Nosso novo site está no ar

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Edmilson faz lançamento do Saúde na Escola

Que o Programa Saúde na escola vai chegar junto com o primeiro aluno na sala de aula isto ninguém dúvida, a Saúde vai estar presente todos os dias letivos na rede pública municipal e estadual, iniciando com o processo de formação de atores, Formação de Professores, formação de coordenadores pedagógicos e equipes de saúde da família, formação de Agentes de Saúde. O Lançamento Oficial do Programa Saúde na Escola foi no Auditório da Escola Humberto Bezerra.

O Programa Saúde na Escola é uma ação conjunta da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. O PSE promete revolucionar a atenção em saúde de crianças e adolescentes, ocasião em que todo conhecimento em construção se transforma em prática diária na sala de aula.

O PSE constitui estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo intersetorialmente as equipes de saúde da família e da educação básica. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, estão unindo-se para promover o desenvolvimento pleno dos escolares.

A escola é um espaço social importante para construção de uma sociedade democrática. Logo, as crianças, adolescentes e jovens devem participar das decisões que ocorrem no cotidiano da escola, como por exemplo, na elaboração de um plano de ação em saúde, que pode ser incluído no Projeto Político-Pedagógico das escolas.

As ações estratégicas para a promoção da saúde na escola são: Ações de Promoção da Saúde e Prevenção de doenças e agravos; Promoção da Alimentação Saudável; Promoção da atividade física; Educação para a saúde sexual e reprodutiva; Prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas.


Nenhum comentário: