Nosso novo site está no ar

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Simão Pedro apresenta os seus candidatos aos oroenses



O líder político e prefeito de Orós,Simão Pedro (PROS), após se reunir com lideranças políticas, familiares, correligionários e amigos, convidou a todos os oroenses, a se fazerem presentes num encontro político, no sábado, dia 12 de julho.
Na oportunidade, juntamente com os vereadores de sua base política, estará apresentando aos seus amigos, os nomes de Camilo Santana, ao governo do estado; Izolda Cela, vice-governadora e, Mauro Filho, candidato ao senado da República.
“Irei pedir a todos os amigos e trabalhar com todas as minhas forças pra eleger os nossos candidatos no pleito eleitoral próximo. Domingos Neto e Agenor Neto estiveram presentes em nosso encontro de lideranças e com o nosso querido povo vai nos ajudar no que for melhor para Orós e nosso povo”, disse Simão Pedro.  

Bloco de Oposição em Tauá apresentará 3 candidatos a Deputado Estadual


Passadas as convenções estaduais que homologaram alianças e candidaturas para as eleições de outubro, o quadro político começa a ficar mais claro na disputa pelo voto nos municípios.

Em Tauá, por exemplo, a disputa acontecerá dentro do próprio grupo. Os partidos que fazem oposição aos Governos, Estadual e Municipal, apresentarão pelo menos 3 candidatos a deputado estadual. O médico Carlos Windson (foto), o deputado Idemar Citó e o ex-candidato a Vice-prefeito, Expedito Júnior, se apresentam como postulantes a uma cadeira na AL e disputarão palmo a palmo o voto dos tauaenses e dos eleitores da região.

A busca por colégios eleitorais é um maior desafio para todos os candidatos a cargos proporcionais, tendo em vista que só a votação do município de Tauá é insuficiente para garantir a eleição de qualquer candidato.

Pelas estimativas, na coligação encabeçada pelo PMDB, PR e PSDB, seriam necessários entre 25 mil e 30 mil votos para garantir uma vaga entre os 46 deputados da próxima legislatura.

Votação

Dos atuais candidatos do bloco de oposição em Tauá, dois disputaram o pleito de 2010. O Deputado Estadual Idemar Citó, DEM, obteve 2.527 votos (11,39%) e o Deputado Federal Mário Feitosa, PMDB, 3.419 votos (11,19%). Ambos ficaram em terceiro lugar no resultado geral da eleição em Tauá, mas como a votação dada ao candidato Dr. Ronaldo César foi anulada, Idemar subiu para segundo lugar.

Os mais votados para Deputado Estadual e Federal do Município de Tauá em 2010, foram os candidatos apoiados pelo grupo do Vice-governador Domingos Filho.

A Deputada Estadual Patrícia Sabóia (hoje conselheira do TCE), recebeu 10.761 votos (48,49%) e o Deputado Federal Domingos Neto, com a votação recorde da história política do município, com 17.648 votos (57,74%).

A Presidente Dilma, PT, obteve em Tauá, 72,66% dos votos contra 20,30% dados a José Serra, PSDB (resultados do primeiro turno).

A chapa Cid Gomes e Domingos Filho foi a mais votada em Tauá com 65,15% votos. Em segundo lugar ficou Lúcio Alcântara com 19,75% e em terceiro, Marcos Cals, com 14,36%.

Por Wilrismar Holanda

João Cidrão faz 70 anos e comemora aniversário ao lado de amigos e familiares em Tauá

João Cidrão ao lado da esposa dona Fátima e os filhos Júnior, Daniela e Marcos Cidrão


Se  há uma pessoa conhecida e muito querida em Tauá, este é o nosso querido amigo João Cidrão, sempre alegre, é querido por toda sociedade tauaense,  que realizou no dia 21 de junho uma linda festa  de aniversário, afinal não é todo dia que se completa 70 anos. A festa foi maravilhosa, com direito a participação de parentes e amigos, bolo, refrigerantes e muita alegria com o tema do período junino.
João Cidrão é muito prestativo quando se faz necessário, e não tem rico ou pobre, para ele todos são iguais, este é um detalhe que somente quem é muito intimo sabe, porque ele faz tudo isso  com amor e  muito carinho em seu comércio do ramo de construções.
A família agradeceu a todos os amigos que se fizeram presentes aos 70 anos de João Cidrão, que reviu amigos e familiares que a tempos não os encontrava.
Desejamos a seu João Cidrão uma vida repleta de muita paz, saúde e felicidades, a ele, que é essa pessoa das mais conhecidas e queridas em nosso Tauá, deixamos um grande abraço e sucesso.











 
 

Polo UAB de Tauá comemora 6° aniversário

Diretor Alexciano ao lado de aluno concludente e prefeita Patrícia Aguiar
O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado a partir da aprovação da Prefeitura de Tauá, em edital da CAPES, no começo de 2008, durante o segundo mandato da Prefeita Patrícia Aguiar. Foi mantido durante a gestão do Prefeito Odilon, e completa agora em julho de 2014, 6 anos de funcionamento ininterrupto.
O polo de Educação a Distância funciona nas dependências do Centro Municipal de Idiomas (CEMIT) localizado a Rua Isaias Setúbal da Paixão, 10, bairro Colibris, ao lado da Prefeitura e já é uma unidade educacional municipal com registro no Ministério da Educação.
Quem apresenta o exitoso programa da Prefeitura de Tauá, ao Jornal Folha do Sertão é o Coordenador do Polo, Professor Alexciano de Sousa Martins.
 
Folha do Sertão: O que é um Polo UAB?
Alexciano Martins: Um polo de educação a distância é o apoio ao aluno que ingressa em cursos superiores por meio do programa Universidade Aberta do Brasil, sendo que o nosso mantem convênios com o Ministério da Educação e com as três principais universidades públicas cearenses UFC, UECE e IFCE. A manutenção da estrutura do Polo cabe a prefeitura e os cursos são responsabilidade das universidades e do MEC/CAPES.
 
FS: Qual o grande diferencial destes cursos do sistema UAB?
AM: O grande diferencial é que os cursos superiores oferecidos das Universidades públicas são totalmente gratuitos, portanto o nosso aluno de Letras é aluno da Universidade Federal do Ceará (UFC), nosso aluno de Física é aluno da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o nosso aluno de Matemática é aluno do Instituto Federal do Ceará(IFCE).
 
FS: Há demanda para estes cursos? Como está a procura?
AM: A partir do mantenedor, a prefeitura de Tauá, é feito um estudo com parceiros como a CREDE e as prefeituras vizinhas, para definição dos cursos e firmado os convênios com as universidades.  Temos muita concorrência nos vestibulares, cite-se que quase 300 candidatos se inscreveram para o último vestibular da Universidade Aberta do Brasil (UAB), concorrendo para 70 vagas, mais de 4 candidatos por vaga.
 
FS: Como funcionam os cursos?
AM: Os cursos têm aulas e avaliações presenciais, e o restante dos conteúdos e atividades é desenvolvido em um site especial para estudo. A formação é muito rígida para garantir um padrão de qualidade na formação dos alunos. Em resumo os cursos dão ao aluno a oportunidade de estudar em horários diversos, mais é muito rigoroso com os prazos de atividades, que valem frequência e nota, necessitando do aluno um grande comprometimento.
 
FS: Em 6 anos de história a muito o que comemorar?
AM: Sim, cerca de 85% dos alunos do Polo UAB de Tauá já estão inseridos no mercado de trabalho. Boa parte das vagas dos vestibulares são destinadas aos professores que estão atuando sem distinção de ser efetivo ou temporário. Temos alunos aprovados em diversos concursos, a exemplo do último concurso do Estado foram aprovados 5 alunos do Polo e no último concurso dos correios, 3 alunos da Licenciatura em Matemática foram aprovados e já empossados.
 
FS: O que a Prefeitura projeta para o Polo nos próximos anos?
AM: Segundo a Prefeita Patrícia Aguiar, o Polo continuará a expansão da oferta de cursos atendendo as necessidades da população e de formação de profissionais, gerando oportunidades. Há também um projeto da Prefeitura tramitando no FNDE/MEC, para uma sede especifica para o polo, pensada exatamente para a modalidade de ensino a distância.
 
·     Prefeitura de Tauá - RESUMO DE CURSOS OFERECIDOS/FORMANDOS
- 40 licenciados em Matemática (IFCE)
- 13 licenciados em Física e Informática (UECE)
- 34 licenciados em Letras-Português (UFC)
- 14 licenciados em Letras-Espanhol (UFC)
- 17 especialistas em Educação de Jovens e Adultos (IFCE)
- 31 especialistas em Gestão Pública (UECE)
- 34 especialistas em Coordenação Pedagógica (UFC)
- 16 bacharéis em Administração Pública (UFC)




Caucaia quer Naumi Amorim deputado estadual



O empresário caucaiense Naumi Amorim vai disputar uma vaga de deputado estadual na Assembléia Legislativa do Ceará. Seu nome foi aprovado pelo Partido Social Liberal (PSL) em convenção realizada no dia 29 de junho. O nome de Naumi Amorim é uma indicação do povo de Caucaia que sonha em ter um representante novo na política do município tão marcada pelo desgaste dos antigos políticos.

O candidato a deputado federal de Naumi é o também empresário José Maria Macedo. Ambos pertencem ao PSL e decidiram formar uma chapa “pura” como denominaram, uma vez que os dois concorrem a vagas pela primeira vez. Macedo, como é conhecido, é filho de tradicional família do meio empresarial cearense e um homem  que não se acomoda com o sucesso pessoal e profissional. Deseja ir além expandindo suas ações e seu conhecimento para o bem comum. 

Para o empresário Naumi Amorim o surgimento da sua candidatura é uma indicação da própria população de Caucaia que recebeu com generosidade a mensagem de mudança anunciada na campanha de 2012 quando disputou as eleições para prefeito obtendo mais de 32 mil votos.

Na época, o nome Naumi era totalmente desconhecido na política, mas foi ganhando a simpatia das pessoas pela sua simplicidade e humildade. Embalado pela expressiva votação para prefeito o sonho de entrar para a política com o objetivo de “fazer diferente” foi tomando forma e a idéia amadureceu com o apoio recebido nas ruas, nos acenos, nas mensagens pelas redes sociais e outros tipos de manifestações.




Saga de um menino filho dos Inhamuns

Naumi Amorim nasceu em Tauá, em 1967. Ainda menino seguiu o pai e a família indo morar em uma comunidade rural no município de Parambu, onde passou a infância e estudou as primeiras letras. Filho de família pobre, ajudou o pai na roça, juntamente com os irmãos, e sofria vendo a vida difícil dos pais para criá-los. Movido pelo sonho de ajudar a família e o desejo de fazer algo para mudar a realidade sofrida, Naumi, aos 7 anos, de idade montou seu próprio negócio: uma caixa de engraxar sapatos.

Pelas ruas e praças do Parambu andava com seu instrumento de trabalho em busca de clientes. As pessoas, vendo sua determinação, viam naquele menino um potencial. Até os 15 anos de idade, Naumi exerceu diversas funções como engraxate, vendedor de frutas pelas ruas, em fábricas de cerâmica e gesso e venda de balas nas ruas e portas das escolas.

O menino do Parambu então visualizou um futuro longe de sua terra natal. O município de Goiás lhe foi apresentado como uma opção e seria o seu divisor de águas. Decidiu apostar no novo para mudar a dura realidade de sua vida e da sua família. Insistiu com o pai que não queria deixá-lo partir. Vendo sua determinação seu pai resolveu vender uma saca e meia de feijão para comprar a passagem. Então, aos 15 anos de idade, o menino pobre de Parambu pegou um carro pau-de-arara e partiu em busca do seu sonho.

“Na minha vida tive muitos obstáculos, mas nunca fui de desistir”, afirma Naumi contando sua vida de determinação até se descobrir vendedor de porta em porta. Na atividade se dedicou com todas suas forças acordando de madrugada e caminhando o dia todo visitando as casas e vendendo produtos para o lar. Seu primeiro salário foi destinado à sua mãe. “Queria ajudar minha família”, conta. Nesta atividade ele aprendeu a amar as pessoas.

 Acreditando no trabalho ele hoje tem uma vida confortável, um patrimônio físico-financeiro e oferece centenas de empregos no Ceará e no Brasil. Mas o seu maior patrimônio é espiritual. Dono de um coração generoso, Naumi não perde a oportunidade de ajudar aqueles que estão próximos. Hoje, não somente a família é beneficiada com sua capacidade empreendedora, mas muitos dos amigos dão testemunhos de como foram ajudados por ele. “Tenho prazer de ajudar a quem quer trabalhar”, afirma.
 
Amar e ajudar as pessoas é o que tem movido o coração do empresário Naumi a entrar para a política. “Andando pelas ruas e vendo a grande necessidade das pessoas eu lembro de quem eu era e de onde vim. Isso aumenta a vontade de ajudar a mudar a realidade sofrida da nossa população”. Para ele o perfil do político deve ser de honestidade e trabalhar pelas pessoas.

Como controlar a vontade de comer


Confira 7 dicas para controlar a vontade de comer compulsivamente e diminuir a ingestão de doces:

1.             Comer várias vezes ao dia: Essa medida reduz a fome ao longo do dia e diminui a vontade de comer doces, além de ajudar a reduzir as doses nas refeições principais. Recomenda-se fazer um lanche no meio da manhã e outro no meio da tarde;

2.             Manter-se hidratado: O organismo tende a confundir fome e sede, o que significa que uma boa hidratação ajuda a controlar a vontade de comer compulsivamente;

3.             Utilizar os temperos adequados: Alguns temperos podem ser utilizados para adoçar os alimentos naturalmente, o que ajuda a matar a vontade de comer doces. Canela, noz-moscada, cravo-da-índia, coentro e cardamomo são alguns desses temperos;

4.             Dar preferência a alimentos naturais: Os alimentos naturais são processados mais facilmente pelo organismo. Quanto menos aditivos e açúcar na alimentação, menos vontade de comer doces a pessoa também terá;

5.             Praticar exercícios físicos: A atividade física melhora o humor, o bem-estar geral e o sono, ajudando no controle da ansiedade que muitas vezes leva a pessoa a comer compulsivamente;

6.             Afastar-se das tentações: Evitar ter em casa alimentos ricos em açúcar;
Ter cuidado com a falta de vitaminas: Vontade de comer doces compulsivamente pode ser sinal de carência de algumas vitaminas e nutrientes na alimentação, pois o corpo procura repor o que está em falta de todas as maneiras. Daí a importância em ter uma dieta balanceada, que contemple alimentos que forneçam todos os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Suplementos vitamínicos também podem ser muito úteis nesses casos.

III GP de Velocidade Haras G Foi Um Dos Maiores do Nordeste


Foi realizado com muito sucesso em Parambu no último final de semana de junho o III Grande Prêmio de Velocidade HARAS G, no Hipódromo Pedro de Sousa Feitosa Neto.

O mega evento foi considerado pela população e imprensa do Estado um dos maiores do Nordeste, tanto pelo público presente como por sua premiação. 

Milhares de pessoas de Parambu e Região compareceram para prestigiar o grande evento e participar também de mais um Parambu Junino que é realizado em praça pública com grandes atrações.
O Deputado Federal Genecias Noronha junto a sua esposa Aderlania Noronha promoveram a grande festa e ao lado de seus amigos comemoraram mais esse grande momento para com os seus munícipes.