Nosso novo site está no ar

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ampliação do Posto de Saúde de Pedregulho



O Governo Municipal de Orós tendo a frente o Prefeito Simão Pedro, preocupado com a Saúde do Povo Oroense. Visitou na localidade de Pedregulho a Ampliação do Posto de Saúde da Comunidade. Ampliação da Unidade Básica de Sáude (UBS) – Posto de Saúde do Sitio Pedregulho está no valor de mais 100 mil (cem mil reais).

A ampliação contemplam a recuperação de telhados, fachada, instalações hidráulicas e elétricas, pintura, ampliação de consultórios, compra de novos equipamentos, modernização do sistema de entrega de medicamentos.

“Além da reforma na estrutura física também temos a preocupação que cada cidadão seja bem atendido com conforto e dignidade”, disse o Prefeito.

Para tanto, ele solicitou aos profissionais da saúde que se empenhem no bom atendimento e recepção dos usuários da rede de saúde de forma a oferecer um tratamento humanizado.

De acordo com a prefeito Simão Pedro, foi necessário, primeiramente, o planejamento das ações para adequação das propostas quanto a metragem dos postos de saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, o que garantirá o bom funcionamento das unidades.

Simultaneamente, estão acontecendo outras ampliações e construções de unidades na cidade e zona rural.

Os moradores de Pedregulho têm elogiado e agradecido a iniciativa do Prefeito Simão Pedro. Esta é uma das muitas conquistas do Governo Municipal de Orós, Prefeito que trabalham interruptamente em busca de recursos e obras para nossa cidade, cumprindo um dos planos de sua administração: O Futuro é Agora!

 

Inaugurado comitê central de Domingos Neto




A Geração 9090 não difere apenas na idade, mas também nos métodos novos de fazer política no Brasil. Este foi o clima que marcou a inauguração do comitê central da campanha do candidato Domingos Neto, que disputa reeleição à Câmara Federal, na noite de ontem. E a noite foi de festa com mais de 500 pessoas, entre elas o Governador Cid Gomes, o Prefeito de Fortaleza Roberto Claudio, o Secretário de Saúde, Ciro Gomes, os candidatos Camilo Santana ao governo, Izolda Cela, vice, e Mauro Filho ao senado.

O endereço, na Avenida Barão de Studart 694, para receber os apoiadores da candidatura e disponibilizar material de campanha foi palco de novidades e despedidas. Às vésperas da propaganda no rádio e TV, os presentes assistiram – e aprovaram – ao lançamento do clipe e jingle da campanha 9090, cuja surpresa ficou por conta de Domingos Neto, além de político, agora também cantor e intérprete do próprio jingle. A inovação do filho no cenário político deu o tom de despedida da vida eleitoral do pai, o vice-governador Domingos Filho, futuro Conselheiro no Tribunal de Contas do Município. Entre versos do poeta pernambucano Maciel Melo, Domingos Filho declamou e relatou momentos de gratidão ao longo de seus 20 anos de vida pública, sem deixar de lembrar que assim como na vida “política se faz com grandeza” pedindo a todos o engajamento na campanha de Camilo Santana e da Presidenta Dilma.

A presença de 22 prefeitos e representação de mais de 60 municípios entre ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas demonstraram a capacidade de articulação do grupo político. O evento foi aberto pela prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, mãe de Domingos Neto. Com uma fala emocionada, Patrícia lembrou o desafio de seu filho em Brasília, sendo o mais jovem deputado do Estado destacar-se no cenário nacional. Participaram da inauguração também os candidatos a deputado estadual que fazem dobrada com Domingos Neto. Odilon Aguiar, primo do vice Governador Domingos Filho, o deputado estadual Neto Nunes, representando a candidata Laís Nunes, Thiago Campelo, Sérgio Aguiar, Dr. Sarto, Larissa Gaspar, Joaquim Noronha, Nizo, e Gony Arruda O clima era de alegria e animação pelo desafio de dar continuidade ao projeto que está mudando o Ceará. Vereadores de Fortaleza que apoiam Domingos Neto estiveram presentes como Antônio Henrique, Marco Aurélio, Benigno Júnior e Zier Ferrer. O líder do prefeito Roberto Claudio, vereador Evaldo Lima, também esteve presente.

CID GOMES

O governador Cid Gomes veio de uma atividade em Maracanaú, mas disse que não poderia jamais faltar. Ele fez uma retrospectiva de sua convivência com o Vice-governador Domingos Filho, ressaltando a parceria leal desde a mesa diretora da Assembleia Legislativa, quando os dois eram deputados estaduais. Cid Gomes expressou um grande afeto pelo casal Patrícia e Domingos Filho e ressaltou as qualidades políticas de Domingos Neto, dizendo que “sem nenhuma dúvida ele está entre os melhores da Câmara Federal e seu mandato é de fundamental importância para o Ceará, para garantirmos os investimentos para o nosso Estado consolidar seu projeto de desenvolvimento”.









 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Genecias e o Solidariedade aderem à campanha de Tasso e Eunício













O Solidariedade (SD) decidiu, na manhã desta segunda-feira, 18, que vai apoiar as candidaturas de Eunício Oliveira (PMDB) para o Governo e de Tasso Jereissati para o Senado. De acordo com o presidente da legenda no Ceará, o deputado federal Genecias Noronha, 99% do partido está com Eunício porque “não concordam com a forma como se faz política na coligação do Camilo”.

A mudança foi anunciada em encontro com lideranças políticas no apartamento de Genecias, no bairro Meireles, em Fortaleza. Eunício e Tasso estiveram presentes.
Também participaram do encontro o ex-deputado Marcos Cals; o deputado estadual Fernando Hugo e o ex-prefeito de Limoeiro do Norte João Dilmar da Silva.

Apesar da adesão à campanha de Eunício, o partido ainda faz parte oficialmente da coligação “Para o Ceará Seguir Mudando”, articulada pelo governador Cid Gomes (Pros) em prol da candidatura do petista Camilo Santana. O tempo de rádio e TV do Solidariedade, 28 segundos, será usado pela campanha de Camilo.

Genecias criticou a coligação governista e disse ser “uma política de isolamento onde um grupo toma todas as decisões sem consultar os aliados”.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Má postura no trabalho é vilã para as costas



A má postura é outro problema que pode acarretar desde uma simples dor até casos mais graves de escoliose e hérnia de disco
Metas, horários e obrigações no trabalho fazem com que mais pessoas priorizem os prazos e deixem a saúde de lado. Segundo pesquisa de Jacob Veerman, da Universidade de Queensland, na Alemanha, a cada hora que um adulto com mais de 25 anos permanece sentado, sua expectativa de vida é reduzida em 21 minutos.
Além deste agravante, a má postura é outro problema que pode acarretar desde uma simples lombalgia (dor na região lombar da coluna) ou cervicalgia ( dor na região da coluna cervical) até casos mais graves de escoliose (encurvamento anormal da coluna vertebral) e hérnia de disco (lesão dos discos que compõem a coluna vertebral).
O fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e diretor do ITC Vertebral Ribeirão, explica que o profissional que trabalha muito tempo no computador está sujeito a ficar com a tensão muscular aumentada na região do trapézio e também desenvolver dores cervicais e até de cabeça (cefaleia). O especialista dá dicas de prevenção. “Em um escritório é preciso estar atendo à postura durante todo o dia.
É importante escolher a cadeira certa para cada função e biótipo, e também utilizar apoio de pés quando necessário. O monitor deve estar na altura dos olhos, o teclado e o mouse bem próximos ao colaborador que deve estar sentado perto da mesa de trabalho. É importante levantar, circular por cinco minutos a cada uma hora trabalhada e sempre praticar alongamentos, ginástica laboral e atividade física. Em casos muito graves, a única solução é o procedimento cirúrgico”, afirma.
Outra consequência da má postura é o surgimento de DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos) cujos sintomas podem chegar a dores recorrentes, sensação de cansaço persistente e distúrbios do sono.
Segundo Martins, a responsabilidade não é só do funcionário. “A empresa deve providenciar um laudo ergonômico para identificar possíveis postos de trabalho que não estão em conformidade com a NR17 (Norma Regulamentadora 17)”, finaliza Martins. O termo foi criado pelo Governo Federal e visa proporcionar as condições mínimas de conforto físico e mental.

 

Tempo de eleições


O mês de agosto traz o início efetivo das campanhas eleitorais em todo o País, com a propaganda gratuita no rádio e na TV a partir do dia 19.

O período de cerca de um mês e meio até a votação em primeiro turno traz uma grande oportunidade para que seja feito um debate sério sobre qual projeto se deseja para o Brasil e para o Ceará.

A democracia brasileira, abalada por inúmeros golpes ao longo da história, vem se consolidando e amadurecendo desde as eleições de 1989. A cada pleito, nota-se um avanço em relação não só à legislação, mas também à conscientização das pessoas.

Em disputas recentes, já ficou claro que lançar mão de denúncias e agressões gratuitas não garante votos, pelo contrário, pode tirá-los. Para a população, importa saber o que pretendem fazer aqueles que querem governá-la.

Ainda que práticas lamentáveis, como a compra de votos e abuso do poder econômico nas campanhas continuem a existir, a opção na urna é feita de forma cada vez mais consciente. O cidadão dirige-se a ela para escolher o projeto político com o qual mais se identifica, o candidato que avalia como o mais sério ou competente ou mesmo para defender melhores condições de vida para si e sua família.

Àqueles que disputam uma vaga na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados ou no Senado, ou ainda o cargo de governador ou presidente, cabe contribuir para que essa tendência positiva se fortaleça. Ou seja, para conquistar a preferência popular, devem apresentar projetos, propostas de trabalho e demonstrar como realizarão suas ideias se vitoriosos.

O eleitor tem de ser crítico e cobrar melhorias em áreas que sinta falta de investimentos e projetos pelos governantes, deve analisar aquele que tem seu perfil mais ligado ao coletivo e menos do individual, que seja menos vaidoso e saiba realmente o que sua região necessita. Saiba votar pra depois não passar 4 anos só reclamando.

 

Naumi Amorim inaugura comitê e defende campanha sem acusação aos adversários

Macêdo e Naumi Amorim

Naumi discursa para mais de 8 mil pessoas


Mais de oito mil pessoas lotaram o Parque Potira, em Caucaia, para prestigiar o lançamento oficial da campanha a deputado estadual de Naumi  Amorim, ocorrido dia 02 de agosto. Acompanhado da família e do amigo Macedo, candidato a deputado federal, Naumi recebeu o carinho de todos e defendeu uma campanha limpa, sem agressões ou perseguição aos concorrentes. “Todos aqueles que estão comigo sigam esta orientação. Não vamos falar mal de ninguém, mas falar das nossas propostas e conquistar o voto pela humildade e sinceridade”.

A multidão aplaudia e balançava as bandeiras em demonstração de apoio. “Estou emocionado, fico todo arrepiado. Vocês não sabem a emoção que estou sentindo ao ver todo esse carinho”, afirmou Naumi. Um vídeo versando sobre a vida do empresário, a infância e a adolescência, sua busca por uma mudança, abriu a reunião.

Ao se dirigir à plateia, o candidato pediu o “voto de confiança” de todos, e se comprometeu a buscar na Assembleia Legislativa oportunidades de mudar a dura realidade do povo de Caucaia e do Ceará. “Na Assembleia Legislativa, como representante de vocês, vou lutar incansavelmente por melhorias para Caucaia e para o Ceará”, afirmou Naumi sendo respaldado pelo seu candidato a deputado federal Macedo.

“Estamos dando o primeiro passo para a campanha que vai ser árdua e conto com a ajuda de todos vocês. Peço que cada um seja um multiplicador de votos. Falem com seus familiares, vizinhos, amigos sobre minha pessoa e peça um voto de confiança”, conclamou, afirmando “estou mais confiante do que nunca da nossa vitória com essa grande demonstração de carinho e apoio”.

Na abertura da campanha também discursaram o candidato a deputado federal Macedo e o vereador do PSL Sebastião Conrado. Macedo falou da grande alegria que sentia em ver tão grande carinho do povo de Caucaia, destacando a hospitalidade como marca. “Ao fazer aliança com Naumi, nestas eleições, eu sabia que Caucaia ia nos dar uma resposta calorosa. Estou emocionado com tamanho carinho”, disse Macedo.

Macedo justificou seu desejo de entrar para a política pelo simples fato de querer trabalhar em favor do povo sofrido do Ceará. E acrescentou: “estou aqui hoje pedindo seu voto de confiança e, se eleito for, podem me cobrar as melhorias que vocês precisam para Caucaia. Estou olhando vocês no olho e quero continuar assim até o fim. Não vou me esconder como muito fazem”.

O vereador do PSL Sebastião Conrado defendeu a candidatura pura do partido para estas eleições. “Nosso partido defende a ética na política e esses dois homens representam hoje o novo para Caucaia e para o Ceará”, disse o vereador, destacando que ambos serão cobrados pelo povo o trabalho a ser desenvolvido.

Ao encerrar o evento, Naumi fez um pedido: “quero que todos façam uma campanha limpa, sem agressões aos concorrentes. Não defendo atos de perseguição e, por isso, peço que todos mantenham essa linha. Não vamos falar de ninguém, mas falar das nossas propostas e conquistar o voto pela humildade e sinceridade”.

 

Gestão Ecildo Filho em Mombaça implanta 02 (duas) merendas por turno nas escolas municipais



A Prefeitura de Mombaça, tendo a frente o prefeito Ecildo Filho e através da Secretaria de Educação, está implantando duas merendas por turno nas escolas da rede municipal de ensino.

As escolas que recebem maior número de estudantes dos distritos distantes são prioridades, pois eles saem mais cedo e chegam mais tarde em casa. O objetivo é que até o final do ano letivo, as duas merendas por turnos cheguem a todas as escolas.

Em 2014, será investido cerca R$ 1,8 milhão em merenda, recursos provenientes da Prefeitura de Mombaça e Governo Federal. Parte do alimento é adquirida no próprio município, através do programa Agricultura Familiar. São legumes, frutas, carnes e leites, alimentos naturais que favorecem a saúde do aluno e, consequentemente, o aprendizado escolar.

E ainda, com o objetivo de oferecer merenda de qualidade e a melhoria do serviço público, a Prefeitura de Mombaça, em parceria com o programa Sesi Cozinha Brasil, capacitou as 120 merendeiras e cozinheiras que prestam serviços nas escolas e órgãos públicos da rede municipal. Na ocasião, não fugindo da higiene e limpeza, cada merendeira e cozinheira recebeu um kit contendo avental e touca.

 

Prefeito Jeová Madeiro visita sala de aula climatizada na Escola Luiz Leitão



 
O prefeito de Monsenhor Tabosa, Dr. Jeová Madeiro, esteve recentemente em visita especial às dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Leitão. A escola está recebendo climatização em todas as salas de aula, e o prefeito foi conferir de perto o andamento e a qualidade do trabalho.

A Escola Luiz Leitão é uma das mais antigas do município, foi fundada em 02 de fevereiro de 1982.

Atualmente a Escola atende cerca de 1.500 alunos, matriculados no ensino fundamental 1 e 2 e a modalidade EJA. Funciona nos turnos: manhã, tarde e noite. Ao todo são 52 turmas, incluindo as salas anexas. O corpo de professores é composto por 70 profissionais.

O prefeito Jeová Madeiro, afirma que a climatização das salas de aula foi um compromisso firmado no ano de 2013 após realizar uma visita na escola. “Estamos investindo no bem estar de nossos alunos e na melhoria da qualidade do ensino”, disse o prefeito.

O Secretário de Educação, Joaquim de Sousa Madeiro (Neto Madeiro), destaca que a ação faz parte de uma série de estratégias sincronizadas que estão sendo adotadas pelo município, em curto, médio e longo prazo para melhorar a educação.

Para a diretora Ana Emília Estácio, “a climatização irá refletir de forma positiva no rendimento dos alunos". "Eles já estão se sentindo mais valorizados e motivados para estudar”. Os alunos e toda a comunidade escolar estão aprovando a iniciativa.