Nosso novo site está no ar

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Quiterianópolis conquista 1º lugar no SPAECE 2014 entre os municípios da Crede 15

O Município alcançou 217,7 pontos de proficiência, desbancando Tauá, que ficou com 201,4 pontos e há dois anos ocupava o primeiro lugar no ranking


O município de Quiterianópolis é o primeiro colocado no ranking do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece – Edição 2014), entre os municípios que compõem a Coordenadoria Regional de Educação (Crede 15). O resultado foi apresentado na manhã dessa segunda-feira (29), no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios, e foi recebido com euforia pela secretária municipal de Educação, Genilde Soares.

Quiterianópolis alcançou 217,7 pontos de proficiência, desbancando Tauá, que ficou com 201,4 pontos e há dois anos ocupava o primeiro lugar na Crede 15. Em Quiterianópolis, foram avaliadas 752 crianças do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental das escolas públicas. O Município alcançou o primeiro lugar em todos os anos avaliados.

A coordenadora municipal do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), Paula Moura, destaca que esse resultado é a soma de esforços de toda equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), gestores escolares, professores e alunos. “Temos uma equipe empenhada, que visita as escolas mensalmente, conversando e orientando alunos e professores com objetivo de alcançar os melhores resultados”, frisou.

A secretária Genilde Soares ressalta que esse resultado só foi possível por conta do total apoio do prefeito Dr. Barreto e toda administração municipal. Ela destaca a valorização dos profissionais da Educação como um dos itens determinantes para esse resultado. “Agradecemos aos nossos gestores e de forma especial aos atores principais dessa conquista: os professores”, frisou. 

SPAECE
O Spaece avalia o conhecimento de Português dos alunos do 2º ano e Português e Matemática dos alunos de 5º e 9º anos. É uma avaliação externa aplicada pelo Centro de Políticas Públicas de Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.  

A prova aplicada tem 22 questões em Português avalia as competências de leitura, escrita e compreensão do aluno. Em Matemática, a avaliação traz questões contextualizadas de cálculos básicos, raciocínio lógico e geometria.

Os dados do Spaece serão utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino. 

Resultado de todos os municípios da Crede 15:
Aiuaba 201,2
Arneiroz 157,1
Parambu 171,6
Quiterianópolis 217,7
Tauá 201,4


Nenhum comentário: