Nosso novo site está no ar

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Dia Municipal da Poesia instituído durante XXV Festival de Repentistas de Mombaça


O XXV Festival de Repentistas de Mombaça, realizado pelo poeta e repentista Antonio Carleudo, com apoio da Prefeitura de Mombaça, através da Secretária de Juventude, Esporte e Cultura, Associação Comunitária do Distrito de Morava Nova e vereador Wando Jota, teve algo a mais nessa edição: a homologação da Lei Municipal nº 814/2015, de 19 de maio de 2015, que institui o Dia Municipal da Poesia, dia 19 de maio.

A assinatura da Lei, pelo prefeito Ecildo Filho, aconteceu em meio ao festival, na presença de um auditório lotado de pessoas, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mombaça, local do Festival. Em suas palavras Ecildo Filho parabenizou o poeta Antonio Carleudo pelo desafio de realizar o evento a mais de duas décadas e elogiou o arte de fazer versos tão bonitos a partir de temas e assuntos apresentados na hora. Lembrou que sua gestão faz investimentos na cultura regional quando apóia o Circuito de Vaquejada e os festivais de violas.

O XXV Festival de Repentistas de Mombaça fez uma homenagem especial a um grande admirador da poesia e do repente, Sr. Chico Enéias, pai do vereador Wando Jota, autor do requerimento que instituiu o Dia Municipal da Poesia. Os repentistas que formaram as duplas de poetas vieram de diversos municípios e ficaram na incumbência de mostrarem seus dotes nas sextilhas e motes indicados pela organização do Festival. Ao final do evento cada dupla levou seu troféu de participação no XXV Festival de Repentistas de Mombaça.

Para o Secretário de Juventude Esporte e Cultura, Ney Werbson, o repente deve ser resgatado e fez a sugestão que a próxima edição do Festival seja realizado em praça pública para que tenha uma maior visibilidade pela população.

Duplas Participantes do Festival

Antônio Carleudo (Mombaça) x Edmilson Severino (Iguatu)

Marcos Evangelista (Mombaça) x Cícero Daniel (Mombaça)

Chico Chagas (Independência) x Osmarino Freitas (Mombaça)

Chico Oliveira (Acopiara) x Geovani Coelho (Tauá)

Antonio Torquato (Parambu) x Chico Ivo (Brasilia-DF)

Jonas Bezerra (Iguatu) x Joas Rodrigues (Iguatu)

Israel Custódio (Lavras da Mangabeira) x Jonas Bezerra (Iguatu)

O Festival de Repentista de Mombaça marca a data de aniversário de nascimento do poeta mombacense Antônio Carleudo, dia 19 de maio. Agora será também, por força de Lei Municipal, comemorado Dia Municipal da Poesia.

Nenhum comentário: