Nosso novo site está no ar

terça-feira, 26 de maio de 2015

TAC para serviços de TV por assinatura será discutido


As operadoras de TV por assinatura e os órgãos ligados à defesa do consumidor se reúnem nesta quarta-feira (27) para definirem os termos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com um plano de metas e redução de demandas para as empresas Sky, Oi, GVT, Multiplay e Claro/NET. A reunião será às 14h30min, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa e acontece após audiência pública realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e Procon da Assembleia Legislativa. Nos quatro primeiros meses deste ano, apenas o Procon da Assembleia recebeu mais de 200 reclamações.

Na última segunda-feira (25), a operadora Sky – que foi a única a se ausentar na audiência pública passada – foi multada em R$ 152.258,40 pelo Procon Fortaleza, após reincidência de cobranças indevidas. A medida foi tomada depois que o órgão recebeu reclamações de vários consumidores, que relataram valores duplicados ou de serviços não prestados. A Sky é campeã de reclamações e é a que tem mais mais assinantes.

“Esse TAC vai estabelecer prazos para a redução dos percentuais de reclamação de cada empresa, tendo como parâmetro o fato de que se houver diminuição no volume de queixas, consequentemente, isso é resultado na melhoria do serviço prestado pelas operadoras. Caso não sejam cumprido o que for firmado no Termo de Ajustamento de Conduta, haverá pagamento de multa e serão tomadas as medidas judiciais cabíveis”, destacou o deputado Odilon Aguiar, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia.  

Caso seja concretizado o TAC entre entidades de defesa do consumidor e operadoras de TVs por assinatura, a ação será inédita no Brasil. Além das operadoras, estarão presentes na reunião o Procon da Assembleia, Procon Fortaleza, Decon Ceará e Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE.




Nenhum comentário: