Nosso novo site está no ar

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Consórcio de Governança Cooperativa é lançado para gestão no semiárido


Solenidade foi realizada na sede da Vice-Governadoria do Ceará, em Fortaleza, e contou com a presença de representantes de 26 municípios do Interior

 
O Consórcio de Governança Cooperativa para Políticas Públicas de Convivência e Desenvolvimento dos Municípios do Semiárido Cearense foi formalizado dia 14 de abril, em encontro que contou com a participação dos 30 municípios que formam a Mesorregião Sertões Cearenses (Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Quixeramobim e Sertão de Senador Pompeu), na sede da Vice-Governadoria do Ceará, em Fortaleza. Participaram 26 prefeitos e representantes dos demais municípios das regiões.

O próximo passo é a construção de uma agenda de ações, que será desenvolvida pelo pacto entre os municípios que mais sofrem com os efeitos da instabilidade climática, comum no sertão semiárido.

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, preside o Consórcio que une municípios com características e dificuldades comuns. Para ela, o compartilhamento, a gestão planejada e consorciada auxiliará na busca de soluções para os municípios enfrentarem os desafios das recorrentes secas.

"As nossas dificuldades são muito grandes e, por vezes, nos sentimos impotentes. Juntos, por meio do consórcio iremos compartilhar ideias, pensamentos, ações e encontraremos soluções especialmente no que tange aos recursos hídricos. Pode ser uma saída para esse grande desafio dessa região", destaca a presidente.

Idealizador do Consórcio Cooperativo, o vice-governador Domingos Filho aposta na unidade que a iniciativa possibilitará aos 30 municípios.

"O Consórcio é uma governança corporativa dos mesmos interesses, em municípios que possuem características e desafios comuns, como solo, condições climáticas, pluviosidade, carências e o Consórcio os une para juntos pensarem formas de enfrentamento e soluções coletivas", salienta o vice-governador. A ideia de criação do Consórcio de Governança partiu da necessidade de viabilizar a inserção do ser humano como centro de convergência e os recursos hídricos como fio condutor dos seus objetivos e finalidades. Encontrou ressonância na Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece). O resultado concreto deverá ser a construção de reservatórios, poços profundos, além de investimento na agricultura familiar e no meio rural, em consonância com as políticas públicas.

O Consórcio tratará das especificidades sociais, econômicas e ambientais do semiárido cearense de forma holística, focada no planejamento, na articulação, ação, na cooperação técnica e científica.

Para o prefeito de Tamboril Ramiro Júnior, que compõe a diretoria do Consórcio, na área da Educação Contextualizada com o Semiárido, já em andamento em seu município há vários anos, a experiência trará frutos para os municípios. "Os problemas desses municípios são muito parecidos e juntos, por meio do Consórcio, encontraremos soluções no âmbito dos recursos hídricos, principal problema e nas demais áreas. Em Tamboril, trabalhamos uma experiência muito positiva, que é a Educação Contextualizada e isso tem melhorado muito alguns pontos de dificuldade com o clima", afirmou.

O município de Crateús também acredita que a união de forças, pensamentos e ações no Consórcio trará muitos benefícios para a região.

"O Consórcio é uma ideia importante para as regiões e iremos trabalhar de forma compartilhada com os demais municípios da região na luta por soluções de enfrentamento e melhoria para todos", destaca o prefeito Mauro Soares.

Compõem o Consórcio os municípios de Tauá, Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Quiterianópolis, Tamboril, Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Parambu, Saboeiro, Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Madalena, Quixadá, Quixeramobim, Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole.

Nenhum comentário: