Nosso novo site está no ar

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Entrevista com o presidente da Câmara Municipal de Tauá – Audic Bibiano



Encerrando o ano de 2012, ano que tivemos eleições municipais e onde contamos com diversas entrevistas entre pré-candidatos e candidatos em diversos municípios de distribuição de nosso jornal, e agora nessa edição, encerrando com a entrevista com o presidente da Câmara Municipal de Tauá, Dr. Audic Bibiano (PMDB).
Audic é vereador de primeiro mandato, reeleito em 2012, vem de tradicional família politica no município, pois seu pai, Luiz Bibiano foi vereador por 5 legislaturas. O que muito orgulha os correligionários de seu pai e hoje seus, é que em seu primeiro mandato no legislativo, já presidiu a casa e tendo, por muitos dos colegas, realizado uma boa administração e bastante elogiada até pelo vice-governador do Estado, Domingos Filho.
Na sua gestão, Audic fez inúmeras realizações em prol do cidadão tauaense, como a ampliação da escola do legislativo, projeto seu e de recente aprovação, o fim dos paus-de-arara no município, sendo o primeiro do interior cearense a ter essa iniciativa e outros diversos projetos e proposições que tiveram apoio popular.
Audic deixa ao fim do ano a presidência da Câmara, onde sai orgulhoso de que fez um bom trabalho na gestão do legislativo, e quem sabe, em breve possa a ocupar o cargo novamente.


Folha do Sertão – Presidente Audic, você como um dos vereadores mais jovens a presidir a Câmara Municipal de Tauá, apesar do pouco tempo (apenas por um ano, pois a casa é administrada pelo curto período após aprovação em 2008), tem nos apresentado projetos que partiram de sua iniciativa, pode nos citar alguns?
Audic Bibiano – O grande desafio de um legislador municipal, dadas as limitações legais, é ter a sensibilidade para apresentar projetos que realmente possam mudar de alguma forma a vida da comunidade. Nesse sentido apresentamos: Projeto de Resolução que criou a Escola Legislativa de Tauá; Projeto de Lei que institui o Teste Vocacional Obrigatório; Projeto de Lei que dispõe sobre a promoção de campanhas educativas acerca da prevenção contra o uso de substâncias entorpecentes, do cigarro e de bebidas alcoólicas, durante a realização de shows e eventos públicos; Projeto de Lei que cria a Ficha Limpa Municipal; Projeto de Lei que cria o Diário Oficial Eletrônico do Município de Tauá; requerimento que possibilitou a transmissão ao vivo das sessões da Câmara através das rádios locais; Co-autor do Projeto de Lei que dispõe sobre a realização de exame preventivo de câncer em servidoras públicas do Município de Tauá; Projeto de Lei que proíbe o uso de pau-de-arara no transporte escolar dentre outros em conjunto com os colegas vereadores.

F.S. – Como vereador, recentemente propôs ao executivo o fim definitivo do pau-de-arara no transporte escolar, acredita que possa atingir seu objetivo?
Audic Bibiano – Esse é mais um exemplo de projeto que muda a vida das famílias. Não mais podemos admitir que nossas crianças sejam transportadas como carga, especialmente quando para que isso ocorra basta somente vontade política. Temos que criar atrativos para que as crianças e jovens queiram ir a escola e consequentemente fiquem menos expostos a situações de risco. O projeto foi aprovado e servirá de exemplo e incentive para que o resto do Estado enfrente esse problema com a devida responsabilidade.

F.S. – Em sua gestão frente à Câmara Municipal, o que de melhor avaliou pelos trabalhos, propostas de lei e proposições apresentadas nesse período pelos vereadores de impacto para a sociedade?
Audic Bibiano – Elegemos como principal meta na nossa gestão no Legislativo Municipal estabelecer contato direto com a população, permitir que os problemas da comunidade e as pessoas passassem a ser o dia-a-dia das nossas atividades. Para isso realizamos inúmeras audiências públicas; criamos a ESCOLEGIS que possibilitou dentre outros a oferta do Curso Alcance ENEM 2012, preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a alunos da rede pública de ensino que estejam cursando ou concluíram o 3° ano do Ensino Médio; Revitalizamos o Centro Cultural do Poder Legislativo através da criação do Projeto Quarta Cultural com grupos de dança, teatro, música e artes que resgatam a cultura dos Inhamuns; criamos o Cine Câmara com exibição de filmes indicados para o Enem e outros; idealizamos e conseguimos garantir verbas para execução do Memorial Político Cultural Legislativo de Tauá; Fortalecemos as ações do Procon, Assessoria Jurídica e Ouvidoria com a ampliação do atendimento de segunda a sábado.

F.S. – Pretende disputar a reeleição para mais um ano na presidência da Câmara Municipal de Tauá?
Audic Bibiano – Para o ano de 2013 não pretendo disputar a eleição para a Presidência da CMT.

F.S. – Seu pai foi vereador por 5 mandatos consecutivos, nunca foi presidente da Câmara, essa atitude de ser presidente da casa, foi mais de seu idealismo, de mostrar seu potencial ou foi uma conquista de família?
Audic Bibiano – Suceder meu pai muito me envaidece. Tenho ciência que ele enquanto vereador cumpriu seu dever cívico. Assumir a Presidência do Legislativo foi para mim um misto de tudo isso, sobretudo um reconhecimento pelo meu desempenho parlamentar nos 3 primeiros anos da atual legislatura. E agora, ao final da gestão, sentimento de dever cumprido face a recente avaliação da minha gestão junto ao Legislativo, sobretudo quando Presidente, ao ser reconduzido ao Parlamento Municipal como único vereador da atual legislatura que obteve acréscimo de votos.

F.S. – Você como jovem advogado, vereador reeleito para mais um mandato, pretende algum dia, até mesmo pelos trabalhos e projetos apresentados se candidatar a outro cargo, seja ele no executivo municipal ou para o legislativo estadual?
Audic Bibiano – Quem está na vida pública tem de estar pronto para qualquer desafio e eu estarei sempre a disposição para representar minha cidade, meu Estado se essa for a vontade popular.

F.S. – Nos fale sobre uma realização sua profissional e pessoal, aquela que você iniciou e disse, "difícil, mas consegui" em 2012?
Audic Bibiano – Ser pai, certamente foi minha maior conquista e realização.

F.S. – Para finalizar, o que de bom podemos esperar para os próximos anos do mandato do vereador Audic Bibiano, de projetos e  propostas que tenham por vir ou já em tramitação?
Audic Bibiano – Um vereador aguerrido, orgulhoso da minha gente e da minha terra, que sempre procurará apresentar projetos altivos e debater de forma clara os problemas que se apresentarem, fazendo política para que a juventude seja prioridade na administração, almejando melhores respostas a nossa população e que me deixem convictos de que apresentei o melhor que poderia fazer no exercício da minha função pública.

Nenhum comentário: