fim da solenidade de formatura dos jovens, a miniempresa "Ecoarte", da Escola Estadual de Educação Profissional Marechal Juarez Távora, foi escolhida como destaque do programa de 2011. Já a miniempresa "Yellow", da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Albano, ganhou o prêmio de qualidade.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Entidades promoveram “Marcha” contra a corrupção em Mombaça

Sindicatos, entidades da sociedade civil e grupo de estudantes de Mombaça promoveram uma marcha contra a corrupção, a exemplo dos protestos que vem sendo realizado em todo o País.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Teixeira (PP), o protesto foi motivado após o Ministério Público Estadual (MP-CE) pedir o afastamento do prefeito José Wilame Barreto Alencar (PSDB) por suspeitas de corrupção.

Adversário político do prefeito, Francisco Teixeira disse que o sentimento entre os moradores da cidade é de descrença. “A gente conseguiu apurar em uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) um número muito grande de irregularidades (na prefeitura), e até agora nada. A sociedade acha que não dá em nada, porque tudo passa e ninguém consegue fazer com que as autoridades sejam punidas”.

Denúncias

O pedido de afastamento do prefeito foi feito no dia 21 de outubro pelo procurador Benon Linhares Neto, da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), ao desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE). O MP-CE justificou o pedido como uma forma de evitar novos desvios de dinheiro público e de evitar a destruição de provas e o constrangimento de testemunhas na comprovação dos fatos criminosos.

O MP-CE acusa José Wilame de desvio de dinheiro público por meio de um esquema fraudulento de processos licitatórios direcionados para obras e locação de veículos com a Construtora Nordeste. Segundo o MP-CE, o esquema também tem indícios de fornecimento de notas fiscais frias para justificar as despesas realizadas pela Prefeitura, beneficiando aqueles que efetivamente executavam as obras e que não poderiam firmar contrato com o ente público, por terem algum vínculo funcional ou político com a administração municipal.

José Wilame atribui as denúncias à disputa política. O prefeito diz que todas as obras foram realizadas, aprovadas e que “não houve nenhum prejuízo ao erário público. Mombaça está em dia”. Sobre a acusação de que usava empresas de fachada para desviar recursos, ele garante que os serviços foram prestados, mas “não é função minha saber se a empresa existe”.

Colaborou Amauri Alencar

CONSTRULAR NELÂNDIA CRESCENDO COM TAUÁ

O Grupo JL Gomes, acompanhando o desenvolvimento do município de Tauá, com uma visão inovadora dos jovens empresários Laerte Júnior e Lucas Carvalho Gomes, respaldados pelo seu Pai Laerte Gomes, inauguraram no dia 03 de dezembro, o primeiro Home Center da região dos Inhamuns em material de construção.

Muitas foram às presenças de empresários, políticos, comerciantes, representantes comerciais de vários estados, funcionários, familiares, amigos, pedreiros e serventes, os verdadeiros responsáveis pelas obras construídas no município.

A inauguração ocorreu em momentos especiais: inicialmente a benção, apenas com familiares e funcionários, celebrada pelo Padre Denílson. Na oportunidade a empresária, hoje Secretária da Assistência Social do Município, Hilma Carvalho, feliz porque reunia todos os filhos: Laerte Júnior, Camila, Lucas e Luiza Gabriela, fazendo uma pequena explanação dos 30 anos de História da empresa. Iniciou agradecendo a Deus por todas as conquistas, deixando como mensagem maior uma citação bíblica, que tão bem condiz com todo o período percorrido pelos que fazem a Constrular Nelândia: “Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos, e investiram contra aquela casa, ela porém não caiu, porque estava edificada na rocha” (Mateus 7,25).

Em seguida foi a abertura oficial ao público com café da manhã para que as novas instalações fossem visitadas, deixando os presentes admirados com a estrutura da Constrular de cara nova. Aproveitaram também o momento para homenagear o patriarca da família, Sr. Amâncio Cordeiro Gomes (Sinhorzinho In Memorian).

A atenção do público que prestigiava o empreendimento, contou com uma a Blitz, organizada pelos representantes da REJUNTAMIX, grande parceira da empresa, com a distribuição de brindes, com apoio do som do açúcar Simão e a banda do Luiz Cedro, foram suficientes para animar esta grande festa.










sábado, 10 de dezembro de 2011

Governador Cid autoriza DER a viabilizar projeto para construção de estrada que liga Quixeramobim a Boa Viagem

Através de conversa via telefone com o superintendente adjunto do DER, César Barreto, fomos informados que o governador Cid Gomes autorizou a elaboração de projeto para construção da estrada ligando Quixeramobim ao vizinho município de Boa Viagem, ainda segundo César Barreto, também foi autorizado pelo governador Cid, o início da obra (já licitadada) da estrada ligando o distrito de Encantado em Quixeramobim ao município de Senador Pompeu.

A estrada Quixeramobim/Boa Viagem, deverá demandar algum tempo, no entanto o primeiro passo já está sendo dado.

Já a estrada Madalena/Quixeramobim, atualmente com obras bastante adiantadas, tem previsão para conclusão entre os meses de fevereiro/março de 2012.

Porém, temos a convicção que diante das muitas obras já inauguradas, algumas em andamento, e outras sendo iniciadas brevemente, como o Hospital Regional do Sertão Central, e ainda com ações sendo projetadas, o governador Cid Gomes entrará para a história como responsável pelos maiores investimentos já realizados através do governo do estado no Sertão Central.
Colaboração: www.chicoalmir.blogspot.com

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O que esperar para 2012

Entra ano, sai ano, é sempre a mesma coisa. Uma soma enorme de previsões e promessas que nunca mais serão conferidas ou cumpridas.

Em 2012, teremos eleições municipais, as promessas são uma tentação tanto para o eleitor quanto para o candidato, onde alguns prometem sem saber sequer o seu significado ou como proceder para que venha a um benefício coletivo. Temos exemplos de apoiadores/cabos eleitorais que em algumas cidades, como Boa Viagem, apoiaram determinado candidato a deputado estadual, que sequer pagaram alguns prestadores de serviço em 2010, tendo ele expressiva votação no município.

O deputado mostra-se ausente ou falta de capacidade para com as instituições públicas e a seus eleitores, exemplo esse, que este ano sequer utilizou da tribuna para homenagear ou criticar sua cidade natal, quanto mais congratular o município de Boa Viagem em seus 147 anos de emancipação. Recursos ou convênios por ele destinado ao município, somente o mesmo apresentando suas ações, pois desconheço.

Mas mudamos de assunto, estamos pensando em novos ares, novos nomes, novas idéias/atitudes, se for para pedir, que saibamos o pedir e o que esperar, de acordo com a nossa necessidade, para o bem do crescimento do município. Com a virada do ano, data maior de toda esperança, ela traz o início de uma nova fase, de um novo caminhar, de uma nova maneira de agir, e assim por diante.

Estamos entrando em um novo ano, cheio de dificuldades, não maiores nem menores do que de outros anos, talvez apenas “novas”. Na verdade o homem vai percebendo que através da continuidade de seu trabalho e principalmente com a manutenção da fé e esperança, é que poderá atingir a felicidade, por isso, devemos de agir e exigir mais de nossos governantes, pois foram postos ao cargo público pelo voto direto, esse representado pelo voto de cada um de nós.

Que no novo ano, possamos ter uma nova cultura, no modo de pensar e agir com nossos representantes públicos, no mais, o que podemos esperar para 2012 é felicidade, sucesso, paz e Deus no coração.



Feliz Natal e Próspero Ano Novo