Nosso novo site está no ar

sexta-feira, 2 de março de 2012

RPG é um método eficaz para evitar dores na coluna

É grande o número de pessoas que reclamam de dores na coluna. E muitos são também os que recorrem aos mais diferentes tratamentos, vários deles, carregados de medicamentos que, por vezes, acabam prejudicando outras partes do organismo.

Mas há, no Brasil, um número cada vez maior de adeptos de um tratamento para os problemas de dores na coluna: a Reeducação Postural Global, ou, RPG.
O método, segundo especialistas, é simples. Consiste em adotar algumas posturas, que devem ser praticadas diariamente.

O objetivo é se reeducar enquanto se reeduca o corpo, de forma a fortalecer a estrutura óssea e os músculos que sustentam a coluna. O RPG foi criado em 1980 pelo francês Philipe Souchard e ganhou o mundo após mostrar que poderia ser eficaz contra as dores na coluna, desde, é claro, que seus adeptos o sigam com seriedade.

O criador do método RPG diz que as oito posições básicas de exercício de alongamento são capazes de proporcionar a harmonia necessária entre os músculos, nervos e a parte óssea do corpo, evitando dores e outros problemas mais.
Segundo Phillipe Souchard, o objetivo maior do método é remodelar a musculatura de braços, pernas, abdômem, tórax e pescoço ao longo de 60 minutos.
O método RPG favorece também a melhora da respiração, já que, ao reeducar a postura, a coluna passa a sofrer menos pressão e isso facilita o processo respiratório.
Quem pratica o RPG, por outro lado, sabe que se descuidar dos exercícios básicos, que devem ser feitos com frequência, podem voltar a ter problemas de dores na coluna. O tratamento deve ser contínuo. Qualquer relaxo e postura incorreta podem trazer a dor de volta.
Veja no quadro quais são as posturas que devem ser adotadas por quem quer praticar o RPG.

Nenhum comentário: