Nosso novo site está no ar

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Hospital encerra atividades em Icó por falta de repasse de recursos públicos


O hospital e maternidade particular Sociedade Beneficente Nossa Senhora de Lourdes, um dos mais antigos do município de Icó, localizado a 358 Km de Fortaleza, fechou as portas nesta quinta-feira, (24), após mais de quatro décadas de atividades.
Quem foi à procura de atendimento logo cedo pela manhã foi surpreendido por uma faixa na entrada do Hospital do Dr. Quilon, como é mais conhecido o equipamento de saúde. “Sem condições de funcionar! Após 42 anos servindo ao povo icoense, este hospital fecha suas portas. Pacientes, procurem o Hospital Regional”, dizia o cartaz. (Foto: Richard Lopes)
De acordo com ofício encaminhado pela atual diretora do Nossa Senhora de Lourdes, Maria de Lourdes Maciel de Melo Peixoto, à Secretaria de Saúde de Icó, o motivo do fechamento é o atraso no repasse dos recursos públicos por prestação de serviços referentes aos meses de novembro e dezembro do ano passado. O documento faz referência a repasses do Sistema único de Saúde (SUS) como o da Autorização de Internação Hospitalar (AIH). 
Segundo a direção do hospital, esses repasses representam 95% do dinheiro utilizado para pagar  compromisso  com fornecedores e funcionários. Ainda conforme o ofício, os médicos, que contavam com os seus pagamentos com recursos municipais para os plantões, não foram remunerados pelos meses de novembro e dezembro do ano passado, sendo impraticável organizar uma escala para atendimento dos mesmos.  Com o atraso, também estão vencidos  encargos e impostos diversos. A consequência foi a paralisação da prestação de serviço e atendimento.
Não renovação do convênio piorou a situação
Outro fator determinante é que a unidade contava com a parceria da administração municipal até 31 de dezembro do ano de 2012,e, por conta disto, o município arcava com os plantões médicos na área de obstetrícia. Só que desde primeiro de janeiro de 2013, o hospital deixou de contar com tal suporte, e até agora, segundo a direção não foi mantido qualquer contato com a nova administração municipal sobre o assunto, representando incerteza na continuidade da parceria.
A titular da Secretaria de Saúde de Icó, Lúcia Barreto, informou que existe a intenção de renovar o convênio, porém o órgão cobra o detalhamento de como estavam sendo gastos os R$ 95 mil repassados mensalmente para o Nossa Senhora de Lourdes. “A gente precisa que o hospital apresente os requisitos, escala de plantão, e os demais detalhes. O pagamento de dezembro e a renovação do contrato estão atrelados a essa prestação de contas”, contou, acrescentando que o mês de novembro é de responsabilidade da gestão anterior. “O vice-prefeito passado era diretor desse hospital”, comentou Lúcia. 
A secretária não soube informar a quantidade de pessoas que estavam internadas no Nossa Senhora de Lourdes, e  qual o destino delas. “A gente ainda não tem essas informações. Estamos, nesse momento, trabalhando para adequar o Hospital Regional para receber a população que está sendo prejudicada”, explicou, acrescentando que o convênio que a Prefeitura tinha com o Hospital do Dr. Quilon  era direcionado na área de obstetrícia. "Paralelamente a resolução rápida deste problema, estamos organizando melhor o serviço de atenção básica, com alocação de médicos”, disse.
Hospital Regional  se adequa para receber nova demanda
O Hospital Regional de Icó, que atende clínica geral, traumatologia e cirurgia,  informou que está providenciando a estrutura também para passar a atender às gestantes e realizar partos. "De uma forma responsável, com muita tranquilidade, estamos apoiando as gestantes que aqui estão chegando,  e providenciando os equipamentos e recursos humanos para atender a essa demanda", ratificou a diretora do Hospital Regional, Geania Landim.
Segundo ela, por enquanto, o aumento no atendimento foi pequeno, de apenas quatro mulheres grávidas. Contudo, mesmo assim, o hospital está sendo adaptado para mais esse tipo de demanda. "Esse serviço não era feito por nós. Era encaminhado para o Nossa Senhora de Lourdes. Já abrimos a contratação de mais médicos. Na equipe, já temos dois obstetras, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem qualificados. Com certeza, deveremos estar acolhendo essas pessoas sem nenhum agravo para gestante nem para o bebê. É nosso compromisso", contou a diretora.
O Hospital Regional de Icó atende 169 mil habitantes de sete municípios.

Nenhum comentário: