Nosso novo site está no ar

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Audic Mota encara a falta de material básico no HGF como atestado de óbito da saúde pública do estado


O Deputado Audic Mota (PMDB) usou a tribuna para chamar atenção para o recorrente problema na saúde pública do estado: a ausência de material e a má de administração dos recursos.

O parlamentar comentou sobre a nota enviada pelos membros da diretoria do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) onde relatam a paralização por tempo indeterminado das cirurgias eletivas, emergências geral, obstétrica e UTI neonatal por conta da super lotação e falta de abastecimento de insumos básicos (uvas, atadura, sabão, soro, etc) para assistência aos pacientes.

Para o líder do PMBD a falta de material de atendimento primário e essencial representa a completa ausência de funcionamento da máquina pública. “Quando você não abastece um hospital de insumos básicos quer dizer que ele não pode abrir e fechar e mostra uma completa irresponsabilidade com a saúde do Estado.” Ressaltou.

Em aparte do deputado Danniel Oliveira (PMDB) afirmou que a saúde do Estado está vivendo um caos. “Os corredores dos hospitais informam a situação da saúde atualmente e não adianta dizer que vai construir hospitais e continuar a fantasiar.” Alertou o correligionário. O deputado alertou também para o Hospital Regional do Cariri que, para ele, será o próximo a relatar problemas de super lotação e atendimento nos corredores.

O descaso e a dificuldade vivida pelos profissionais da saúde significa, para o deputado, que não há quem tome providências. A direção informa ainda que o material existente no hospital não atende quem está internado atualmente e não tem estrutura para receber mais pacientes.

A situação viola um direito básico da população: acesso a saúde. Para Audic é inadmissível e chega a ser triste que um hospital pare por motivos tão pequenos. “É triste, para não dizer irresponsável e irônico. Parece brincadeira parar o atendimento cirúrgico por causa da falta de abastecimento, é fazer tabula rasa da saúde do estado em um momento que se prega grandes avanços na saúde.”

Nenhum comentário: