Nosso novo site está no ar

terça-feira, 28 de maio de 2013

Naumi Amorim marca presença no Ação Global realizado pelo SESI em Caucaia



 




No dia 18 de maio, o empresário e político, Naumi Amorim participou do evento promovido pelo SESI e rede GLOBO, no CSU de Caucaia.

O Ação Global é um mutirão de serviços de utilidade pública e ações nas áreas de Saúde, Educação, Lazer e Cultura. Com um grande volume de atendimentos à sociedade, o evento funciona como um termômetro das necessidades da população brasileira e chama a atenção para a questão do direito à cidadania.

Na ocasião, Naumi falou da importância que tem as ações desenvolvidas por essa parceria do Serviço Social da IndústriaSESI e de que sempre estará presente e contribuindo para ações como essa que busca amenizar as dificuldades do cidadão com entretenimento e serviços de suma importância para o bom convívio na sociedade.



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Prefeita vai liberar R$ 100 mil para a realização do Campeonato Tauaense



Dra. Patrícia Aguiar e Radir Rocha
A Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar garantiu durante audiência em seu Gabinete, com os Secretários de Cultura, Turismo e Esporte, Radir Rocha e Finanças, Dra. Regina Gonçalves, a realização do Campeonato Tauaense da 1ª, 2ª e 3ª Divisões em 2013.
Durante o encontro, a Prefeita autorizou a liberação de R$ 100 mil reais e determinou a elaboração do Projeto de Lei para ser encaminhado à Câmara Municipal de Tauá.
O Secretário Radir Rocha informou que vai se reunir com a diretoria da Liga Tauaense de Desportos e com os clubes para definir a fórmula de disputa e a premiação para todas as competições.
O Campeonato Tauaense da 1ª Divisão deverá começar no mês de junho e segundo o Secretário, o Estádio será recuperado para a competição.

sábado, 25 de maio de 2013

Domingos Filho afirma que novos municípios não terão aumento de gastos


O vice-governador do Estado do Ceará, Domingos Filho (PMDB), defendeu, na manhã deste sábado (25) em entrevista à Rádio Verdes Mares, que municípios criados por emancipação não devem aumentar seus gastos, apesar da criação de novos tributos e de novas máquinas públicas. “Nós temos a Lei de Responsabilidade Fiscal que já estabelece o limite de gastos, a Constituição Federal que já estabelece o limite de gastos com o poder legislativo, com educação, com a saúde”, ressaltou.

Domingos Filho também destacou que a criação de novos municípios no Ceará é importante para que a população possa cobrar mais de perto o serviço público, e a escolha também é benéfica ao município-mãe, já que este deixa de cumprir despesas públicas com a região emancipada.

Caso seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Roussef, a Medida Provisória 416/2008, que devolve às assembleias legislativas o direito de legislar sobre a criação de novos municípios, 30 distritos poderão realizar pebliscitos sobre emancipação.

Desde 2009, a Assembleia Legislativa cearense já aprovou Lei Complementar Estadual, de autoria do então deputado e atual vice-governador, Domingos Filho (PMDB), que tratava da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no Estado. Com isso, 30 dos 45 pedidos de emancipação já foram aprovados pela Casa.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Governo municipal de Orós e Prefeito Simão Pedro realizam grande festa das mães com premiação especial e show de Fagner

No dia 11 de maio de 2013, aconteceu uma inédita e grande festa em comemoração ao dia das mães em Orós, realizada pelo Governo Municipal de Orós, tendo a frente o prefeito Simão Pedro e o vice-prefeito, Matheus Batista.
Simão Pedro entrega prêmios doados junto a 1ª dama e secretária de Turismo, Roberta Ferreira
O evento contou com a realização de sorteios, premiando as mães oroenses, onde quase 500 prêmios, doados por várias pessoas, entre comerciantes, empresários, secretários, vereadores, servidores da prefeitura, parceiros, autoridades regionais e estaduais doaram bens, onde foram sorteados prêmios que iam desde panelas, faqueiros, micro-ondas, fogões, TV’s, máquinas de lavar, geladeiras e muitos outros presentes.
Prefeito Simão Pedro e vice-prefeito Matheus Batista
O evento contou com a presença de pessoas das mais diversas cidades do estado e ate de cidades de estados vizinhos, que prestigiaram o grande evento, que encerrou-se com um grande show do cantor e filho da terra, Raimundo Fagner.
O prefeito Simão Pedro falou dessa importante iniciativa, nunca realizada no município de Orós, agradeceu aos que contribuíram para essa grande premiação, do empenho de sua esposa, Roberta Ferreira e equipe, do apoio e contribuição dos amigos, da presença das autoridades que prestigiaram o evento, como Aderilo, prefeito de Iguatu, Agenor Neto, ex-prefeito de Iguatu e do deputado Federal, Domingos Neto, que não esteve presente, mas muito tem contribuído para com o município, além do cantor Fagner, que presenteou a todos com um grande show.



Prefeito Pedro Paraibano visita comunidades rurais e anuncia novas obras

 
No dia 02 de maio, o Prefeito Pedro Paraibano acompanhado do secretário de desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Pedro Paulo e do Topografo da SEDUMA, Maninho, estiveram visitando as localidades de Olho D’aguinha, Santa Rita e Arisco, onde o objetivo dessas visitas foi adquirir terrenos para a construção de uma escola e um ginásio.
A primeira localidade visitada foi à Olho D’aguinha que vai ganhar uma nova e ampla escola com 6 salas de aulas, com verba garantida pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que irá beneficiando cerca 200 alunos de toda a região.
Em seguida o prefeito e sua equipe visitaram a serra de Santa Rita com o objetivo de adquirir um terreno para construção de um ginásio poliesportivo, as comunidades visitadas foram Santa Rita e Sitio Arisco.
Alguns terrenos foram visitados e passarão por vistorias dos técnicos da SEDUMA (secretaria de desenvolvimento urbano e meio ambiente) o ginásio será construído onde o terreno tiver melhor localização.

Prefeita Dra. Patrícia Aguiar é homenageada pelo CIC

Com o objetivo de ressaltar o papel de mulheres empreendedoras que transformaram o ambiente econômico e social do Ceará, e qualificar executivas e gestoras de empresas que compõem a cadeia produtiva do comércio lojista cearense, o Centro Industrial do Ceará (CIC) e a Associação de Lojistas e Líderes Feministas (ALFE) comemorou o Dia Internacional da Mulher com série de eventos, desde palestras até cursos, passando por feiras e homenagens.
A programação foi realizada no auditório Gervásio Pegado da CDL Fortaleza (Rua 25 de março, 882, Centro) onde ocorreu a Feira Alfe Mostra Mulher, com desfile de jóias e grifes femininas. Houve ainda uma palestra sobre “O Papel da Mulher no Século XXI”, proferida por Francílio Dourado, seguida de uma reflexão sobre “Mulher – Diversidade” por Selma Cabral.
O ponto alto das comemorações foi a entrega do Troféu Mulher Destaque 2013 a cinco homenageadas: Maria José Ferreira Gomes ( Mulher do Ano), Ana Maria Studart (Destaque Ação de Inclusão Social), Beatriz Gentil Philomeno Gomes (Destaque Gestão Criativa), Patrícia Aguiar (Destaque Político) e Socorro França (Destaque Direito e Cidadania). Em seguida houve um coquetel e sessão de autógrafo do livro “Alfe/CIC Mulher 2013”, de autoria do escritor Francílio Dourado.
A solenidade foi prestigiada pelo Vice-governador Domingos Filho, ex-ministro Ciro Gomes, Presidente da Assembléia, Zezinho Albuquerque e empresários integrantes do Centro Industrial do Ceará.

PR anuncia dobradinha Roberto-Lúcio nos Inhamuns


Lideranças do PR, sigla de oposição em Tauá e no Estado, se reuniram na residência do ex-prefeito Zé Lima, para discutir sobre as eleições de 2014 e definir candidaturas proporcionais para a Região.

Segundo o ex-prefeito Roberto Pessoa, os membros do partido em Tauá decidiram apoiar a dobradinha, Lúcio Alcântara para Deputado Federal e Roberto Pessoa para a Assembléia Legislativa.

O médico tauaense Dr. Carlos Widson não será candidato em 2014 e trabalhará para eleger a dupla que o ajudou na campanha para prefeito em 2012.

Com relação à sucessão estadual, nem Lúcio e nem Roberto Pessoa falaram em nomes, limitando-se a afirmar que vão aguardar primeiro a conjuntura nacional. O ex-governador não descartou a possibilidade de uma aliança com o Senador Tasso Jereissati, apesar de dizer que foi traído pelo líder tucano, mas é capaz de perdoá-lo.

Roberto Pessoa e Lúcio descartaram qualquer possibilidade de acordo com os Ferreira Gomes para a sucessão estadual do ano que vem.

 

2014: Eunício e Domingos Filho tratam de sucessão em Tauá


O presidente da Executiva Regional do PMDB, senador Eunício Oliveira, e o vice-governador Domingos Filho acompanharam, no Distrito de Marrecas, em Tauá, a tradicional festa religiosa de Jesus, Maria José e deram uma demonstração de convivência harmoniosa dentro do PMDB. Os dois são pré-candidatos ao Governo do Estado em 2014.

A conversa entre Eunício e Domingos chamou a atenção de muitas lideranças políticas que em alguns momentos os veem distantes como pré-candidatos a governador. Essa distância, porém, na opinião de lideranças do PMDB, é curta diante do projeto de poder que o partido tem para o Ceará. Eunício quer a permanência de Domingos no PMDB.

Eunício e Domingos são aliados do Governador Cid Gomes e ocupam espaços para viabilizar a candidatura ao Governo do Estado.Outros dois nomes - Mauro Filho (Secretário da Fazenda) e Leônidas Cristino (Ministro dos Portos), estão na condição de pré-candidatos a governador.

Mauro e Leônidas são filiados ao PSB. Os dois tendem a deixar o PSB se permanecer o conflito entre Cid Gomes e o governador de Pernambuco e pré-candidato ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos. Cid defende o apoio do PSB à reeleição da presidente Dilma Rousseff e se opõe à candidatura de Eduardo Campos.

O quadro pré-eleitoral exige habilidade política e, por essa razão, Eunício Oliveira e Domingos Filho dialogam para o PMDB se manter unido. Cada um, ao seu estilo, busca, porém, marcar posições e conquistar simpatias dentro e fora do PMDB.

A postura adotada no tabuleiro da sucessão será decisiva na atração de apoio do Governador Cid Gomes e dos partidos que hoje apoiam o Governo do Estado. Na passagem por Tauá, Eunício não escondeu o desejo de ver o partido unido e mais fortalecido no Ceará.

Ao lado de Domingos Filho, o presidente regional do PMDB participou das comemorações do aniversário do deputado federal e Secretário Municipal da Copa, Domingos Neto.

O vice-governador reuniu, em um jantar, no Distrito de Marrecas, prefeitos, vereadores e correligionários políticos de cidades do Interior do Estado. Mais de 1.500 pessoas participaram do evento.

Vereador Wellington Júnior pede isenção de impostos para criadores


Sabendo e sentindo a necessidade dos pequenos agricultores de seu município, o vereador Wellington Júnior buscou reunir-se com os mais interessados e fez um levantamento de como anda a situação dos produtores de Tauá.

Através desse levantamento, Wellington Júnior apresentou requerimento na Câmara Municipal de Tauá solicitando isenção de ICMS e GTA para os criadores que estão transferindo o gado para outros Estados, em virtude da falta de pastagem nas propriedades rurais dos Inhamuns.

Buscando que o governador se sensibilize com essa dificuldade que nossos produtores vem passando pela grande estiagem, espera-se que se nesse período se faça essa isenção, pois temos e sabemos de como anda nossos pastos para alimentação de tamanho rebanho, não somente nos Inhamuns, mas em todo o estado, finalizou o vereador.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

O que comer à noite para não engordar?

Veja sugestões de lanches para consumir na ceia


Durante o período noturno, o metabolismo desacelera e por isso, a refeição que sucede o jantar deve ser mais leve, de modo a não prejudicar a digestão e também não atrapalhar o sono.

Portanto, alimentos gordurosos como frituras, embutidos (linguiça, salsicha, salame), queijos amarelos, que possuem a digestão mais lenta devem ser evitados nessa refeição. Além disso, bebidas estimulantes com cafeína como café, chá preto, chá mate e bebidas a base de cola também devem ser evitados, pois podem ocasionar insônia, refletindo no dia seguinte em cansaço, sonolência e irritação.

Para ter uma noite de sono tranquila e não atrapalhar o emagrecimento, veja os alimentos que podem fazer parte de sua ceia:

Leite: rico em triptofano, precursor da serotonina - substância relacionada a sensação de prazer e bem estar, e também melatonina que é um hormônio que influencia a regulação do sono. Por isso, um copo de leite quentinho antes de dormir é uma excelente escolha! Mas, atenção: o ideal é o leite desnatado que contém teores reduzidos de gorduras e calorias.

Queijos: assim como o leite, também são fontes de triptofano e melatonina. Uma fatia pequena de queijo branco ajudará a controlar seu apetite e ainda irá colaborar para uma boa noite de sono. Vá de ricota, cottage ou queijo minas frescal.

Aveia: a vitamina B6 presente nesse cereal potencializa a ação do triptofano. Que tal preparar um mingau de aveia, ou ainda, comer um iogurte light salpicado por aveia?

Castanhas, nozes, avelãs: o grupo das oleaginosas também é fonte de triptofano. Além disso, são ricos em gorduras boas, fibras e minerais importantes ao funcionamento adequado do organismo. Mas, vá com calma! Apesar de todas essas vantagens, as oleaginosas são calóricas e, portanto, devem ter o consumo limitado: 2 a 3 unidades de uma delas já é suficiente para obter os benefícios sem comprometer sua dieta.

Chás de erva doce ou camomila: essas ervas possuem efeito calmante, por isso, ajudarão a relaxar, induzindo o sono e favorecendo uma noite tranquila.
Maracujá: também possui efeito calmante e por isso colabora para uma boa noite de sono. Experimente beber um copo de suco da fruta ou ainda, bater a polpa com um copo de leite desnatado.

Desapegar para crescer


Você se lembra da sua fase "é meu, é minha!"? Acredito que não, afinal ela se manifestou quando você tinha por volta de dois a quatro anos de idade. É aquela fase onde você quer os brinquedos dos amiguinhos, mas compartilhar o seu que é bom nada! E os coitados dos pais se desesperam e pensam que o filho ou filha é um egoísta, que não sabe dividir ou brincar. É ainda pior quando alguns desses anjinhos batem nas outras crianças para conseguir o que desejam. Nada que muita paciência, amor e claro, educação não resolvam com o tempo. Percebeu como é difícil praticar o desapego?

O apego emperra carreiras, dificulta o aprendizado e literalmente quebra empresas.

Agora pergunto: - Como você pode crescer na vida ou na empresa se não consegue se desvincular do que acha que é seu? Sim, acha por que na verdade pouca coisa nos pertence de fato.

Líderes verdadeiros praticam o desapego ao poder. Eles compartilham, delegam e sabem que sem uma boa equipe nada de bom se constroem. A centralização em excesso torna a empresa lenta, burocrática, até mesmo mais "burra", pois é ingênuo pensar que só uma pessoa ou um pequeno grupo de iluminados conseguem controlar tudo à sua volta. O crescimento da empresa emperra e lentamente é sufocada e quando vêm a óbito, ao final em seu velório os apegados se perguntam: - Onde foi que erramos?

Profissionais de sucesso praticam o desapego a arrogância. Acreditam que tem sempre algo a aprender, sempre se lembram que o sucesso do passado, não é a garantia do sucesso do presente! Ao contrário se apegam a humildade, ao prazer em servir, de aprender. Sabem que estão perto do abismo quando acreditam que já viram ou sabem de tudo. Experiência é bom e ajuda em muito quando compartilhada.

Desapego ao sucesso! Que jogue a primeira pedra quem não leu livros com receitas para o sucesso? Revistas, blogs, twitters, sites de como conquistar o sucesso. Não se apegue ao sucesso a qualquer custo, pode ter certeza que o preço final é muito caro. Quanto vale o seu casamento, a sua família, a sua saúde ou a sua paz? Esqueça ter sucesso, apenas concentre-se, faça as coisas bem feitas, seja gentil com o próximo, duro e firme com aqueles que merecem e seja uma pessoa de sucesso. Sucesso é sempre consequência e a data para conquistar o sucesso é hoje! Seja hoje uma pessoa de sucesso. Como? Seja feliz com o que você é e tem neste momento. Projete e corra atrás dos seus sonhos, mas aproveite a jornada e não só o destino final.

Praticar o desapego é um ato de coragem! Mas é preciso desapegar para crescer, evoluir, curtir suas conquistas, compartilhar os seus méritos e ser livre em sua essência.
Mas a opção é sempre sua! O livre arbítrio existe e deve ser respeitado. Infelizmente para algumas pessoas a fase do "é meu, é minha" pode durar por toda a sua existência custe o que custar.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Jornada contra as drogas sera debatida em 22 municipios no Ceará



Ação faz parte da programação da I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, do governo estadual

Iguatu. Começa, a partir de hoje, 14, na região do Cariri, no município de Brejo Santo, uma série de 22 de encontros em cidades sedes de Coordenadorias Regionais da Saúde do Estado (Cres) para discutir ações de combate e prevenção ao uso de entorpecentes. A programação integra a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, promovida pela assessoria especial implantada em dezembro passado pelo governo do Estado.

Ação coordenada por Socorro França trabalhará em duas frentes: o combate ao tráfico de forma ostensiva e a prisão dos traficantes, e a implantação de políticas públicas de prevenção e tratamento para o viciado FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA

O evento é coordenado pela assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, Socorro França, que se mostra preocupada com o avanço do consumo de substâncias entorpecentes mesmo em pequenas cidades do Interior. "Esse é um tema complexo, mas não pode continuar sendo jogado para debaixo do tapete, sem uma discussão ampla e séria", disse Socorro França.

Ao final de cada encontro, a assessora especial espera assinar com os prefeitos termos de compromissos para implantar as ações em três eixos básicos: prevenção, atenção e reinserção social. "Essa é uma questão que nos preocupa, pois a droga migrou para o Interior e não escolhe sexo e nível social".

Depois de Brejo Santo, o ciclo de debates chega à cidade do Crato, amanhã, dia 15, e Juazeiro do Norte, dia 16. O evento será retomado no dia 21, na cidade de Tauá, e no dia 22, em Crateús. O encerramento está previsto para o dia 5 de julho, em Fortaleza. Os organizadores estimam que cerca de 4.500 técnicos, lideranças comunitárias e políticas devam participar do evento, cujo objetivo é fortalecer as políticas públicas sobre drogas no Estado.

Prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários, representantes de entidades religiosas, escolas, integrantes de Conselhos Tutelares, juízes de Direito, promotores, defensores públicos, delegados, comunidades terapêuticas e instituições que desenvolvem ações de apoio aos usuários de drogas integram a lista de convidados.

Crack

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o crack está presente em 98% dos municípios brasileiros, ocupando o lugar do álcool em localidades rurais. O delegado regional de Polícia Civil de Iguatu, Agenor Freitas de Queiroz, confirma a presença do crack e de outras drogas na periferia e em áreas rurais de cidades pequenas. "Nos últimos anos, infelizmente, o problema vem se alastrando", disse. O uso do crack por ser de baixo custo contribui para a expansão do consumo e ampliação do tráfico. O álcool é apontado como porta de entrada para outras substâncias entorpecentes.

O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) realizado em 2012 identificou na região Nordeste 832 mil pessoas que fizeram uso destas substâncias, sendo a segunda região com maior prevalência no País.

A implantação da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, no fim do ano passado, tem por objetivo articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas às políticas públicas sobre drogas.

"O nosso projeto é sério e precisa ser debatido sobre vários enfoques, da saúde, da espiritualidade e judiciário", frisou. "Temos de dar assistência, acolher os viciados por amor, para tratamento especializado, e não basta tirar da rua por tirar as pessoas dependentes".

Os debates nas cidades polos do Ceará vão subsidiar os planos de iniciativa do governo estadual e oferecer diretrizes para que os municípios implantem o programa do governo federal ´Crack, é possível vencer´.

A ex-procuradora Geral do Estado, Socorro França, acredita que assumiu o cargo de assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado por desígnio divino. "Foi Deus que me colocou nesse propósito, uma pessoa idosa, para articular e acompanhar essas ações de prevenção, tratamento e combate ao consumo de drogas", afirmou.

Nova missão

Aposentada do Ministério Público, depois de exercer por quatro vezes o cargo de Procuradora Geral da instituição, Socorro França mostra-se animada e disposta com esse novo desafio. "O consumo de droga destrói famílias, é um tema complexo, mas precisa ser enfrentado com discussão ampla, políticas públicas, apoio espiritual e da família", observou. "Vamos trabalhar em parceria com as comunidades terapêuticas, e não ficar restrito às instituições públicas".

A implantação da assessoria especial representa para o governo do Estado um desafio das gestões públicas mediante a dificuldade de se criar um projeto de enfrentamento ao tráfico de entorpecentes e a recuperação dos dependentes químicos. As ações vão envolver outras secretarias: Educação, Saúde, Segurança Pública e Justiça.

O governo do Estado quer trabalhar em duas frentes para enfrentar o problema: o combate ao tráfico de forma ostensiva e a prisão dos traficantes, e a implantação de um conjunto de políticas públicas de prevenção e tratamento para o viciado.

"O vício da droga é uma doença da alma, não basta dar apenas remédio, é preciso apoio e acolhimento com alma", ressaltou Socorro França. "O drogado não pode ser tratado como bandido, mas como doente". "É necessário um longo acompanhamento, que começa com a desintoxicação e vai até a internação em comunidades terapêuticas prosseguindo com a inserção no mercado de trabalho", diz.

Mais informações

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Telefone: (85) 3466.4939

Projeto visa ajudar jovens envolvidos

Iguatu. Depois de passar por coordenadorias regionais de educação nos municípios de abrangência de Crato, Juazeiro do Norte, Tianguá e Icó, o projeto Prevenir da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica chegou à região Centro-Sul do Ceará. O objetivo é promover palestras e seminários na linha de prevenção contra o uso abusivo de álcool e outras drogas. Mais de 260 escolas em 41 cidades já receberam as ações iniciais do programa, que tem como tema ´Droga, legal é prevenir´.

Prevenir surgiu em 2012, fruto de ações da Pastoral da Sobriedade do Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas FOTO: HONÓRIO BARBOSA

O Projeto Prevenir surgiu em 2012, fruto de ações da Pastoral da Sobriedade do Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. O objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade, pais, filhos, adolescentes, educadores e lideranças religiosas sobre um problema crescente: o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Desde o lançamento em março do ano passado, na Arquidiocese de Fortaleza, que o projeto não para de crescer. Na Capital, mais de cinco mil jovens do ensino médio participaram de palestras e de outras ações voltadas para a prevenção.

Nos encontros das unidades de educação, multiplicadores participam para dar continuidade às ações básica do projeto.

O êxito do programa motivou o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, e o Projeto Prevenir poderá ser adotado em âmbito nacional. "Já tivemos um encontro em Brasília para demonstrar a metodologia e as ações realizadas", explicou o coordenador estadual da Pastoral da Sobriedade, Rogério Melo. "Já há atividades desenvolvidas em Sergipe e na cidade satélite de Santa Maria, no Distrito Federal".

Na semana passada, municípios que integram a 16ª Coordenadoria Regional da Educação (Crede) - Iguatu, Orós, Acopiara, Jucás e Catarina participaram das ações do projeto, com palestras para centenas de alunos. Somente em Fortaleza, mais de 25 mil alunos já foram sensibilizados com palestras sobre a temática das drogas.

Ampliar ação

Rogério Melo lembra que o esforço é alcançar o maior número de dioceses até o fim do ano. "A prevenção é uma ação de responsabilidade coletiva e pessoal", destacou Melo. "Precisamos criar condições básicas para impedir o acesso às drogas e oferecer alternativas para os jovens como atividades sociais, culturais e esportivas". Para o coordenador do projeto, é importante o desenvolvimento de conhecimento, informação, treinamento e apoio aos dependentes e aos adolescentes em situação de risco. "Só a repressão não resolve, pois é preciso ver as causas e efeitos desse consumo", disse. Hoje o álcool é uma droga aceita, lícita, mas no passado já foi apontada como responsável pelo desemprego, violência doméstica, pobreza e a existência de crianças nas ruas.

Os movimentos de prevenção surgiram a partir da preocupação com o uso abusivo de álcool e outras drogas e as condições de saúde e bem estar da mão-de-obra necessária ao trabalho. "É preciso chegar às escolas e aos locais de trabalho para ampliar as informações sobre as drogas", defende Melo.

Adolescência

O coordenador do Crede 16, Antonio Roberto Souza, observou que os alunos do ensino médio estão em uma fase vulnerável a apelos externos. "É um período na vida em que a informação e a educação em saúde são fundamentais", disse. "Nós apoiamos esse projeto e o processo de continuidade que se dará com o Programa Saúde na Escola".

Para recuperar os dependentes há os grupos de autoajuda que são ações concretas consideradas exitosas. O pioneiro no mundo é de Alcoólicos Anônimos (AA). "A Pastoral da Sobriedade trabalha com a espiritualidade, professando a fé e mostrando que Jesus é libertador, misericordioso", disse. "Por meio de relatos, experiência há fortalecimento e ajuda mútua". Antes de tudo, cada um deve ter consciência de que está no caminho errado e precisa manter-se distante das drogas.

Mais informações

Projeto Prevenir
Telefone (88) 8812. 6264

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prefeito Jeová Madeiro realizou Prefeitura Itinerante na comunidade de Pitombeiras em Monsenhor Tabosa


prefeituraintineranteConforme estava previsto, o prefeito municipal e toda sua equipe desembarcaram na comunidade de Pitombeira, nesta terça-feira (30) para a primeira ação do projeto Prefeitura Itinerante.
Prefeitura Itinerante é um projeto de iniciativa do Executivo Municipal que está sendo criado para aproximar o governo das comunidades. Este projeto inédito é uma das ferramentas que o prefeito Dr. Jeová Madeiro, utilizará para além de atendimentos imediatos, conhecer e avaliar de perto o que cada comunidade precisa. E buscar soluções possíveis para suas necessidades e demandas. As equipes também escutam os cidadãos, suas reclamações, dúvidas, críticas e ideias.
A ação é coordenada pelo gabinete do prefeito. Durante o dia, houve diversos atendimentos Sociais, Bolsa Família, Educação, Saúde, entre outros atendimentos ofertados a população. O objetivo deve acontecer em todas as regiões do município.
Além do Prefeito Dr. Jeová Madeiro e do Vice-Prefeito Tião Rosa, estiveram presentes em Pitombeira, a secretária de educação, Maria Rosemeire; O secretário de Assistência Social, Amaury Leitão Melo Filho; o secretário de Agricultura, Sérgio Monteiro Melo, e os vereadores: Valdemar dos Reis, Algaci Abreu, Roberto Porfírio e Vicente Sampaio Filho.
No fim do dia o Secretário de Assistência Social, Amaury Melo, coordenou a entrega de 115 cestas básicas as famílias de Pitombeira.
Dorismar Rodrigues / Repórter

quarta-feira, 1 de maio de 2013

CDL de Tauá vai reunir lojistas cearenses


A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) escolheu o município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, para sediar a 26ª. Convenção Estadual do Comércio Lojista, a ser realizado na segunda quinzena de agosto. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da entidade, Honório Pinheiro.

De acordo com Pinheiro, o momento tecnológico em que vive o município pesou na escolha, já que inovação é um dos aspectos mais importantes a serem discutidos no evento. "É a primeira cidade do Nordeste em espaço digital. Atualmente, 100% do município tem cobertura de internet. Hoje, essa coisa do comércio virtual e o físico estão em uma discussão muito acalorada e nós estamos muito curiosos para ver isso tudo. Tauá também é o primeiro município de energia solar em exportação", ressalta.

Entre os desafios a serem debatidos no encontro, está a sobrevivência das empresas no ambiente virtual, segundo Pinheiro. "É preciso discutir a capacitação das pessoas para esse novo momento do varejo, onde não é só vender, é se relacionar", comenta. Para isso, alguns nomes nacionais estão confirmados entre as palestras. Entre eles, o executivo e mentor de estratégia e inovação Walter Longo, além de Regiane Romano, que deve falar sobre varejo e tecnologias avançadas. Um outro gargalo a ser discutido, conforme o presidente da Federação das CDLs do Ceará, são as questões tributárias.

Cerca de 1.200 lojistas estão previstos para marcarem presença no evento. Para receber os empresários, pavilhões climatizados vão ser montados ao lado do Hotel Maria Bastos nos três dias de convenção. Para a Federação das CDL do Ceará, o município está preparado para a iniciativa, visto que a cidade possui cerca de 700 leitos, o suficiente para receber os convencionais.

Superar desafios

Para a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, presente ao encontro, a convenção é uma oportunidade do município mostrar seu potencial. "Tauá se coloca à disposição para apoiar, ajudar incondicionalmente para que seja a melhor convenção e que supere todos os desafios, pois somos de uma região o qual estamos acostumados a superar desafios", disse a prefeita durante o lançamento do encontro, que deve receber lojistas de todo o Estado.