Nosso novo site está no ar

terça-feira, 2 de abril de 2013

Para Cid, anúncio de Dilma sobre seca é satisfatório, mas há pendência


Presidente Dilma e representantes de 11 estados se reuniram em Fortaleza.
Presidente da Faec diz que medidas requerem aplicação 'emergencial'.


Os anúncios feitos pela presidente Dilma Rousseff na tarde desta terça-feira (2) para o combate à seca no Nordeste são "satisfatórios", na avaliação do governador do Ceará, Cid Gomes. "Praticamente todas as demandas foram atendidas, até em um grau maior do que pedíamos", disse Cid. No entanto, afirma o governador, há pedidos dos estados que ainda serão avaliados pela Presidência da República.
"Foi pedida a desoneração do PIS/Cofins para o agricultor, que ela [Dilma Rousseff] remeteu para um segundo momento. Ela disse que deve ser vinculado à redução de tarifas. A grande tarefa é a ampliação da tarifa verde. De 9h30 a 6h, a energia é 30% do valor normal. Foi pedido para ser ampliado até meio-dia. Isso para o pequeno produtor. Ela ficou de levar o pedido para o Ministério de Minas e Energia", afirmou Cid.
A presidente Dilma Rousseff, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e governadores e representantes de 11 estados do Brasil participaram da na 17ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) na manhã desta terça-feira em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, onde a presidente fez anúncio de investimentos contra a seca na região do semi-árido do Brasileiro.
O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Sabóia, diz que aprova os anúncios da presidente, mas afirma que eles devem ser aplicados de forma "emergencial". "Fiquei muito satisfeito em ver uma presidente da república estar falando em forragem, cilagem, alimentação para rebanho, a gente não via no passado. O governo tem consciência, mas os prazos não estão bem definidos face à medida emergencial que os fatos requerem", diz. "As medidas devem ser implantadas em abril ou o rebanho morrerá", diz.
Milho
Entre os anúncios da presidente Dilma Rousseff, está o fornecimento de 340 mil toneladas de milho que servirão de alimentação para o rebanho. A distribuição do produto será de responsabilidade dos governos estaduais. "340 mil toneladas no milho, isso é um acréscimo de 40 toneladas em relação à medida já assinada há um tempo. E a entrega não pode esperar pelo lançamento do Plano Safra", diz Flávio Sabóia.

Cid Gomes afirmou que ainda não há data definida para o produto chegar ao Ceará, estado que receberá 49 mil toneladas do produto. "Assim que chegar de navio, vamos iniciar a distribuição. Estamos fazendo uma operação de guerra para que o milho seja distribuído de todas as formas", afirmou Cid Gomes.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou novos investimentos de R$ 9 bilhões em ações de combate aos efeitos da seca. "Este valor pode ser ainda maior se contarmos com recursos de outros órgãos como a Funasa'', disse.

Nenhum comentário: