Nosso novo site está no ar

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

120 jovens estimulados ao empreendedorismo

Eles receberam ontem certificação durante a VII Formatura de Miniempresas da Junior Achievement, na Fiec

Aprender a criar um produto, definir estratégias e aguçar o espírito empreendedor. Ontem, 120 jovens de escolas públicas do Estado receberam essa certificação durante a VII Formatura de Miniempresas da Junior Achievement Ceará (Jace), no auditório da Fiec (Federação das Indústrias do Ceará).

A iniciativa colocou os estudantes imersos na experiência de montar uma empresa durante cerca de quatro meses neste ano. Nesse período, eles colocaram em prática todos os processos produtivos de uma empresa, até a comercialização dos produtos, pagando, inclusive, hipoteticamente os devidos impostos e até mesmo vendendo ações da empresa para membros da comunidade. Esse já é o 6º ano consecutivo em que a Jace realiza o curso de formação inicial em empreendedorismo.

Segundo a diretora executiva da Junior Achievement no Estado, Ana Lúcia Coelho, o maior objetivo do programa é "plantar a semente do empreendedorismo nesses jovens", característica que, para ela, pode definir o sucesso profissional no mercado de trabalho atualmente. Aldair Oliveira, 16, um dos alunos participantes do curso em 2011, ressalta que muito mais que aprender sobre planilhas, relatórios e estratégias de marketing, a formação ensina a traçar um objetivo profissional e de vida.

Parceria

Para a edição deste ano, o programa da Jace reuniu estudantes de cinco escolas de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape, e contou com a colaboração de profissionais voluntários de 13 empresas, como Gerdau Cearense, Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip), Serlares, Nacional Gás, Sistema Verdes Mares, Indaiá, Esmaltec e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Premiação

Ao fim da solenidade de formatura dos jovens, a miniempresa "Ecoarte", da Escola Estadual de Educação Profissional Marechal Juarez Távora, foi escolhida como destaque do programa de 2011. Já a miniempresa "Yellow", da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Albano, ganhou o prêmio de qualidade.

Nenhum comentário: