Nosso novo site está no ar

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar recebe prêmio “Prefeito Empreendedor” do SEBRAE


Hoje, segunda-feira dia 26, o Sebrae do Ceará vai realizar no hotel Marina Park, às 14h30, a solenidade de premiação estadual da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa tem como objetivo principal reconhecer e divulgar o trabalho das prefeituras que implantaram projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.
O grande vencedor da etapa estadual do VII Prêmio Prefeito Empreendedor foi o município de Tauá, administrado pela prefeita Patrícia Aguiar, com o projeto “Tauá Município Empreendedor – Impulsionando o Varejo”. Em segundo lugar, ficou o município de Maranguape, administrado pelo prefeito Átila Cordeiro Câmara, com o projeto “IDEIA – Incentivo ao empreendedor individual e autônomo”; e o terceiro lugar ficou com o município de Caucaia, administrado por Washington Luis de Oliveira Góis, com o projeto “Caucaia, cidade empreendedora”. 
Projeto Impulsionando o Varejo levou o Prêmio do Sebrae 
Um problema comum das pequenas, médias e grandes cidades brasileiras que desafia seus administradores, acaba de encontrar em Tauá uma alternativa viável capaz de promover a geração de emprego e renda de forma digna, legal e aliada a mobilidade urbana.
No interior do país, o grande problema é o desemprego. Sem qualificação, as pessoas não conseguem ingressar no mercado de trabalho que está a cada dia mais exigente e buscando profissionais capacitados, que acabam por ocupar essas vagas em detrimento daqueles que não tiveram a oportunidade de se qualificar.
As cidades estão repletas de vendedores ambulantes que usam essa atividade informal para tirar o sustento da família. Uma situação que incomoda a eles próprios, a população, os empresários, enfim, ao conjunto da sociedade.
Ao longo de muitos anos, o centro da cidade de Tauá conviveu com esse quadro desolador. Barracas nas calçadas, obrigando pedestres e veículos a dividirem o mesmo espaço das ruas e a irritação dos empresários vendo impedida a entrada dos estabelecimentos pelas bancas dos vendedores ambulantes.
O Poder Público não poderia simplesmente proibir ou apreender a mercadoria dos informais, apesar de ter todo o amparo legal para tal, sem oferecer uma alternativa para que esse segmento possa ter uma atividade digna capaz de orgulhar quem nela atua.
A Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar no seu primeiro mandato (ela esta no terceiro), começou a tratar o problema com a responsabilidade social necessária em busca de uma solução que contemplasse todo o conjunto do centro da cidade. Ela convocou a Associação Comercial, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Sebrae e os vendedores ambulantes, que não tinham qualquer organização.
O Poder Público ofereceu todas as condições necessárias para a fundação de uma Associação para representar a categoria e começar a planejar a solução do problema que já se arrastava por cerca de 30 anos.
Após diversas reuniões, a Prefeita mandou elaborar o Projeto para a construção de um prédio no centro da cidade com capacidade para abrigar a todos os vendedores ambulantes, onde cada um teria um espaço(box) para comercializar seus produtos.
Enquanto o prédio era construído, em parceria com os governos federal e estadual, a Prefeitura e o Sebrae promoviam a capacitação da categoria, disponibilizando diversos tipos de cursos voltados para a atividade que os ambulantes desenvolviam, como atendimento ao cliente, técnica de vendas, associativismo, crédito, etc.
Os ambulantes foram transformados em Empreendedores Individuais saindo da informalidade, pagando seus impostos, melhorando de vida e ainda podendo ter acesso aos benefícios da Previdência Social.
O Centro de Negócios de Tauá Vereador Zózimo Ricarte Júnior foi uma solução urbana genuinamente tauaense cuja experiência poderá muito bem ser aplicada aos demais municípios cearenses e brasileiros que tentam resolver essa grande dificuldade.
Desde sua inauguração, o que chamamos de mini-shopping de Tauá já foi visitado por dezenas de prefeitos e secretários municipais que vieram conhecer essa experiência exitosa.
Outro fator que contribuiu para a solução do problema foi a criação da Autarquia Municipal de Trânsito que organizou os espaços, sinalizou e delimitou as áreas para estacionamentos.
Os comerciantes do centro da cidade também contribuíram com o projeto evitando colocar mercadorias nas calçadas, deixando o espaço livre para o tráfego de pedestres.
Atualmente, o centro comercial de Tauá tem outro aspecto, o trânsito está organizado, há mais espaço nas ruas e calçadas, e em breve a Prefeitura dará início ao ousado Projeto de Revitalização do Centro da cidade com obras de arquitetura e engenharia que promoverão uma verdadeira transformação no local, atraindo cada vez mais clientes e turistas.
Mercado da Agricultura Familiar
Esse audacioso projeto iniciado há 14 anos atrás deu ao município de Tauá, o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae 2013/2014, cujo anuncio oficial ocorreu 31 de março.
O projeto apresentado pelo Município de Tauá, intitulado “Impulsionando o Varejo”, contemplou ainda a reforma do Mercado da Agricultura Familiar, também situado no centro da cidade, que foi reconstruído e entregue aos agricultores familiares que comercializam os produtos confeccionados nas propriedades rurais, eliminando assim a figura do atravessador.
Rua Dondon Feitosa (Centro de Tauá - Antes)

Rua Dondon Feitosa (Centro de Tauá - Depois)
É realmente um Projeto inovador e que merece ser copiado por quem realmente tem o interesse de resolver esse problema e dar um pouco mais de dignidade e oportunidade para quem quer ganhar a vida honestamente.
Terceira vez
Esta foi a terceira vez que o município é premiado, e pela 2ª vez com a prefeita Patrícia Aguiar conquistando o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. Em 2008, com o Projeto Cidade Digital, ela ganhou o Prêmio em níveis estadual e federal.
 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Deputado Sérgio Aguiar e presidente Valdetário Monteiro da OAB/CE lançam Domingos Filho candidato a governador em encontro da UVC em Camocim




No encontro de uma série de debates realizado pela União dos Vereadores e Câmaras do Ceará - UVC, que reuniu mais de 300 representantes entre vereadores e prefeitos de 40 municípios do estado, o deputado Estadual Sérgio Aguiar e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/CE, Valdetário Monteiro lançam Domingos Filho a governador do Estado

 

O segundo encontro do I Ciclo de Debates da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) ocorreu na manhã dessa quinta-feira (22), no Centro de Convenções do Boa Vista Resort, em Camocim. O evento reuniu mais de 300 pessoas entre vereadores, prefeitos, lideranças políticas e imprensa da região norte do estado.

De acordo com Audic Mota, Presidente da UVC, esses encontros foram idealizados para que a entidade debatesse temas pertinentes à atividade do legislador em regiões mais afastadas de Fortaleza, especialmente do interior, além de escutar os anseios dos vereadores que não têm acesso frequente aos serviços da UVC e proporcionar um melhor conhecimento dos poderes e de sua legislação com palestrantes que ministrassem temas pertinentes a vereança do estado.

Antes de iniciar sua fala, o deputado Sérgio Aguiar lembrou sobre o desempenho político do vice-governador Domingos Filho, “Falo de Domingos Filho lembrando que o mesmo teve 04 mandatos de Deputado Estadual e que mesmo ele quando oposição, sempre fez parte da mesa diretora da Assembleia Legislativa, sempre teve destacada atuação como parlamentar daquela casa. Domingos tem sangue do Legislativo e de que ele esta emprestado ao executivo provisoriamente como vice-governador, e que se Deus quiser, será governador do Estado do Ceará, pois Domingos Filho é um político articulado e capacitado, além de muito querido”. Para com os vereadores ele fez lembrar que hoje eles se sentem melhor representados pela UVC, que hoje conta com uma direção que sabe e busca melhorias para com a vereança no estado, respeitando os poderes legislativo, executivo e judiciário, buscando sempre unir as classes em uma única razão, a de servir ao povo, finalizou o deputado.

Domingos Filho agradeceu as palavras de carinho e admiração do Deputado Sérgio Aguiar, falou que conta com essa amizade e apoio para os dias vindouros. Em sua fala para com os vereadores e autoridades presentes discursou: “Eu não tive o privilégio de ser vereador, mas que de todas as representações, do vereador ao senador, não há nenhuma que tenha maior representatividade, maior grau de legitimidade e maior dificuldade do que o parlamento municipal, que é a do vereador e da Câmara municipal, pois é ele que esta mais perto do cidadão, ele é quem atende a primeira agonia do cidadão, o vereador é sempre a primeira pessoa a ser buscado, esta no dia a dia, e contraditoriamente, muitas vezes, o vereador não é valorizado pelo próprio povo, pelo tamanho do seu merecimento. Ele é para o povo de tudo um pouco, de médico a psicólogo, de professor a homem do prefeito, para o povo, ele é o que pode tudo. Quem resolve o problema da falta d'água, da ambulância que esta faltando, do médico que não tem no PSF, de tudo se espera do vereador. É com isso que eu peço, tenham um olhar mais justo com as vereadoras e vereadores, porque verdadeiramente, eu digo a vocês, ele é o representante legítimo do povo para com todos os setores da sociedade”, falou o vice-governador Domingos Filho que muito foi aplaudido pelas palavras verdadeiras ditas a respeito do que vive o vereador hoje no interior do estado.

O presidente da Ordem dos Advogados do estado do Ceará, Valdetário Monteiro demonstrou simpatia e carisma, “É uma difícil missão falar depois do vice-governador Domingos Filho e do deputado Sérgio Aguiar, que são brilhantes oradores e do horário de almoço que se chega, mas tirando isso, eu já sabia de seu conhecimento e preparo para com temas pertinentes a atividade pública, e isso que vocês ouviram e viram a pouco, demonstra ‘quem’ mais esta preparado para governar nosso estado, e de que você Domingos, tem meu apoio e empenho para governar o Estado do Ceará”, falou Valdetário Monteiro. O presidente da OAB continuou sua fala dando ênfase a importância da vereança e do artigo 5º da Constituição federal e suas prerrogativas, lembrando que o vereador é vereador em qualquer lugar que o mesmo esteja, ele tem e deve de sempre defender os direitos para com o povo, mesmo que não eleito por aqueles que o elegeram.

O encontro reuniu mais de 300 pessoas e contou com a presença dos prefeitos Carlos Antonio (Bela Cruz), Alexandre (Acaraú), Adauto Mendes (Cruz), Padre Lindomar (Jijoca de Jericoacoara), Romeu Aldigueri (Granja), Pacheco Neto (Chaval), Kilsen Aquino (Uruoca), Alex (Senador Sá) e das prefeitas Tetê (Barroquinha) e Monica Aguiar (Camocim), prestigiaram esse evento que contou com a representação de mais de 40 municípios do estado que finalizando o ciclo de debates pelo período da tarde contou com uma palestra da ouvidora do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, Drª Telma e da diretora da UNIPACE, Lindomar Soares.

 






quinta-feira, 15 de maio de 2014

Patrícia Aguiar – Mulher, mãe, política e cidadã






 
Patrícia Aguiar é uma icoense com alma tauense!

Foi criada dentro dum ambiente pacífico de amor, religiosidade, respeito às pessoas, as instituições públicas e privadas e, registre-se, a boa ordem. 

O pai, Reinado Costa, comerciante de bem e reserva moral da Ribeira dos Icós.

A mãe, Haydee Pequeno, educadora de fino trato para com todos, com retidão de caráter a serviço da coletividade. A genética, a árvore boa, não carrega no espírito, nos costumes, no comportamento, espaço para se desviar do caminho legal. 

Como mãe, é uma flor de amor, feliz, agradável, do bem, e transmite isso aos filhos, Domingos Neto - estudante de direito e deputado federal; Gabriella, médica humanista.

Na vida pública, o poder nunca a fez arrogante, nunca subiu-lhe a cabeça, e sempre se portou ao bem comum, desde vereadora - a mais votada da história, secretária de turismo de Fortaleza, prefeita consagrada no coração de seu povo, em três oportunidades, sempre vitoriosa com expressiva votação, em Tauá, sertão valente dos Inhamuns do Ceará, abençoado por Deus, bonito por natureza.

Advogada de formação, o povo lhe fez política, e ela, por vocação, abraçou a causa pública.

As adversidades e os caminhos espinhosos da vida, Patrícia deu de ombro vencendo-os com serenidade, inteligência, fé, e os resultados de sua administração, falam por si e traduzem o sentimento plural do amor pelos que menos tem.
 
A Patrícia Aguiar, mãe, mulher, esposa, advogada, política, pessoa simples do povo, que tem espírito, alma, sentimento, humanidade, as homenagens no domingo afeito às mães de nosso Icó, Tauá, Ceará, Brasil.


PPE elege os melhores gestores públicos de 2014



Foi reunida do Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa, a Comissão Apuradora presidida pelo Dr. Irapuam Aguiar e com participação da jornalista Kelly de Castro (do Núcleo de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado-TCE), Dr. Lindolfo Cordeiro Júnior (representando a Assembleia Legislativa), Leonardo Farias (diretor da PPE) e jornalista Antonio Viana (representando a imprensa) - foi feita a apuração dos votos da Comissão Julgadora de Alto Nível (36 componentes), que somados aos votos de 9.897 internautas, mais a pontuação dos melhores índices de Saúde, Educação, IDH, Qualidade do Meio Ambiente, Unicef e Sebrae – dados fornecidos por entidades oficiais e, anunciada a lista dos Melhores Prefeitos(as) de 2014.

Os municípios vencedores foram pela ordem: Maranguape, Tauá, Sobral, Brejo Santo, Camocim, Fortaleza, Milagres, Palhano, Caucaia, Mombaça, Orós, Cedro, Granja, São Gonçalo do Amarante, Várzea Alegre, Ocara, Uruburetama, Horizonte, Iguatu, Russas, Pacatuba, Viçosa do Ceará, Maracanaú, Aracoiaba, Boa Viagem, Tejuçuoca, Fortim, Novo Oriente, Parambu, Massapê, Acaraú, Aracati e Morada Nova. O campeão de votos foi Maranguape, com 25, administração pilotada pelo jovem Prefeito Átila Câmara, pertencente ao PROS.
Vice-Governador Domingos Filho, prefeita de Tauá Patrícia Aguiar, Governador Cid Gomes e deputado Domingos Neto
Até o 29º colocado, a apuração trouxe o resultado dos 29 mais votados e a 30ª vaga foi preenchida por quatros municípios, cujos gestores obtiveram votação igual, no caso, Massapê, Acaraú, Aracati e Morada Nova, passando a lista ser de 33 gestores, após votação unânime da comissão apuradora: “se empataram, que sejam homenageados os quatro”, enfatizou o presidente da Comissão, Dr. Irapuam Aguiar.

FESTA DIA 06/06

Tão logo foi anunciado o resultado da 27ª promoção de escolha dos Melhores Destaques da Administração Municipal, no Ceará, em entrevista aos nossos espaços jornalísticos (Jornal O Estado), Rádio Cidade AM 860 (Política Especial) e Sistema Antonio Viana Online – (www.avol.com.br) – o presidente da PPE, engenheiro Roberto Farias, confirmou que a festa será dia 06 de Junho (a primeira sexta-feira do mês), no La Maison Coliseum, provavelmente, com as presenças das mais altas autoridades do Estado, do meio empresarial, da política e das comunicações.

COLEGIADO DA APURAÇÃO

Entre os votantes estão o Ministro da Integração Nacional, Dr. Francisco Teixeira, os senadores Eunício Oliveira (PMDB), Inácio Arruda (PCdoB), José Pimentel (PT), Ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça, vice-Governador do Estado, Domingos Filho, presidente da Assembleia , Zezinho Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante, ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino, ex-ministro do Tribunal de Contas da União-TCU, Ubiratan Aguiar, ex-Presidente do TRE, desembargador Haroldo Rodrigues, ex-presidente do TCM, conselheiro-ministro Luis Sérgio Gadelha Vieira, Reitor da UFC, professor Jesualdo Farias e ex-governador Tasso Jereissati na votação comum com o ex-senador Luis Pontes.

Demais votantes - Também integração a Comissão de Alto Nível entre os que escolheram os 33 Melhores Destaques Administrativos Municipais de 2014: Presidente do TCE, conselheiro Valdomiro Távora, presidente do Sebrae-Ceará, Dr. Alci Porto, ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, empresário Miguel Dias em voto conjunto com o ex-senador Cid Carvalho(Grupo Cidade de Comunicação), Edilmar Norões, presidente da ACERT e diretor do SVMC, superintendente da TVC, Augusto César Benevides, Roberto Moreira, diretor da TV Diário, Jornalistas Paulo Oliveira (Rádio Verdes Mares), Valéria Feitosa(Editora do Caderno Regional do DN), Lúcio Brasileiro (TV Jangadeiro e Jornal O Povo), este jornalista Antonio Viana (municipalista com atuação há quase 40 anos no rádio, jornal, com passagem pela TVE e internet), radialistas Aderson Maia Nogueira (presidente do Sindicato da categoria, no Ceará), Carlos Silva (Rádio Assunção), Wolker Gomes (Rádio Cidade), José Távora Costa “Rochinha”, vice-prefeito de Capistrano e presidente da AVIPRECE (Associação dos vice-prefeitos do Estado do Ceará), George César (sistema www.avol.com.br), Walney Castro (convidado especial, articulador político e jornalista), José Irineu de Carvalho, ex-Presidente da APRECE e ex-Diretor da Confederação de Municípios, Osvaldo Magalhães(Departamento do Interior do Diário do Nordeste), Darlan Teixeira Leite, Presidente da ABIH e da AMTUR(setores de hotelaria e municípios litorâneos- turismo) e Dra. Fátima Catunda, ex-Secretária de Estado e professora universitária e com atuação na vida municipalista e social dos municípios (consultoria).

Escola tauaense se destaca em 2º lugar no ranking SPAECE 2013


 A Secretaria Municipal de Educação de Tauá divulgou oficialmente o resultado  final da avaliação do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará-SPAECE, referente ao ano de 2013.
Inicialmente divulgado pelo Centro de Políticas Públicas de Avaliação da Educação-CAED, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, no dia 08 de maio, o resultado evidenciou  uma  evolução nos indicadores educacionais da Região dos Inhamuns, com destaque para o município de Tauá.
Das 150 melhores Escolas Nota 10 classificadas pelo ranking do SPAECE, 10 são do município de Tauá e uma delas, ficou em segundo lugar estadual. De acordo com a Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar "esse resultado mostra que o compromisso que nossos educadores tem com a formação dessas crianças tem sempre retorno positivo, essa é uma das metas principais da nossa gestão". O resultado é importante porque mostra que a melhor avaliação ocorreu exatamente nas escolas que trabalham com o 2º ano do Ensino Fundamental, ou seja, a base do processo de ensino-aprendizagem, leitura e escrita dos alunos. Foram 08, as escolas Nota 10 de Tauá. As outras duas foram em nível de 5º ano, que avalia o nível de aprendizagem nas disciplinas de português e matemática.

Escola do Distrito de Marruás é Vice-campeã cearense
A Escola de Tauá que obteve a melhor classificação foi a Escola João Victor Mota, situada na localidade de São João dos Cândidos, distrito de Marruás, ficando em segundo lugar estadual.

Veja o ranking das Escolas Nota 10 de Tauá

2º Ano
2º - João Vitor Mota - São João dos Cândidos / Marruás

20º - Enéas Alves Mota - Vila de Marruás.
21º - Temístocles Lins Fialho - Cachoeirinha / Barra Nova.

33º - Domingos Gomes Aguiar - Calumbi / Trici.
56º - Dr. Alberto Feitosa Lima - Colonos / Sede Distrital.

64º - Jesus, Maria, José - Vila de Marrecas.
97º - Jorge Massilon Cavalcante - Sede.

127º - João Casemiro de Oliveiro - Santo Antônio / Carrapateiras.

5º Ano
80º - Josué Honório de Almeida - Vila de Santa Tereza.

94º - Ana Rosa do Bonfim - Zacarias / Inhamuns.

Premiação
A solenidade de premiação das 150 Escolas Nota 10 do Estado do Ceará está marcada para os dias 19 e 20 de maio. Os vencedores receberão premiação em dinheiro e placas de condecoração.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Domingos Filho recebe cidadania Maranguapense e cumpre em maio extensa agenda de homenagens

Domingos tenta consolidar candidatura e cumpre agenda pelo Interior durante as próximas semanas

O vice-governador Domingos Filho (PMDB) recebeu na noite do dia 06 de maio o título de cidadão do município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. A homenagem reuniu várias lideranças no Maranguape Clube e inicia uma maratona que Domingos – pré-candidato ao Governo do Estado – deve cumprir nos próximos dias.

Domingos, de gravata vermelha, recebeu o título em Maranguape e também deve ser homenageado em Acarape e Chaval.

A concessão do título foi aprovada pela Câmara Municipal e trabalhada pelo prefeito Átila Câmara (PROS). Deputados estaduais Paulo Facó e Lucilvio Girão, prefeitos, vereadores de Fortaleza e outras lideranças prestigiaram o vice-governador.

Nos próximos dias Domingos Filho percorre o Interior para receber outras homenagens. Está prevista a entregue de títulos de cidadania nos municípios de Chaval, na região Norte, e em Acarape, na região de Baturité.