Nosso novo site está no ar

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Odilon Aguiar apresenta projeto que cria programa de desenvolvimento e o Fundo de Desenvolvimento Sustentável


O deputado Odilon Aguiar informou, em pronunciamento no segundo expediente da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (06/05), sobre o projeto de indicação, de sua autoria, que prevê a criação do Programa Cearense do Desenvolvimento Sustentável (Procedes). O parlamentar acentuou que a proposta envolve a criação de um fundo gerido por diversos setores envolvidos com o desenvolvimento econômico, o Fundo de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo a proposta, o objetivo é incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva de energia sustentável e a auto suficiência de pessoas físicas e jurídicas no seu consumo; o desenvolvimento da cadeia produtiva da eficiência energética;  e o desenvolvimento da cadeia produtiva relacionada ao tratamento de  resíduos sólidos e líquidos urbanos, rurais e industriais.

O parlamentar lembrou que o Ceará foi pioneiro na produção de energia eólica, em 2001, e de energia solar, em 2010, no entanto, tem perdido espaço para outros estados da Federação, por falta de uma política específica para o setor. “Hoje, o Piauí, que há bem pouco tempo não produzia nada de energia eólica, está recebendo altos investimentos. Precisamos dar um incremento na geração de energia”, frisou.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) disse que Odilon “monta no cavalo na hora certa”, ao apresentar o projeto. Ele considerou que a produção de energia deve ser incentivada.

O deputado Leonardo Pinheiro (PSD) disse que a energia alternativa é muito importante para o mundo, e que o Ceará tem o maior potencial de produção de energia eólica entre todos os estados brasileiros.

Nenhum comentário: