Nosso novo site está no ar

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar recebe prêmio “Prefeito Empreendedor” do SEBRAE


Hoje, segunda-feira dia 26, o Sebrae do Ceará vai realizar no hotel Marina Park, às 14h30, a solenidade de premiação estadual da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa tem como objetivo principal reconhecer e divulgar o trabalho das prefeituras que implantaram projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.
O grande vencedor da etapa estadual do VII Prêmio Prefeito Empreendedor foi o município de Tauá, administrado pela prefeita Patrícia Aguiar, com o projeto “Tauá Município Empreendedor – Impulsionando o Varejo”. Em segundo lugar, ficou o município de Maranguape, administrado pelo prefeito Átila Cordeiro Câmara, com o projeto “IDEIA – Incentivo ao empreendedor individual e autônomo”; e o terceiro lugar ficou com o município de Caucaia, administrado por Washington Luis de Oliveira Góis, com o projeto “Caucaia, cidade empreendedora”. 
Projeto Impulsionando o Varejo levou o Prêmio do Sebrae 
Um problema comum das pequenas, médias e grandes cidades brasileiras que desafia seus administradores, acaba de encontrar em Tauá uma alternativa viável capaz de promover a geração de emprego e renda de forma digna, legal e aliada a mobilidade urbana.
No interior do país, o grande problema é o desemprego. Sem qualificação, as pessoas não conseguem ingressar no mercado de trabalho que está a cada dia mais exigente e buscando profissionais capacitados, que acabam por ocupar essas vagas em detrimento daqueles que não tiveram a oportunidade de se qualificar.
As cidades estão repletas de vendedores ambulantes que usam essa atividade informal para tirar o sustento da família. Uma situação que incomoda a eles próprios, a população, os empresários, enfim, ao conjunto da sociedade.
Ao longo de muitos anos, o centro da cidade de Tauá conviveu com esse quadro desolador. Barracas nas calçadas, obrigando pedestres e veículos a dividirem o mesmo espaço das ruas e a irritação dos empresários vendo impedida a entrada dos estabelecimentos pelas bancas dos vendedores ambulantes.
O Poder Público não poderia simplesmente proibir ou apreender a mercadoria dos informais, apesar de ter todo o amparo legal para tal, sem oferecer uma alternativa para que esse segmento possa ter uma atividade digna capaz de orgulhar quem nela atua.
A Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar no seu primeiro mandato (ela esta no terceiro), começou a tratar o problema com a responsabilidade social necessária em busca de uma solução que contemplasse todo o conjunto do centro da cidade. Ela convocou a Associação Comercial, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Sebrae e os vendedores ambulantes, que não tinham qualquer organização.
O Poder Público ofereceu todas as condições necessárias para a fundação de uma Associação para representar a categoria e começar a planejar a solução do problema que já se arrastava por cerca de 30 anos.
Após diversas reuniões, a Prefeita mandou elaborar o Projeto para a construção de um prédio no centro da cidade com capacidade para abrigar a todos os vendedores ambulantes, onde cada um teria um espaço(box) para comercializar seus produtos.
Enquanto o prédio era construído, em parceria com os governos federal e estadual, a Prefeitura e o Sebrae promoviam a capacitação da categoria, disponibilizando diversos tipos de cursos voltados para a atividade que os ambulantes desenvolviam, como atendimento ao cliente, técnica de vendas, associativismo, crédito, etc.
Os ambulantes foram transformados em Empreendedores Individuais saindo da informalidade, pagando seus impostos, melhorando de vida e ainda podendo ter acesso aos benefícios da Previdência Social.
O Centro de Negócios de Tauá Vereador Zózimo Ricarte Júnior foi uma solução urbana genuinamente tauaense cuja experiência poderá muito bem ser aplicada aos demais municípios cearenses e brasileiros que tentam resolver essa grande dificuldade.
Desde sua inauguração, o que chamamos de mini-shopping de Tauá já foi visitado por dezenas de prefeitos e secretários municipais que vieram conhecer essa experiência exitosa.
Outro fator que contribuiu para a solução do problema foi a criação da Autarquia Municipal de Trânsito que organizou os espaços, sinalizou e delimitou as áreas para estacionamentos.
Os comerciantes do centro da cidade também contribuíram com o projeto evitando colocar mercadorias nas calçadas, deixando o espaço livre para o tráfego de pedestres.
Atualmente, o centro comercial de Tauá tem outro aspecto, o trânsito está organizado, há mais espaço nas ruas e calçadas, e em breve a Prefeitura dará início ao ousado Projeto de Revitalização do Centro da cidade com obras de arquitetura e engenharia que promoverão uma verdadeira transformação no local, atraindo cada vez mais clientes e turistas.
Mercado da Agricultura Familiar
Esse audacioso projeto iniciado há 14 anos atrás deu ao município de Tauá, o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae 2013/2014, cujo anuncio oficial ocorreu 31 de março.
O projeto apresentado pelo Município de Tauá, intitulado “Impulsionando o Varejo”, contemplou ainda a reforma do Mercado da Agricultura Familiar, também situado no centro da cidade, que foi reconstruído e entregue aos agricultores familiares que comercializam os produtos confeccionados nas propriedades rurais, eliminando assim a figura do atravessador.
Rua Dondon Feitosa (Centro de Tauá - Antes)

Rua Dondon Feitosa (Centro de Tauá - Depois)
É realmente um Projeto inovador e que merece ser copiado por quem realmente tem o interesse de resolver esse problema e dar um pouco mais de dignidade e oportunidade para quem quer ganhar a vida honestamente.
Terceira vez
Esta foi a terceira vez que o município é premiado, e pela 2ª vez com a prefeita Patrícia Aguiar conquistando o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. Em 2008, com o Projeto Cidade Digital, ela ganhou o Prêmio em níveis estadual e federal.
 

Nenhum comentário: