Nosso novo site está no ar

terça-feira, 19 de junho de 2012

Entrevista com o pré-candidato a prefeito de Orós – Simão Pedro



Orós, cidade do centro Sul cearense, população pouco mais de 22 mil habitantes, com um potencial turístico e hídrico pouco aproveitado, vem apresentando diversidade para o quadro político nas eleições que se aproxima. Um dos nomes cotados para assumir é de Simão Pedro, filho de tradicional família política do município.

Simão Pedro é empresário, bastante conhecido, empreendedor, aberto a debates e de fortes atitudes. Amigo e camarada para com seus entes próximos, Simão Pedro é pré-candidato a prefeito pelo PSB, partido do governador Cid Gomes, conta com apoio de fortes lideranças no estado, como o deputado Federal, Domingos Neto e do vice-governador, Domingos Filho.

Simão Pedro é de família tradicional política em Orós, seu pai, Luiz Moreira Pequeno, falecido em 2010, foi prefeito por dois mandatos e vice em outro, sua mãe, dona Teresa Cristina foi prefeita, por um mandato, ambos realizaram em seu tempo uma verdadeira evolução em administração pública, há época com poucos recursos, são bastante respeitados politicamente na região.

Com sua vontade, trabalho e conhecimento dos problemas que hoje se encontram em Orós, Simão Pedro pode ser uma fonte de esperança para dias melhores ao povo de Orós, com uma melhor visão de futuro para todos os oroenses.



Jornal Folha do Sertão – Para nossa primeira pergunta, o que o fez ou faz a criar expectativas em administrar um município com a complexidade e ao mesmo tempo potencial de evoluir como o município de Orós?

Simão Pedro – Em primeiro lugar porque amo a minha cidade, e vejo as carências do nosso povo. Tendo como objetivo, melhorar as condições de renda, da nossa população, procurando parcerias com os administradores de nosso estado, como governo estadual, deputados e o governo federal, pessoas que possam transformar o quadro do nosso município, gerando mais empregos, procurando trazer indústrias e proporcionar e fazer com que nosso Orós volte a ser um município na rota turística do estado. Também acabando com as perseguições políticas que tem prejudicado o nosso povo nos últimos anos.

Queremos criar parcerias com os nossos comerciantes, agricultores, pescadores, empresários da nossa cidade e região, fazendo com que o dinheiro circule na cidade. Sendo assim, haverá melhoras em todos os aspectos de vida da nossa população que sonha com dias melhores.



Jornal Folha do Sertão – Simão Pedro, você, como jovem empresário, em que acredita que pode contribuir para a geração de emprego e renda para um município, ao que parece, de poucas políticas públicas para geração de emprego e renda atualmente.

Simão Pedro – Sempre em parcerias, incentivar o turismo de nossa cidade, ampliando a parte da tecnologia da piscicultura, através de parcerias com universidades, e grandes comércios da região.

Trabalhando com os jovens através de uma formação de um projeto que fará com que os jovens de hoje prestem serviço através de bolsas estágios com financiamento da prefeitura através de testes seletivos anualmente. Com o incentivo do turismo, procurando explorar toda nossa área. Criando cooperativas, e juntas trabalhar para geração de emprego e renda, tanto para os de maior idade, que não tiveram oportunidade, como principalmente os jovens, com cursos profissionalizantes, melhorando o nível profissional de cada um.



J.F.S - O município de Orós tem um valoroso ponto turístico e de geração de renda através da pesca, o açude Orós, que vem sendo pouco aproveitado e esquecido nos últimos anos. Será que podemos esperar um olhar mais preciso e de valorização para o Açude Orós?

Simão Pedro – Sim poderemos reativar a colônia de pescadores, com incentivos através de convênios e de setores estaduais e federais que trabalham com a piscicultura, trazendo projetos com participação do estado, favorecendo os pescadores e toda a comunidade, procurando ajudar mais aqueles que estão um pouco esquecidos.

Melhorar o local de trabalho, trazendo pessoas capacitadas para ajudar no que for necessário, pois nosso município tem um potencial de muito valor e que não pode ser esquecido.

Criar projetos também na área da agricultura, pois nosso agricultor tem sofrido muito com esses invernos nos últimos tempos. Procurar trabalhar sempre em parcerias para melhorar as condições de vida de cada família oroense.

Incentivar a criação de gado leiteiro, algo esquecido nos últimos anos em nossa região, criando projetos que ajudem na produção de leite e seus derivados. Pois nesses últimos anos o nosso povo (agricultor) não teve a oportunidade de melhorar a sua produção agrícola, pois não foram implantados melhorias neste sentido.



J.F.S – O que, se eleito for, pode se esperar de um Simão Pedro, de empresário bem sucedido e respeitado, para um gestor público, podemos esperar melhorias?

Simão Pedro – Como filho de Orós, com raízes políticas, onde desde o meu nascimento sempre aprendi que devemos amar a nossa terra natal. Saímos da nossa cidade para estudar e até mesmo trabalhar, pois o nosso município não dispõe de muitas condições. Mas sempre lembramos com amor e desejamos trabalhar em prol do desenvolvimento do lugar onde nascemos, e eu em especial sempre sonhei em ver meu torrão natal como uma cidade em destaque, por tudo que tem de potencial (O Açude Orós). Cresci vendo os meus pais dar o melhor deles por Orós. Meu pai Luiz Moreira Pequeno, que é do conhecimento de todos, foi prefeito por duas oportunidades, sendo o primeiro de dois anos e o segundo de seis anos, foi também vice-prefeito por quatro anos. Trabalhou pelo nosso município trazendo o que tinha de melhor (na época) para melhorar as condições da população oroenses, sempre querendo o bem para o povo de Orós, ajudou a muita gente, deixando um enorme vínculo de amizade.

A minha mãe Tereza Cristina que também teve a sua participação como prefeita dessa cidade, deixando como exemplo, honestidade, amor e companheirismo. Ambos buscando melhorias de vida em todos os setores da nossa população. Ela juntamente com meu pai, deixaram na memória dos oroenses a marca registrada em todo o nosso município, citando algumas obras como, por exemplo, a Escola José Walfrido Monteiro, Construção do segundo pavilhão do Hospital Luzia Teodoro Da Costa, o prédio da Prefeitura Municipal de Orós e muito mais. Fizeram um belo trabalho social, tendo como prioridade as pessoas mais necessitadas, procurando sempre o desenvolvimento do município. Então ficou a lembrança de um trabalho honesto, e de amor para com os oroenses. Tendo como recompensa pelo esforço de cada um deles, o reconhecimento dos amigos, das pessoas que sabem dar valor a um trabalho digno, sendo visto por todos os oroenses.

É através desse reconhecimento, dessas amizades, e do forte vínculo que tenho com pessoas que estão querendo ver o crescimento de Orós e que dispõem de poder, e capacidade para ajudar a nossa região. Esses amigos e principalmente os oroenses que acreditam em dias melhores para o nosso povo estão contando com a minha ida para a política municipal de Orós.

Hoje me sinto na obrigação como filho de Orós, e com raízes políticas de dar continuidade a um trabalho feito com amor e honestidade. Através dos nossos amigos, conterrâneos e com o apoio de lideranças políticas que sempre me incentivam a dar a minha parcela de trabalho ao nosso município tão querido.



J.F.S – Sabemos que toda administração tem seus altos e baixos, o que nos pode falar sobre a atual gestão, cite-nos dois pontos positivos e negativos da atual gestão?

Simão Pedro – Não sou de fazer críticas, mas acho que poderia ser bem melhor se não existisse a perseguição política.

Na minha opinião, devemos fazer um trabalho com um único objetivo, o de melhorar as condições do nosso povo, sempre procurando somar e nunca dividir.

Acho também que deveria ter investido no potencial turístico de Orós, que é uma das nossas riquezas, procurando fazer um trabalho participativo, buscando melhorar cada vez mais o potencial turístico do nosso município.

Na agricultura acho que é necessário convênios e parcerias para ajudar esse setor, com universidades e pessoas capacitadas para ajudar e orientar tecnicamente. Procurar também investir em canais de irrigações, cisternas, poços profundos, açudes, através do governo estadual e federal. Melhorando também a produção agrícola tanto na plantação como na criação.

Vamos fazer com que se tenha geração e distribuição de renda, fazer com que o comércio e os jovens em especial tenham oportunidade de emprego em sua cidade, sem a necessidade de sair para outros municípios se aventurando em busca de melhorias, sabendo pouco das dificuldades que podem encontrar, aqui daremos oportunidades com projetos que façam inclusão entre a educação, o social e emprego e renda.

Vamos com planejamento, vamos debater e somar para que possamos fazer e construir um Orós melhor e esperado por tantos que sonham com esses dias que tanto merecemos.

Agradeço o espaço ao jornal folha do sertão, e um forte abraço a todos os Oroenses.

Um comentário:

Anônimo disse...

mentira