Nosso novo site está no ar

sexta-feira, 30 de março de 2012

Tauá realiza com êxito a SEMANA MUNICIPAL DA LEITURA

As ações da II Semana Municipal da Leitura estão movimentando todas as escolas de Tauá. Desde a última segunda-feira, 26 de março, as unidades escolares estão desenvolvendo diversas atividades com o intuito de incentivar e promover práticas leitoras de forma dinâmica e atrativa.

Contação de estórias, cordel, conto, trava-línguas, poesia, fábulas, além de teatros; gincanas, concurso literário, recreações literárias, entre outras atividades estão sendo realizadas durante toda a semana.

Nos dias 27 e 28, os professores de Salas de Leitura e Bibibliotecas, participaram de formações que abordarão assuntos como: Biblioteca/Conceito, Missão e Organização; Acervo, Composição, Formação e Tratamento Técnico; Atendimento ao Leitor, Consulta, Empréstimo e Conservação; além de sondagens acerca da realidade, das perspectivas e a formulação de metas.

De 27 a 29, as escolas e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de visitar a Biblioteca Volante Governador Menezes Pimentel, que ficou instalada no Parque da Cidade, com realização de oficinas de dobraduras e Braille.

A Culminância da II Semana Municipal da Leitura acontecerá no dia 30 (sexta-feira), com a realização de dois grandes eventos:

•    A Recreação Literária, com o espetáculo infantil da Banda da Dona Zefinha “O CIRCO SEM TETO DA LONA FURADA DOS BUFÕES”, na AABB, a partir das 8h. Além disso, teremos a Biblioteca Volante da Secretaria de Cultura do Estado e exposição de trabalhos em stands temáticos. É esperado um público 1000 alunos da Rede Municipal de Ensino.

•    O II Chá Literário, a partir das 18h, no Centro Pastoral São José, quando será homenageado o escritor tauaense (romancista, contista e cronista) Francisco das Chagas Feitosa Lima, 81 anos. Também, haverá o lançamento do livro "A história da Maria: de menina à rainha", das escritoras tauaenses Tati Andrade e Dauana Vale. O livro, voltado para o público infantil, é uma referência a Profª Maria Gomes, que denomina o Centro de Educação Infantil, inaugurado em 2011 e que funciona em tempo integral na cidade de Tauá.

A II Semana Municipal da Leitura é uma realização do Governo Municipal, através da Secretaria da Educação. O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura e da Casa Civil.

A Semana Municipal da Leitura é executada anualmente, desde 2010, e fundamenta-se na Lei Nº. 1760/10, idealizada pelo Executivo Municipal. Conforme o Prefeito Odilon Aguiar e o Secretário João Álcimo Viana, trata-se de uma estratégia com grande capacidade de mobilizar alunos, professores, gestores escolares, além de escritores, no incentivo à leitura como fator essencial para a elevação dos índices de aprendizagem.

Nenhum comentário: