Nosso novo site está no ar

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Candidatura de Naumi Amorim demonstra ética e seriedade na política





O início da campanha de rua, com caminhadas e reuniões com a presença do candidato a deputado estadual Naumi Amorim, confirma o que muitos já diziam: A popularidade de Naumi está em alta. O fato é constatado não somente em Caucaia, município sede de sua campanha – onde acontecem caminhadas diárias -, mas também em municípios onde foram abertos comitês como Fortaleza, São Luis do Curu, Boa Viagem, Tauá, Parambu, Quiterianópolis, entre outros.
Isso porque o nome Naumi está diretamente ligado à credibilidade, ética e seriedade. Deixou de ser uma pessoa física e transformou-se em uma marca intelectual. Um ícone da renovação política que o povo de Caucaia e do Ceará tanto sonha. Hoje muitos já conhecem a sua trajetória de luta, como ele trabalhou duro para chegar aonde chegou e agora quer se doar por um povo carente de atenção e cuidados.
Entrar para a política não era sua pretensão, mas foi aos poucos invadido pelo desejo de trabalhar para mudar a dura realidade de um povo sofrido, assim como trabalhou incansavelmente para mudar a dura realidade da sua família totalmente desassistida no interior de Parambu.
O tom do seu discurso é de renovação, mudanças. “Inovar pra fazer diferente” é lutar pelos princípios democráticos com disciplina e justiça social. É mudar o discurso com o fim das promessas eleitoreiras, apenas em épocas de campanha eleitoral, e buscar alternativas para garantir à população o acesso aos seus direitos básicos. Porque, para ele, justiça social se faz com emprego, alimentação e habitação digna, saúde, segurança e, principalmente, educação de qualidade.
Naumi tem propostas que buscam incentivar a criação de pequenos negócios e fortalecer micros empreendedores buscando créditos a subsídios mais baixos; Fomentar a instalação de indústrias no interior do Estado para geração de emprego; Buscar alternativas para o enfrentamento da seca que castiga o Ceará, fortalecendo as ações de convivência do homem com o fenômeno; Levantar o debate sobre questões de segurança pública buscando encontrar soluções para o enfrentamento da violência e criar mecanismos para ajudar o homem do campo e produzir mais e com qualidade.

A Câmara Municipal de Tauá implanta a primeira fase do Sistema de Controle e Acompanhamento do Legislativo


Os Servidores da CMT participaram de um treinamento do Programa “Assesi”, que será integrado ao novo site oficial desta Casa Legislativa.
O Programa implantado visa aprimorar os processos legislativos, com novas ferramentas tecnológicas que facilitarão o trabalho dos servidores, consequentemente maior divulgação e acesso à população das atividades realizadas.
 
RETORNO DA SEGUNDA CULTURAL NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 COM O BANDO DA PALHAÇARIA
A Presidente da Câmara Municipal de Tauá - Fátima Veloso promoveu mais um grande encontro no inicio de agosto de 2014, através do Projeto Segunda Cultural da Escolegis - Escola Legislativa, dessa vez com um show de palhaços que ficou por conta do grupo Bando da Palhaçaria.
Esse encontro teve uma grande participação das Escolas Aurea Jataí e Jorge Massilon. Onde as crianças se envolveram nas brincadeiras se divertindo muito com os palhaços.
A Presidente da Câmara Fátima Veloso agradeceu a participação brilhante dos palhaços João Paulo e Thiago, das professoras e coordenadoras das escolas que prestigiaram o evento e a valiosa parceria com a Escola de Música.
A Segunda Cultural que ocorre quinzenalmente está retomando suas atividades no segundo semestre com uma programação diversificada e rica em cultura. Contamos com a participação da sociedade nas próximas grandes atrações.

Câmara recebe Vice-Presidente da APEOC e debate carga horária e remuneração dos professores em Boa Viagem


No dia 21 de agosto, aconteceu mais uma sessão na Câmara Municipal presidida pela Presidente Maria Alzira que recebeu no plenário o Dr. Reginaldo Pinheiro, Vice-Presidente Professor da Associação dos Professores do Ceará – APEOC.
Dr. Reginaldo usou a tribuna da Câmara para falar sobre a ampliação de carga horária e aumento da remuneração dos professores em Boa Viagem, enfatizou a importância do Legislativo abrir suas portas para debates sobre categorias de classes trabalhistas agradecendo a Presidente Maria Alzira.
Os Vereadores debateram o assunto e fizeram seus requerimentos e indicações para com a categoria no município.
 
Câmara Municipal promove reunião com o Dr. Paulo Lira, Secretária de Educação e representante da APEOC para estudos dos Projetos de Lei 023 e 024/2014
 
Vereadores receberam o Dr. Paulo Lira, Secretária de Educação do Município, Lucirene Castelo Branco Araújo e representante da APEOC para estudos dos projetos de lei 023 e 024/2014, já dados entrada nesta casa Legislativa, para votação.
O referido projeto de Lei 023/2014, altera o Quadro de Pessoal Efetivo da Prefeitura e dá outras providências. O Projeto de Lei 024/2014, altera o Quadro de Pessoal Efetivo da Casa de Saúde Adilia Maria e dá outras providências.
Os Vereadores presentes junto a presidente Maria Alzira, Jovino Mendes, que solicitou o estudo, Fernando Verçosa, Dona Mocinha, Junior do Citó, Valdeni Vieira, Ezaú Fragoso, Adelmo Rodrigues, Arnaldo Cavalcante e Ademir Carneiro de Freitas marcaram presença a reunião.

O eleitorado mudou



Os números das eleições deste ano começam a aparecer e revelar curiosidades, talvez as únicas interessantes neste pleito que, com certeza, terá três caminhos: o humor, a baixaria e a chatice. Se pudermos nos ater, no momento, às curiosidades podemos começar pela comparação com as eleições de 2010, quando também foram escolhidos presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais.
Um exemplo divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz respeito ao total de eleitores entre 16 e 17 anos, que teve redução de mais de 30% em relação a 2010. Essa faixa etária é aquela que é proibida de tirar a carteira habilitação antes dos 18, mas pode votar. Em 2010, eram 2,39 milhões de eleitores entre 16 e 17 anos. Em 2014, são 1,63 milhão. Há 4 anos, chegava a 900 mil o número de jovens com 16 anos aptos a votar e nesta eleição são 480 mil, ou 47% a menos. Os jovens de 17 anos somavam 1,49 milhão de eleitores em 2010 e, para a eleição deste ano são 1,15 milhão, ou 22% a menos.
Em compensação, o eleitorado acima de 60 anos passou de 20 milhões há 4 anos para 24,2 milhões neste ano, o que representa uma alta de 20%. Então, senhores candidatos, não esqueçam de agradar a terceira idade; essa, inclusive, muito mais difícil de ser enganada pela experiência que já viveu com ditadura militar e eleições desastrosas das quais foram testemunhas.
Nestas eleições, 142,8 milhões de pessoas estão aptas a votar e qualquer percentual de “brancos”, “nulos” e “indecisos” que aparecem hoje nas pesquisas confiáveis podem fazer a diferença e decidir o pleito. Essa quantidade é 5,1% maior do que o eleitorado da última eleição presidencial. Então, antes de prometer o paraíso na Terra, é bom que os candidatos apresentem propostas consistentes, pois a população brasileira “envelheceu” e cansou de palhaçada.
Por Ulisses Lima

 

Planificação da Atenção Primária de Tauá é destaque em site do CONASS


 
O município de Tauá se destacou em matéria veiculada no site do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde –CONASS, que fez um panorama dos avanços da atenção básica de saúde no Brasil.

A matéria evidencia a prática inovadora e inédita que está sendo aplicada desde janeiro deste ano no município de Tauá, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e realizada pela Secretaria da Saúde do Estado com apoio da Escola de Saúde Pública do Ceará (Esp/Ce) e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Prefeitura municipal por meio da Secretaria de Saúde do município.

Ainda de acordo com a matéria a Planificação da Atenção Primária, transformou o município em laboratório modelo de fortalecimento do cuidado e no ordenamento das redes de atenção à saúde.

A Importância do Vereador



Câmara de Vereadores, não tem escola melhor para conhecer uma cidade, conhecer os problemas da população e as soluções para os mesmos.

O vereador é o primeiro contato com a sociedade. Às vezes, o cidadão vai até a Prefeitura para falar com secretários, para falar com o próprio prefeito, mas acaba não tendo a devida atenção, dependendo do porte do município. Os problemas acabam, portanto, batendo na porta dos vereadores, que acolhem a demanda, inevitavelmente.

Devido a esta dinâmica, os vereadores acabam tendo um contato mais direto com a sociedade, acabam conhecendo de forma detalhada os problemas do município. Com esta experiência nos dá condições de disputar uma eleição para prefeito com grande conhecimento a respeito dos problemas que a cidade enfrentava.

Sempre acreditamos que a atividade de vereador possui dois pilares: primeiro, a arte de legislar; segundo, a organização social. Se o vereador conseguir construir esses dois pilares, não tenho dúvida de que ele será um belo parlamentar.

Vereador Valdemiro Júnior

Presidente da Câmara Municipal de Madalena

UPA de Quixeramobim tem construção iniciada



O equipamento de saúde tão esperando pela população, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já começou a ser construída. A construção do espaço que vai abrigar a UPA já foi iniciada.

A ordem de serviço que autoriza a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 h de Quixeramobim foi assinada pelo Prefeito Cirilo Pimenta em agosto. O valor da obra é de aproximadamente 2 milhões. Com previsão de conclusão para abril de 2015.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) configuram as redes de atenção à urgência, definidas como estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família e a Rede Hospitalar.

Comício em Tauá consagra Camilo nos Inhamuns



Após o comício de Tauá, que reuniu mais de dez mil pessoas no Bairro Alto Brilhante, o candidato Domingos Neto deu seguimento as suas atividades no interior conquistando adesões e entusiasmo.

A Comitiva com Domingos Neto, que disputa reeleição à Câmara Federal, e Odilon Aguiar, candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa participou de reunião com lideranças no distrito de Santa Teresa, em Tauá e realizou atividades em Quiterianópolis. 

Reunindo lideranças dos municípios de Acopiara,  Arneiroz, Aiuaba,  Catarina, Crateús, Novo Oriente, Mombaça, Independência, Parambu, Boa Viagem, Tamboril e Quiterianópolis, o Comício de  Tauá foi considerado  apoteótico, quebrando a apatia da atual campanha eleitoral que tem se caracterizado mais por reuniões e carreatas.

Para o deputado Domingos Neto “responderam ao chamado as pessoas que acreditam em um projeto político e não aquelas que se movimentam ao sabor das pesquisas”. Com a saída de Domingos Filho das contendas partidárias, por ter assumido uma cadeira no Conselho de Contas dos Municípios, o jovem Domingos Neto desponta como líder nato do grupo político que tem o respeito de toda a região, fato destacado por Camilo Santana no Comício de Tauá.

Obras na Rodoviária de Quixeramobim são iniciadas

 
A reforma do Terminal Rodoviário Prof. Osvaldo Martins já começou. A ação é uma conquista da Prefeitura de Quixeramobim, através do Prefeito Cirilo Pimenta, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN.
 
A revitalização que será feita na rodoviária, construída na década de 80, oferecerá toda infraestrutura necessária para possibilitar aos usuários conforto e qualidade.  O valor das melhorias é de cerca de R$ 1,5 milhões.