Vereadores escolherão entre Hérberlh Mota, apoiado pelo PMDB, e César Veras, do grupo que une PT e Pros
Quase dois mil integrantes dos legislativos municipais irão eleger hoje o novo presidente da União de Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). Sob acusação de servir de palanque à presidência anterior da entidade, a UVC terá uma eleição marcada por queda de braço entre os dois grupos que brigaram pelo Governo do Estado em outubro do ano passado.
A disputa entre Hérberlh Mota (PSD) e César Veras (Pros) confirma ainda o rompimento do atual comando da entidade com o grupo que levou Audic Mota (PMDB) à liderança da UVC. O peemedebista venceu em 2013 auxiliado pela família do ex-vice-governador Domingos Filho, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Em 2014, porém, Audic Mota se aliou ao senador e então candidato ao governo Eunício Oliveira (PMDB), conquistando vaga na Assembleia.
Do outro lado, o deputado federal Domingos Neto (Pros) tem articulado aproximações entre integrantes do Pros e do PT para tentar garantir a vitória de César Veras. Hoje, Veras chega à disputa como o candidato do grupo do governador Camilo Santana (PT).
Diretor-financeiro da União de Vereadores, César Veras é crítico de Audic. Segundo ele, enquanto foi presidente da UVC, o peemedebista fez da entidade um “projeto pessoal para se eleger deputado”. Em defesa, o deputado garantiu que defende uma candidatura que tenta evitar “interferências políticas” contra a entidade.
Hérberlh, ocupante da 3ª secretaria da UVC, defende o primo. Segundo ele, Audic “reforçou importantes laços com entidades, sobretudo, de caráter educacional”.
Ao todo, 1.937 vereadores de quase todos os municípios cearenses deverão escolher entre os dois nomes para liderar e entidade no próximo biênio (2015/2017). A votação terá duração de quatro horas (das 10h às 14h), em dez seccionais espalhadas pelo Estado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizará urnas eletrônicas para auxiliar a escolha do novo presidente. O resultado deverá ser conhecido a partir das 15h.
Por Erivelton Melo
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Plenário aprova projeto que altera pena para pichação
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na sessão de ontem, quarta-feira (29) projeto de Lei do deputado Domingos Neto que muda a pena para o crime de pichação ou degradação de edificação ou monumento urbano. A matéria será apreciada no Senado em razão de tramitar conjuntamente com o PL 3187/97, originário daquela Casa (PLS 260/1995) de autoria do senador Romeu Tuma. Com o requerimento de urgência, apresentado no final de março pelo deputado Domingos Neto para apreciação do projeto de sua iniciativa, a matéria foi, finalmente, aprovada.
No texto votado na noite de ontem, emenda do deputado Alessandro Molon - PT-RJ, transforma a pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, prevista na lei 9.605/98, sobre condutas lesivas ao meio ambiente, em prestação de serviços à comunidade por até cinco meses, relacionados, preferencialmente, a ações de conservação de edificações, patrimônio ou vias públicas. Fará parte da pena também a reparação do dano à vítima. Em caso de reincidência, a pena prevista de prestação de serviços será aplicada pelo prazo máximo de 10 meses.
O texto original do PL 985/15, de autoria do deputado Domingos Neto, dobrava a pena atual e estabelecia que o condenado, se autuado em flagrante, perderia os benefícios sociais eventualmente concedidos pelo Governo. Para o deputado Alessandro Molon “o aumento da pena faria com que o infrator se tornasse um criminoso pior”. Para Domingos Neto, porém, penalidades mais rígidas poderiam poupar os jovens de, em busca de aventuras, acessarem a porta de entrada para crimes mais graves. “O ato da pichação, aparentemente uma brincadeira, instiga a competitividade juvenil, fomenta a formação de gangues e leva os jovens ao encontro de drogas e outros delitos prejudiciais à sociedade, à família e a sí próprio ao fugirem da polícia nas sombras da noite”.
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Deputado Audic Mota fala em defesa dos policiais civis
Na sessão plenária desta quarta-feira (29) o Deputado Audic Mota (PMDB) citou a importância da valorização dos profissionais da segurança pública do Estado.
Para ele a promoção dos policiais militares foi um grande passo na segurança pública. “Agora é preciso pleitear a promoção dos policiais civis. Essa é a próxima pauta, já que esses profissionais são o conjunto da segurança pública”, destacou o deputado.
Mulheres querem sexo no fim da noite, enquanto homens preferem as manhãs
Uma pesquisa promovida pela marca de brinquedos eróticos Lovehoney revelou que homens e mulheres discordam em relação ao melhor horário para fazer sexo. De acordo com o estudo, as mulheres sentem maior desejo sexual às 23h21. Já os homens sentem vontade equivalente 15 horas antes, às 7h54. As informações são do “Daily Mail”.
Em geral, os homens demonstraram ter mais desejo pela manhã, no período entre 6h e 9h. O dado é um problema para os casais heterossexuais, já que apenas 11% das mulheres afirmaram o mesmo. Para elas, a libido está no auge entre 23h e 2h, no começo da madrugada. Porém, por volta desse horário, somente 16% dos homens se sentem dispostos a manter relações sexuais. O horário que mais agradaria ambos os sexos é entre 11h e 14h, no meio da jornada de trabalho.
Realizada no Reino Unido, a pesquisa ouviu 2,3 mil pessoas. Ainda segundo o estudo, 68% das mulheres e 63% dos homens disseram já ter se relacionado com pessoas cuja libido sexual era diferente da deles. Mesmo assim, homens e mulheres tendem a se casar com parceiros que tenham uma libido similar a deles.
Coelce: Comissão realiza audiência pública nesta quinta-feira, 30
A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (30) audiência pública para discutir e definir providências sobre a dupla tarifação na conta de energia elétrica por parte da Coelce.
A realização da sessão é resultado do requerimento de autoria do deputado Odilon Aguiar, que é presidente da Comissão do Consumidor e classificou como indevida e constrangedora a duplicidade da cobrança.
A audiência pública será nesta quinta-feira, às 15 horas, na Sala das Comissões. Estarão presentes a Coelce, Ministério Público Estadual, a Arce (Agência Reguladora de Serviços Delegados do Ceará), ANEEL, OAB e Defensoria Pública.
Após prisão, Jones perde cinturão e é substituído por Cormier
A situação de Jon Jones se complicou de vez. Depois de provocar um acidente de trânsito e fugir do local sem prestar socorro às vítimas, incluindo uma grávida que teve o braço quebrado, o atleta sofreu dura punição do UFC, nesta terça-feira. A organização retirou o cinturão de "Bones", o suspendeu por tempo indeterminado e o removeu do card do UFC 187, programado para 23 de maio em Las Vegas. Ele será substituído por Daniel Cormier, que agora fará a luta principal do evento contra Anthony Johnson, em disputa válida pelo título da categoria.
Uma reunião envolvendo Jones, Dana White - presidente do Ultimate - Lorenzo Fertitta - um dos donos da organização- , e Lawrence Epstein - vice-presidente executivo do UFC - selou a exclusão do atleta do evento na noite desta terça-feira. A notícia foi anunciada pelo próprio Dana no programa "Fox Sports Live", nos EUA:
- Jones não falou muita coisa na nossa reunião, claro que tem muita coisa para resolver agora. Seu advogado não o deixou falar muito, mas nós queríamos saber os fatos reais, porque muita coisa foi dita sobre o que aconteceu e havia muita especulação. Nós queríamos saber o lado do Jones da história - declarou Dana.
O mandatário também afirmou que o lutador está bastante chateado com a situação.
- Claro que ele está muito desapontado e chateado. Jones queria ser reconhecido como um dos melhores da história, está desapontado, mas fizemos o que tínhamos que fazer. Para nós, isso não é algo legal de se fazer, mas o show precisa continuar. Cormier estava muito empolgado para essa oportunidade - completou.
Logo após o anúncio, o UFC divulgou um comunicado oficial sobre a situação do lutador:
"O UFC anuncia que está suspendendo Jon Jones por tempo indeterminado e retirando o seu cinturão peso-meio-pesado como resultado das violações ao código de conduta da nossa organização. Jones foi recentemente preso em Albuquerque com uma acusação de crime por fugir do local do acidente envolvendo uma pessoa ferida. Como resultado dessa acusação e de outras violações do nosso código de conduta, a organização acredita que é melhor conceder tempo ao Jones para que ele foque nas suas pendências legais.
O UFC sente fortemente que os atletas precisam seguir algumas normas dentro e fora do octógono. Embora haja um certo desapontamento nesses acontecimentos recentes, a organização continua apoiando o Jones enquanto ele estiver passando por esse processo legal.
Com essa decisão, o UFC determinou que o desafiante número um, Anthony Johnson, passa a enfrentar o terceiro colocado, Daniel Cormier, pelo cinturão dos meio-pesados no UFC 187, dia 23 de maio, em Las Vegas"
Jon Jones era o detentor do cinturão dos meio-pesados desde março de 2011. Dentro do octógono, ele seguia em grande fase, porém, na vida pessoal, o panorama é outro. O americano foi flagrado no exame antidoping por uso de cocaína em janeiro deste ano e, esta semana, envolveu-se no acidente automobilístico.
Por conta do acidente, o lutador foi detido na noite de segunda-feira, e liberado três horas mais tarde após pagamento de fiança. Uma das vítimas, uma mulher grávida de 20 e poucos anos, sofreu uma fratura no braço e Jones fugiu a pé do local da ocorrência. No carro alugado que dirigia, que ficou destruído, foram encontrados maconha e um depurador para consumo da droga, além de documentos do lutador.
Uma reunião envolvendo Jones, Dana White - presidente do Ultimate - Lorenzo Fertitta - um dos donos da organização- , e Lawrence Epstein - vice-presidente executivo do UFC - selou a exclusão do atleta do evento na noite desta terça-feira. A notícia foi anunciada pelo próprio Dana no programa "Fox Sports Live", nos EUA:
- Jones não falou muita coisa na nossa reunião, claro que tem muita coisa para resolver agora. Seu advogado não o deixou falar muito, mas nós queríamos saber os fatos reais, porque muita coisa foi dita sobre o que aconteceu e havia muita especulação. Nós queríamos saber o lado do Jones da história - declarou Dana.
O mandatário também afirmou que o lutador está bastante chateado com a situação.
- Claro que ele está muito desapontado e chateado. Jones queria ser reconhecido como um dos melhores da história, está desapontado, mas fizemos o que tínhamos que fazer. Para nós, isso não é algo legal de se fazer, mas o show precisa continuar. Cormier estava muito empolgado para essa oportunidade - completou.
Logo após o anúncio, o UFC divulgou um comunicado oficial sobre a situação do lutador:
"O UFC anuncia que está suspendendo Jon Jones por tempo indeterminado e retirando o seu cinturão peso-meio-pesado como resultado das violações ao código de conduta da nossa organização. Jones foi recentemente preso em Albuquerque com uma acusação de crime por fugir do local do acidente envolvendo uma pessoa ferida. Como resultado dessa acusação e de outras violações do nosso código de conduta, a organização acredita que é melhor conceder tempo ao Jones para que ele foque nas suas pendências legais.
O UFC sente fortemente que os atletas precisam seguir algumas normas dentro e fora do octógono. Embora haja um certo desapontamento nesses acontecimentos recentes, a organização continua apoiando o Jones enquanto ele estiver passando por esse processo legal.
Com essa decisão, o UFC determinou que o desafiante número um, Anthony Johnson, passa a enfrentar o terceiro colocado, Daniel Cormier, pelo cinturão dos meio-pesados no UFC 187, dia 23 de maio, em Las Vegas"
Jon Jones era o detentor do cinturão dos meio-pesados desde março de 2011. Dentro do octógono, ele seguia em grande fase, porém, na vida pessoal, o panorama é outro. O americano foi flagrado no exame antidoping por uso de cocaína em janeiro deste ano e, esta semana, envolveu-se no acidente automobilístico.
Por conta do acidente, o lutador foi detido na noite de segunda-feira, e liberado três horas mais tarde após pagamento de fiança. Uma das vítimas, uma mulher grávida de 20 e poucos anos, sofreu uma fratura no braço e Jones fugiu a pé do local da ocorrência. No carro alugado que dirigia, que ficou destruído, foram encontrados maconha e um depurador para consumo da droga, além de documentos do lutador.
Domingos Neto busca solução para seguro-desemprego para os pescadores
Os Ministérios da Pesca e do Trabalho e Emprego buscarão uma solução que viabilize o pagamento do seguro- desemprego aos pescadores artesanais do Ceará impedidos de receber o benefício por uma norma do Ministério Público do Trabalho.
O encaminhamento foi mediado pelo deputado Domingos Neto, Líder do PROS, em audiência na noite de ontem com o Ministro Helder Barbalho, que contou com a presença do Presidente da Colônia de Pescadores de Caridade, Pedro Oliveira dos Santos, e do Secretário Adjunto da Pesca do Ceará, Euvaldo Bringel. Para hoje, dia 29/04, está marcada uma reunião entre técnicos das duas pastas para tratar do assunto.
O Ministro Helder Barbalho, da Pesca, considerou ilegal a decisão do Ministério Público do Trabalho que definiu como parâmetro mínimo para pesca o volume de 20% das bacias. Com o quarto ano de seca que castiga o Estado, o entendimento é que não houve atividade pesqueira no Ceará, ou seja, os pescadores não exerceram a atividade e, dessa forma, não fazem jus ao seguro-desemprego.
Helder Barbalho contatou o Ministro do Trabalho e do Emprego, Manuel Dias, que se prontificou a construir uma saída legal para a situação que tem prejudicado os pescadores cearenses.
Domingos Neto tem defendido que as Colônias de Pescadores são as entidades legítimas para atestarem o exercício da atividade de pesca artesanal nos anos de 2013 e 2014. Ele afirma que todo pescador é formalmente vinculado à Colônia de sua região que faz a venda do pescado. Domingos Neto diz entender a necessidade de combater as fraudes na concessão do seguro-desemprego, mas nunca prejudicando o pescador. O parlamentar tem trabalhado junto ao relator da MP 665/2014, o senador Paulo Rocha, para incluir no PLV – relatório da medida provisória, uma excepcionalidade que garanta o pagamento do seguro-defeso quando a atividade da pesca for interrompida por fenômenos como a seca.
Após 33 anos, Marta Suplicy deixa o PT e crítica o partido pelos atos de corrupção
‘PT protagoniza um dos maiores escândalos de corrupção da história’, diz Marta ao pedir desfiliação
Na carta em que apresentou o seu pedido de desfiliação do PT, entregue nesta terça-feira aos diretórios municipal, estadual e nacional da legenda, a senadora Marta Suplicy (SP) acusa o partido de protagonizar um dos maiores escândalos de corrupção da história do país. A sigla, no qual Marta militou por 33 anos, disse que vai ingressar na Justiça Eleitoral para obter o mandato da senadora. Em entrevista em Brasília, a senadora ressaltou que se sentiu “traída” pelo partido.
Na carta, Marta, faz referências indiretas aos escândalos do mensalão e de corrupção na Petrobras e afirma ser “de conhecimento público que o Partido dos Trabalhadores tem sido protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção que a nação brasileira já experimentou, sendo certo que mesmo após a condenação de altos dirigentes, sobrevieram novos episódios a envolver sua direção nacional”.
“Para mim, como filiada e mandatária popular, os crimes que estão sendo investigados e que são diária e fartamente denunciados pela imprensa constituem não apenas motivo de indignação, mas consubstanciam um grande constrangimento”, escreveu a senadora.
Diz ainda que “os princípios e o programa partidário do PT nunca foram tão renegados pela própria agremiação, de forma reiterada e persistente”. “Aqueles que, como eu, acreditam nos propósitos éticos de sua carta de princípios, consolidados em sua programa e em suas resoluções partidárias, não têm como conviver com essa situação sem que essa atitude implique uma inaceitável conivência”.
Marta ainda acusa a direção partidária de isolá-la e estigmatizá-la. Diz que suas atividades partidárias e parlamentares foram cerceadas pela direção, o que colocou em risco a sua eleição para o Senado em 2010. “Percebi que o Partido dos Trabalhadores não possui mais abertura nem espaço para o diálogo com suas bases e seus filiados dando mostras reiteradas de que não está interessado, ou não tem condições, de resgatar o programa para o qual foi criado, nem tampouco recompor os princípios perdidos”, escreveu a senadora, que acrescentou estar vivendo o pior momento de sua vida política.
A ex-prefeita de São Paulo afirma que a legenda se distanciou completamente dos fundamentos que “há 35 anos nos levaram a construí-lo com entusiasmo e envolvimento”. “Até onde pude, tentei reverter essa situação. Não fui ouvida. Não tenho compromisso com os reiterados desvios programáticos e toda sorte de erros cometidos”.
Com receio da ofensiva petista na Justiça, Marta usa o cerceamento que teria sofrido da direção para justificar a sua saída e diz que sua “prioridade é a fidelidade ao mandato que foi outorgado pelo povo de São Paulo”.
Assim que souberam da carta, os petistas anunciaram a decisão de tentar reaver o mandato.
— Só nos resta buscar nossos direitos — disse Jorge Coelho, vice-presidente do Diretório Nacional, que lamentou a decisão de Marta: — A gente só lamenta que tenha sido desta maneira, sem debate e sem condições de contrapor os argumentos dela— comentou Coelho ao GLOBO.
O vice-presidente do Diretório Nacional admitiu não ser fácil obter o mandato, já que o TSE já deu ganho de causa a outros senadores que deixaram suas legendas.
— Mas a gente batalhou muito para eleger a Marta não só como senadora, mas em todas as vezes que ela se candidatou — disse.
Advogados do PT ainda discutem se a Justiça Eleitoral será acionada pelo diretório nacional ou estadual. A tendência é que o processo seja movido pela direção estadual, ocupada pelo presidente Emídio de Souza. Em conversas recentes com o GLOBO, Emídio já havia manifestado a intenção de requerer que o mandato fique com a legenda. Nesse caso, poderia ocupar a vaga de Marta um de seus mais antigos aliados, Paulo Frateschi, ex-presidente do PT paulista.
A direção petista avalia que tem chances de obter uma decisão favorável à Justiça, principalmente porque, segundo os petistas, Marta não teria sofrido cerceamento em suas críticas ao PT. Desde o fim das eleições do ano passado, a ex-petista faz severas críticas tanto à legenda quanto ao governo.
Marta deixa o PT para disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem, contra o prefeito Fernando Haddad, petista. Em sua festa de aniversário, no mês passado, anunciou que ingressaria no PSB, do vice-governador de São Paulo, Márcio França. A migração de legenda tem anuência do PSDB, do governador Geraldo Alckmin.
Francisco Rocha, o Rochinha, coordenador da tendência majoritária do PT, da qual Marta sempre fez parte, criticou a decisão da senadora, mas disse que a notícia da desfiliação não surpreendeu os petistas. A senadora viveu um verdadeiro litígio com o PT nos últimos meses.
— É uma perda para os dois lados. Historicamente, todos os que saíram do PT para tentar uma aventura fora se deram muito mal. Pau que bate em Chico bate em Francisco— disse Rochinha, para quem, em suas palavras, a eventual candidatura de Marta não mudaria as chances de Haddad ser reeleito.
Outro vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, confirmou que os petistas querem a vaga no Senado:
— O PT não deve nada para Marta. A devedora é ela, que foi eleita pela militância para todos os cargos que disputou. Vá, mas deixe o cargo— disse Cantalice.
Para o cientista político Carlos Melo, do Insper, a entrada de Marta na sucessão municipal faz com que Haddad dispute o pleito com uma adversária de seu próprio campo, complicando sua tentativa de reeleição. Por outro lado, a ex-petista vai atrair eleitores que hoje estão contra o partido do prefeito.
—Os dois concorreriam na mesma faixa (entre eleitores da periferia e votos à esquerda), mas é verdade também que ela tem potencial para pegar o voto anti-PT, conquistando eleitores do PSDB e de outros partidos. Ela está numa franja de oposição ao PT que hoje é muito grande— disse o especialista.
Segundo Melo, Marta deixou o PT porque se sentia “preterida” em diversas ocasiões:
—Marta vinha em rota de choque com o PT há muito tempo e, ultimamente, vem em um jogo de cotoveladas muito grande. Marta tem uma avaliação a respeito de si própria bastante positiva, achando que deveria ser candidata e acabando preterida pelo partido. Sua meta, agora, é ser prefeita e ela faz críticas que têm eco na sociedade. Mas não está deixando o PT apenas por indignação, mas por ter seu espaço cerceado.
Na opinião de Carlos Melo, o andamento da pauta no Congresso Nacional pode determinar ainda novas baixas no PT. Um dos insatisfeitos com o partido e o governo é o senador Paulo Paim (PT-RS), que já ameaçou deixar a legenda caso não haja modificações no ajuste fiscal proposto pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Na tarde desta terça-feira, Marta divulgou um vídeo para seus eleitores em sua página nas redes sociais. No vídeo, a ex-petista diz que o PT se “desviou” de seus objetivos.
“Eu ajudei a fundar o PT há mais de trinta anos. E me orgulho de ter lutado para melhorar a vida dos brasileiros mais pobres, que nunca tiveram chance neste país. Mas o PT acabou se desviando do caminho certo e se contaminando com o poder. Eu quero dizer hoje a vocês que eu não me desviei dos valores que meus pais me ensinaram e que eu ensinei aos meus filhos. Que eu não me desviei da luta por um país mais justo. E que por essas razões, eu deixo hoje o partido. Não para desistir do caminho que iniciei há trinta anos. Mas para continuar a segui-lo”, diz a senadora.
(Colaborou Julianna Granjeia do O Globo)
Na carta em que apresentou o seu pedido de desfiliação do PT, entregue nesta terça-feira aos diretórios municipal, estadual e nacional da legenda, a senadora Marta Suplicy (SP) acusa o partido de protagonizar um dos maiores escândalos de corrupção da história do país. A sigla, no qual Marta militou por 33 anos, disse que vai ingressar na Justiça Eleitoral para obter o mandato da senadora. Em entrevista em Brasília, a senadora ressaltou que se sentiu “traída” pelo partido.
Na carta, Marta, faz referências indiretas aos escândalos do mensalão e de corrupção na Petrobras e afirma ser “de conhecimento público que o Partido dos Trabalhadores tem sido protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção que a nação brasileira já experimentou, sendo certo que mesmo após a condenação de altos dirigentes, sobrevieram novos episódios a envolver sua direção nacional”.
“Para mim, como filiada e mandatária popular, os crimes que estão sendo investigados e que são diária e fartamente denunciados pela imprensa constituem não apenas motivo de indignação, mas consubstanciam um grande constrangimento”, escreveu a senadora.
Diz ainda que “os princípios e o programa partidário do PT nunca foram tão renegados pela própria agremiação, de forma reiterada e persistente”. “Aqueles que, como eu, acreditam nos propósitos éticos de sua carta de princípios, consolidados em sua programa e em suas resoluções partidárias, não têm como conviver com essa situação sem que essa atitude implique uma inaceitável conivência”.
Marta ainda acusa a direção partidária de isolá-la e estigmatizá-la. Diz que suas atividades partidárias e parlamentares foram cerceadas pela direção, o que colocou em risco a sua eleição para o Senado em 2010. “Percebi que o Partido dos Trabalhadores não possui mais abertura nem espaço para o diálogo com suas bases e seus filiados dando mostras reiteradas de que não está interessado, ou não tem condições, de resgatar o programa para o qual foi criado, nem tampouco recompor os princípios perdidos”, escreveu a senadora, que acrescentou estar vivendo o pior momento de sua vida política.
A ex-prefeita de São Paulo afirma que a legenda se distanciou completamente dos fundamentos que “há 35 anos nos levaram a construí-lo com entusiasmo e envolvimento”. “Até onde pude, tentei reverter essa situação. Não fui ouvida. Não tenho compromisso com os reiterados desvios programáticos e toda sorte de erros cometidos”.
Com receio da ofensiva petista na Justiça, Marta usa o cerceamento que teria sofrido da direção para justificar a sua saída e diz que sua “prioridade é a fidelidade ao mandato que foi outorgado pelo povo de São Paulo”.
Assim que souberam da carta, os petistas anunciaram a decisão de tentar reaver o mandato.
— Só nos resta buscar nossos direitos — disse Jorge Coelho, vice-presidente do Diretório Nacional, que lamentou a decisão de Marta: — A gente só lamenta que tenha sido desta maneira, sem debate e sem condições de contrapor os argumentos dela— comentou Coelho ao GLOBO.
O vice-presidente do Diretório Nacional admitiu não ser fácil obter o mandato, já que o TSE já deu ganho de causa a outros senadores que deixaram suas legendas.
— Mas a gente batalhou muito para eleger a Marta não só como senadora, mas em todas as vezes que ela se candidatou — disse.
Advogados do PT ainda discutem se a Justiça Eleitoral será acionada pelo diretório nacional ou estadual. A tendência é que o processo seja movido pela direção estadual, ocupada pelo presidente Emídio de Souza. Em conversas recentes com o GLOBO, Emídio já havia manifestado a intenção de requerer que o mandato fique com a legenda. Nesse caso, poderia ocupar a vaga de Marta um de seus mais antigos aliados, Paulo Frateschi, ex-presidente do PT paulista.
A direção petista avalia que tem chances de obter uma decisão favorável à Justiça, principalmente porque, segundo os petistas, Marta não teria sofrido cerceamento em suas críticas ao PT. Desde o fim das eleições do ano passado, a ex-petista faz severas críticas tanto à legenda quanto ao governo.
Marta deixa o PT para disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem, contra o prefeito Fernando Haddad, petista. Em sua festa de aniversário, no mês passado, anunciou que ingressaria no PSB, do vice-governador de São Paulo, Márcio França. A migração de legenda tem anuência do PSDB, do governador Geraldo Alckmin.
Francisco Rocha, o Rochinha, coordenador da tendência majoritária do PT, da qual Marta sempre fez parte, criticou a decisão da senadora, mas disse que a notícia da desfiliação não surpreendeu os petistas. A senadora viveu um verdadeiro litígio com o PT nos últimos meses.
— É uma perda para os dois lados. Historicamente, todos os que saíram do PT para tentar uma aventura fora se deram muito mal. Pau que bate em Chico bate em Francisco— disse Rochinha, para quem, em suas palavras, a eventual candidatura de Marta não mudaria as chances de Haddad ser reeleito.
Outro vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, confirmou que os petistas querem a vaga no Senado:
— O PT não deve nada para Marta. A devedora é ela, que foi eleita pela militância para todos os cargos que disputou. Vá, mas deixe o cargo— disse Cantalice.
Para o cientista político Carlos Melo, do Insper, a entrada de Marta na sucessão municipal faz com que Haddad dispute o pleito com uma adversária de seu próprio campo, complicando sua tentativa de reeleição. Por outro lado, a ex-petista vai atrair eleitores que hoje estão contra o partido do prefeito.
—Os dois concorreriam na mesma faixa (entre eleitores da periferia e votos à esquerda), mas é verdade também que ela tem potencial para pegar o voto anti-PT, conquistando eleitores do PSDB e de outros partidos. Ela está numa franja de oposição ao PT que hoje é muito grande— disse o especialista.
Segundo Melo, Marta deixou o PT porque se sentia “preterida” em diversas ocasiões:
—Marta vinha em rota de choque com o PT há muito tempo e, ultimamente, vem em um jogo de cotoveladas muito grande. Marta tem uma avaliação a respeito de si própria bastante positiva, achando que deveria ser candidata e acabando preterida pelo partido. Sua meta, agora, é ser prefeita e ela faz críticas que têm eco na sociedade. Mas não está deixando o PT apenas por indignação, mas por ter seu espaço cerceado.
Na opinião de Carlos Melo, o andamento da pauta no Congresso Nacional pode determinar ainda novas baixas no PT. Um dos insatisfeitos com o partido e o governo é o senador Paulo Paim (PT-RS), que já ameaçou deixar a legenda caso não haja modificações no ajuste fiscal proposto pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Na tarde desta terça-feira, Marta divulgou um vídeo para seus eleitores em sua página nas redes sociais. No vídeo, a ex-petista diz que o PT se “desviou” de seus objetivos.
“Eu ajudei a fundar o PT há mais de trinta anos. E me orgulho de ter lutado para melhorar a vida dos brasileiros mais pobres, que nunca tiveram chance neste país. Mas o PT acabou se desviando do caminho certo e se contaminando com o poder. Eu quero dizer hoje a vocês que eu não me desviei dos valores que meus pais me ensinaram e que eu ensinei aos meus filhos. Que eu não me desviei da luta por um país mais justo. E que por essas razões, eu deixo hoje o partido. Não para desistir do caminho que iniciei há trinta anos. Mas para continuar a segui-lo”, diz a senadora.
(Colaborou Julianna Granjeia do O Globo)
Nova série de Dragon Ball é anunciada após 18 anos
Depois de 18 longos anos de espera, a Toei Animation vai produzir a nova série Dragon Ball. Intitulado Dragon Ball Super e supervisionada por Akira Toriyama, a série vai estrear nas telas japonesas em julho de 2015 em Fuji TV.
Sequência de Dragon Ball Z, a série vai reunir todos os personagens e contar suas aventuras após a feroz batalha de Son Goku contra Majin Boo. “Tendo amado Dragon Ball desde a infância, é muito emocionante para ser uma parte deste projeto”, disse Osamu Nozaki, produtor de Fuji Television. “Toriyama desenvolveu um enredo que não é apenas um sonho tornado realidade para milhões de fças de Dragon Ball, mas que irá promover uma nova geração de espectadores”, completa.
Publicado como um mangá na revista japonesa Weekly Shonen Jump, em 1984, Dragon Ball evoluiu para uma marca mundialmente amada. Visto em mais de 70 países e com mais de 230 milhões de cópias de mangás vendidos, a saga de Goku e sua turma permanece como uma das séries de animê mais popular de todos os tempos.
terça-feira, 28 de abril de 2015
Agência do Banco do Brasil de Novo Oriente será reaberta
A agência do Banco do Brasil de Novo Oriente, explodida há cerca de um mês, começara a funcionar na próxima segunda-feira com serviços de auto- atendimento e emergenciais.
A garantia foi dada pelo superintendente do Banco do Brasil, Elói Medeiros, durante reunião com o deputado Odilon Aguiar e o prefeito de Novo Oriente, Godofredo Vieira. O funcionamento pleno da agencia deverá acontecer entre 30 e 60 dias.
Durante a reunião, o superintendente atendeu o convite do deputado Odilon e do prefeito para expor os projetos de expansão do Banco do Brasil em Tauá e Novo Oriente.
Sessão solene destaca centenário de Joaquim de Castro Feitosa
A Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (28/04), sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do agrônomo Joaquim de Castro Feitosa. A solenidade atende ao requerimento do deputado Odilon Aguiar (Pros) e acontece às 15h, no Plenário 13 de Maio.
“Muitos homens e mulheres de nosso Estado marcaram nossa história. Esta Casa habitualmente reconhece seus legados em benefício do nosso povo, com homenagens de diversas formas, como esse importante reconhecimento da AL a esse cearense defensor intransigente do meio ambiente”, enfatizou Odilon Aguiar.
Nascido no município de Tauá (CE), em 1915, Joaquim Castro formou-se agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo atuado no cenário das pesquisas ambientais com várias publicações técnico-científicas, como “Fontes Naturais dos Inhamuns”, “Anotações Climáticas de Tauá”, “Observações sobre o Cajueiro”, entre outras.
Fundou e presidiu, por 17 anos, a Sociedade Cearense de Defesa da Cultura e do Meio Ambiente (Socema). No município de Tauá, foi interventor em 1947.
Criou e presidiu, por 12 anos, a Fundação Bernardo Feitosa, mantenedora e guardiã do Museu Regional dos Inhamuns, que detém, sob sua orientação, o Centro Cultural do Inhamuns, com mais de 15.000 títulos.
Recebeu diversas comendas e honrarias, como a Medalha Chico Mendes, o Prêmio Empreendedor do Banco do Nordeste, a Homenagem Especial do Governo do Estado do Piauí, o Destaque Rotary 2001, entre outros.
CE/JU
“Muitos homens e mulheres de nosso Estado marcaram nossa história. Esta Casa habitualmente reconhece seus legados em benefício do nosso povo, com homenagens de diversas formas, como esse importante reconhecimento da AL a esse cearense defensor intransigente do meio ambiente”, enfatizou Odilon Aguiar.
Nascido no município de Tauá (CE), em 1915, Joaquim Castro formou-se agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo atuado no cenário das pesquisas ambientais com várias publicações técnico-científicas, como “Fontes Naturais dos Inhamuns”, “Anotações Climáticas de Tauá”, “Observações sobre o Cajueiro”, entre outras.
Fundou e presidiu, por 17 anos, a Sociedade Cearense de Defesa da Cultura e do Meio Ambiente (Socema). No município de Tauá, foi interventor em 1947.
Criou e presidiu, por 12 anos, a Fundação Bernardo Feitosa, mantenedora e guardiã do Museu Regional dos Inhamuns, que detém, sob sua orientação, o Centro Cultural do Inhamuns, com mais de 15.000 títulos.
Recebeu diversas comendas e honrarias, como a Medalha Chico Mendes, o Prêmio Empreendedor do Banco do Nordeste, a Homenagem Especial do Governo do Estado do Piauí, o Destaque Rotary 2001, entre outros.
CE/JU
Icasa anuncia amistoso com o Flamengo no Romeirão
O Icasa anunciou, em seu site oficial, ontem, que irá realizar um amistoso contra a equipe do Flamengo, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, às 19h30 do próximo sábado (2).
Eliminado na semifinal do Campeonato Cearense, o Verdão do Cariri está se preparando para a Série C do Campeonato Brasileiro, que começa em maio. Na primeira rodada, o Icasa enfrentará o Fortaleza, em Juazeiro, no dia 17.
O Flamengo está em situação semelhante. Fora da final do estadual do Rio de Janeiro, o rubro-negro está treinando para a primeira divisão do Brasileirão. O clube de maior torcida do Brasil estreia na competição no dia 10 de maio, diante do São Paulo.
Os ingressos não vão ser baratos. Para os setores de geral e social o valor vai custar a bagatela de R$ 100, enquanto os bilhetes para cadeira cativa serão vendidos a R$ 200. A comercialização das entradas para a partida começará amanhã, no CT do Praxedão.
Eliminado na semifinal do Campeonato Cearense, o Verdão do Cariri está se preparando para a Série C do Campeonato Brasileiro, que começa em maio. Na primeira rodada, o Icasa enfrentará o Fortaleza, em Juazeiro, no dia 17.
O Flamengo está em situação semelhante. Fora da final do estadual do Rio de Janeiro, o rubro-negro está treinando para a primeira divisão do Brasileirão. O clube de maior torcida do Brasil estreia na competição no dia 10 de maio, diante do São Paulo.
Os ingressos não vão ser baratos. Para os setores de geral e social o valor vai custar a bagatela de R$ 100, enquanto os bilhetes para cadeira cativa serão vendidos a R$ 200. A comercialização das entradas para a partida começará amanhã, no CT do Praxedão.
segunda-feira, 27 de abril de 2015
TCM: 3ª Etapa do Capacidades acontece em Morada Nova
Palestra do conselheiro Domingos Filho acontece nos próximos dias 28 e 29 de abril no IFCE do município de Morada Nova
Pensando em aprimorar a prestação dos serviços públicos nos municípios do Ceará, o Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está executando o projeto intitulado Capacidades. A terceira edição acontece no município de Morada Nova, na região Vale do Jaguaribe , nos próximos dias 28 e 29 de abril.
Como explica o presidente do TCM, Francisco Aguiar, o Projeto é voltado para profissionais de áreas de interesse, além da sociedade e de servidores públicos e inclui ainda cursos à distância, realização de palestras e atividades lúdicas. Há ainda, segundo o escopo do Projeto, cursos com orientações sobre transições de governo, uma vez que em 2016 serão realizadas novas eleições.
Já o presidente do Instituto, Domingos Filho, destaca que só com capacitação é possível contribuir para a melhoria do grau de eficácia dos serviços prestados. Domingos Filho acrescenta que o tempo investido em conhecimento e aperfeiçoamento passa a ser um bem tanto para o servidor quanto para a administração. “Nossa expectativa é oferecer reais condições para que os gestores exerçam suas funções com pleno conhecimento”, destaca o Conselheiro.
O Capacidade conta com a parceria de 15 instituições. Entre elas, representação do Executivo, Legislativo, Ministério Público Federal e Estadual, SEBRAE, SEPLAG e Conselho Regional de contabilidade.A previsão é de que o Projeto seja aplicado em quinze diferentes municípios, de forma regionalizada. Duas etapas já foram realizadas: em Juazeiro do Norte e uma Guaramiranga, contemplando 33 municípios. Para a etapa que será realizada em Morada Nova, as inscrições devem ser feitas no dia 28, a partir das 8h, durante a abertura do evento, no auditório do Instituto Federal do Ceará (Campus Morada Nova).
Lá, também participarão representantes dos municípios de Alto Santo, Ibicuitinga, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
Domingos Filho e governador Camilo Santana |
Como explica o presidente do TCM, Francisco Aguiar, o Projeto é voltado para profissionais de áreas de interesse, além da sociedade e de servidores públicos e inclui ainda cursos à distância, realização de palestras e atividades lúdicas. Há ainda, segundo o escopo do Projeto, cursos com orientações sobre transições de governo, uma vez que em 2016 serão realizadas novas eleições.
Já o presidente do Instituto, Domingos Filho, destaca que só com capacitação é possível contribuir para a melhoria do grau de eficácia dos serviços prestados. Domingos Filho acrescenta que o tempo investido em conhecimento e aperfeiçoamento passa a ser um bem tanto para o servidor quanto para a administração. “Nossa expectativa é oferecer reais condições para que os gestores exerçam suas funções com pleno conhecimento”, destaca o Conselheiro.
O Capacidade conta com a parceria de 15 instituições. Entre elas, representação do Executivo, Legislativo, Ministério Público Federal e Estadual, SEBRAE, SEPLAG e Conselho Regional de contabilidade.A previsão é de que o Projeto seja aplicado em quinze diferentes municípios, de forma regionalizada. Duas etapas já foram realizadas: em Juazeiro do Norte e uma Guaramiranga, contemplando 33 municípios. Para a etapa que será realizada em Morada Nova, as inscrições devem ser feitas no dia 28, a partir das 8h, durante a abertura do evento, no auditório do Instituto Federal do Ceará (Campus Morada Nova).
Lá, também participarão representantes dos municípios de Alto Santo, Ibicuitinga, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
Festa de Jesus, Maria e José se encerra com milhares de fiéis em Marrecas
Com um sol forte e de intenso calor, os devotos da sagrada Família participaram da celebração da missa comandada pelos padres Maurício Cremachi, Denilson Furtado e Marcio Claudi (Parambu) com muita fé. Com chapéu na cabeça, imagens e crucifixos os fiéis fizeram uma verdadeira demonstração de devoção aos padroeiros.
A classe política prestigiou a santa missa e por lá foram vistos na missa, o governador Camilo Santana, o ex-governador Lúcio Alcântara, prefeita Patrícia Aguiar, conselheiro do TCM, Domingos Filho, Deputado Federal Domingos Neto, Deputados estaduais Odilon Aguiar e Audic Mota, além de Roberto Pessoa (ex-prefeito de Maracanaú), vereadores, secretários e lideranças políticas do estado.
Padre Maurício Cremachi agradeceu a maciça presença dos fiéis, a toda equipe da organização dos festejos de Jesus, Maria e José, a segurança dada pela polícia rodoviária e militar, e a prefeita Patrícia Aguiar pelo apoio que tem dado a essa tradicional festa religiosa do estado do Ceará que ocorre na vila de Marrecas, distrito do município de Tauá.
CAMINHADA DA FÉ
Mais uma vez, milhares de pessoas participaram da Caminhada da Fé ocorrida na tarde de sexta-feira, 24, percorrendo 24 km entre a cidade de Tauá e a Vila de Marrecas, que comemorou 302 os festejos religiosos de Jesus, Maria e José.
Após a oração na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, alongamento e a mensagem dos padres de Tauá, Maurício e Denilson, os fiéis saíram por volta das 15:30h em direção a vila.
No trajeto, os fiéis tiveram que enfrentar chuva e sol que durou cerca de 4 horas. Na localidade de Castelo, houve uma parada para distribuição de caldo, água e um rápido descanso.
Algumas pessoas aproveitaram a caminhada para tentar ganhar dinheiro. Em todo o trecho era comum a presença de vendedores ambulantes às margens da BR 020 e CE 187, comercializando lanche, água, refrigerantes e outros produtos. A Prefeitura de Tauá e Clubes de Serviço faziam a distribuição gratuita de água para os peregrinos.
A prefeita de Tauá Patrícia Aguiar ao lado de seu esposo, o Conselheiro do TCM, Domingos Filho, participaram da caminhada acompanhado do Conselheiro Hélio Leitão e sua esposa.
Realizado com sucesso mais um governo itinerante em Orós
O Governo Municipal de Orós, através do Prefeito Simão Pedro realizou sábado, 25, na Escola Manoel Raimundo Montanha no distrito de Guassussê, mais uma edição do "Governo Mais Perto de Você".
O "Governo Mais Perto de Você" ocorre durante um dia de cada mês com ações do Governo Municipal de Orós que se transfere para um determinado Distrito, criando a oportunidade dos moradores da região ter uma participação direta no Governo Municipal e acesso extra a vários serviços públicos, como: atendimento médico, mamografia, exames de saúde especializados, atendimento odontológico, programas sociais, como o Bolsa Família, atendimento do Conselho Tutelar, dentre outros.
Além dos mutirões das secretarias de obras e do meio ambiente que acontecem durante o período, como operações tapa buracos, limpeza pública, etc. Ações de lazer das secretarias de Educação, da secretaria de Esporte e da secretaria de Turismo e Cultura entre outras secretarias.
Durante a abertura do Governo Mais Perto de Você, houve a participação de apresentações das escolas do distrito.
O Governo Mais Perto de Você é o maior exemplo de um governo participativo. A população participou em peso de mais uma edição do Governo itinerante.
O Prefeito Simão Pedro no "Governo Mais Perto de Você" realizou a entrega de uma Ambulância toda equipada que será usado no Posto de Saúde do Distrito, uma Agência dos Correios e um Cartório de Registro Civil para a comunidade.
Bairro Vila Nova em Parambu ganha moderna praça
A Administração Construindo Um Novo Tempo em Parambu está intensificando a construção de mais uma moderna Praça na sede do município que beneficiará milhares de pessoas dos bairros Vila Nova e Cachimbo I.
A PRAÇA DA VILA NOVA é um importantes equipamento que proporcionará à todos mais qualidade de vida e lazer.
A Secretaria de Infra estrutura está acompanhando a obra que já está muito avançada e que será entregue a população até o final de junho.
Segundo a Prefeita Keylly Noronha outra bela Praça será construida no Bairro Beleza e as obras começarão em breve. Para ela, investir em lazer também faz parte do grande trabalho que vem sendo realizado pela Administração Municipal ao longo desses anos e construir espaços como este é proporcionar aos jovens, momentos de encontros e descontração.
A grande obra está sendo construída em frente ao Ginásio poliesportivo do Bairro.
A PRAÇA DA VILA NOVA é um importantes equipamento que proporcionará à todos mais qualidade de vida e lazer.
A Secretaria de Infra estrutura está acompanhando a obra que já está muito avançada e que será entregue a população até o final de junho.
Segundo a Prefeita Keylly Noronha outra bela Praça será construida no Bairro Beleza e as obras começarão em breve. Para ela, investir em lazer também faz parte do grande trabalho que vem sendo realizado pela Administração Municipal ao longo desses anos e construir espaços como este é proporcionar aos jovens, momentos de encontros e descontração.
A grande obra está sendo construída em frente ao Ginásio poliesportivo do Bairro.
Governador Camilo Santana participa dos festejos de Jesus, Maria e José em Tauá
O governador Camilo Santana esteve na manhã de domingo, 26, conferindo o encerramento da Festa de Jesus, Maria e José, no distrito de Marrecas, em Tauá. Ele foi recebido pelo deputado federal Domingos Neto, prefeita Patrícia Aguiar, conselheiro Domingos Filho, o empresário Luiz Cidrão e o deputado estadual Odilon Aguiar.
Imposto de renda - prazo termina na quinta-feira, 30 de maio
Deve declarar o IR o contribuinte que recebeu em 2014, como renda de salário ou aposentadoria, ou na soma deles, valor acima de R$ 26.816,55
A temporada de entrega da declaração do Imposto de Renda de 2015, ano-base 2014, está chegando ao fim. O prazo termina no dia 30 de abril, próxima quinta-feira. O contribuinte que precisa declarar, mas ainda não fez nem enviou a declaração tem poucos dias para essa tarefa.
Segundo a Receita Federal, deve apresentar a declaração do Imposto de Renda em 2015 o contribuinte que recebeu em 2014, como renda de salário ou aposentadoria, ou na soma deles, valor acima de R$ 26.816,55. Precisa declarar também quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte que, isoladamente ou na somado deles, dê valor total superior a R$ 40 mil. Deve declarar também os contribuintes que não se enquadram nessas condições, mas tiveram o imposto de renda descontado na fonte, na hora do pagamento, ao longo de 2014.
A declaração é on-line e pode ser feita pelo programa de declaração da Receita, que pode ser baixado no site oficial (www.Receita.Fazenda.Gov br/), ou por smartphones e tablets, baixando o aplicativo "APP IRPF", disponível nas lojas Google Play (para usuários de Android) ou App Store (para o sistema iOS).
COMPLETA E SIMPLIFICADA
Há dois tipos de declaração, a simplificada e a completa. A principal diferença está no critério de dedução de gastos para reduzir o imposto. Na simplificada, o contribuinte pode substituir despesas com saúde, educação, dependentes, etc. Por um desconto de 20% sobre a renda bruta, limitado a R$ 15 880,89.
Na completa é possível abater todos esses gastos. O programa da Receita indica a melhor opção. Outros rendimentos, além de salário e aposentadoria, serão tributados, se a soma deles em 2014 passar de R$ 26.816,55. Os mais comuns são aluguel, rendimento de trabalho autônomo, pensão alimentícia e dinheiro resgatado de plano de previdência privada.
Outros ainda precisam ser informados na declaração e podem levar a mais imposto quando a soma for superior a R$ 40 mil. Caso de 13º salário, aviso prévio indenizado, dinheiro de prêmios, FGTS, indenização por acidente de trabalho, lucro na venda de imóvel ou carro, rendimento de poupança e de outras aplicações financeiras, recebimento de doação, herança, etc.
DEDUÇÕES
A Receita definiu ainda os limites de dedução que o contribuinte deverá respeitar ao elaborar a declaração no modelo completo. O valor do desconto para cada dependente é R$ 2.156,52; para gastos com educação, R$ 3.375,83 por pessoa, e o valor limite de dedução para contribuição feita ao INSS para o empregado doméstico, R$ 1 152,88.
Podem ser declarados como dependentes, entre outros, o marido, a mulher e os filhos de até 21 anos (ou 24, caso cursem ensino superior ou escola técnica de segundo grau). As deduções com educação, do contribuinte e de seus dependentes, incluem gastos com ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior (incluindo graduação e pós-graduação).
Partidos escapam de punição do TSE pelo mau uso do Fundo Partidário
Cerca de 60% das prestações entregues desde 2004 ainda não foram julgadas e parte já prescreveu
Enquanto os recursos públicos repassados aos partidos políticos por meio do Fundo Partidário crescem de forma exponencial, a fiscalização de suas contas segue em marcha lenta. O GLOBO analisou o andamento das prestações de contas dos dez maiores partidos políticos desde 2004. Das 89 prestações entregues neste período, 60% não foram julgadas, sendo que 13 delas não poderão mais gerar punições aos partidos porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, no ano passado, considerar prescritas todas as contas não julgadas em cinco anos. Veja as dez últimas prestações de contas ao TSE, de 2004 a 2014
Dos dez partidos, dois ainda não tiveram as contas de 2009 — à beira da prescrição — analisadas: PT e PR. Os processos estão na pauta do TSE para a próxima terça. Nenhuma conta apresentada a partir de 2011 foi analisada pelo plenário do tribunal, e, das relativas a 2010, somente a do PRB foi a julgamento, tendo sido aprovada com ressalvas. O partido terá de devolver R$ 2 mil. O prazo para entrega da prestação de contas de 2014 acaba esta semana, assim como o prazo de julgamento das contas de 2009.
A presidente Dilma Rousseff sancionou semana passada, dentro do Orçamento de 2015, o aumento do repasse do Fundo Partidário de R$ 319,9 milhões para R$ 867,5 milhões neste ano. Os dez partidos que mais vão receber as verbas do Fundo são: PT, PSDB, PMDB, PP, PSB, PSD, PR, PRB, DEM e PTB. O montante supera em mais de quatro vezes os R$ 198 milhões repassados em 2004, em valores atualizados. O Fundo Partidário é dividido entre as legendas de acordo com os votos recebidos pelos candidatos eleitos para a Câmara.
A decisão de considerar prescritas as contas que não forem julgadas em cinco anos, que afetou 13 prestações, foi tomada em setembro de 2014. O presidente do TSE, Dias Toffoli, deu o voto condutor da posição do plenário. A decisão já beneficiou sete dos dez maiores partidos e, em alguns casos, as legendas se livraram de ter de fazer os ressarcimentos milionários que eram recomendados por órgãos técnicos e pela procuradoria-geral eleitoral.
O juiz Marlon Reis, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), afirma que o modelo de fiscalização das contas partidárias é ineficiente:
— Falta aos tribunais estrutura, inclusive de pessoal. A legislação não dá à Justiça Eleitoral característica de órgão de controle. Além da longa tramitação, há a previsão de extinção de julgamento, e muitas vezes esse é o caminho.
Reis defendeu ainda a necessidade de se estabelecer sanções mais severas às inconsistências nas prestações de contas.
O PSDB, por exemplo, poderia ter sido condenado a devolver R$ 1,9 milhão pelas contas de 2004, por não ter conseguido convencer o TSE sobre a identificação dos doadores. Cinco ministros já tinham votado nesse sentido em sessão de 2011, mas, diante do novo entendimento sobre a prescrição, o partido se livrou da punição. A legenda ainda escapou da análise das contas de 2007. Havia um parecer da área técnica e da procuradoria pedindo o ressarcimento de R$ 1,7 milhão, também por falha na identificação dos doadores.
O mesmo ocorreu com o PT. A legenda se livrou da análise de um parecer técnico relativo às contas de 2008, que recomendava a devolução de R$ 2,2 milhões, sendo mais da metade proveniente do Fundo Partidário. Para a área técnica do tribunal, R$ 1,2 milhão deveria ser devolvido por aplicação irregular de recursos do Fundo. Outro R$ 1 milhão deveria ser ressarcido pelo fato de o partido não ter conseguido identificar os doadores que declarou. O ministro Henrique Neves, porém, declarou as contas prescritas em setembro do ano passado, dois dias depois de o TSE firmar a jurisprudência sobre o assunto.
No caso do DEM, o parecer era pela desaprovação das contas de 2005, com pena de ressarcimento de R$ 1,5 milhão. Como o processo não foi concluído no prazo, o partido se livrou da análise do mérito. Dos maiores partidos, também foram beneficiados pela prescrição PMDB, PR, PRB e PTB. No caso do PMDB, não havia parecer conclusivo. Os outros três partidos tinham contra si pareceres que recomendavam devolução de entre R$ 43 mil e R$ 130 mil.
Apesar das irregularidades descobertas pelo tribunal, multas acima de R$ 1 milhão são exceções. As sanções em geral têm valores inferiores a R$ 100 mil. Penalidades abaixo desse montante foram aplicadas a seis partidos. Em um dos casos, o PSB pagou multa de apenas R$ 3,27 por problemas na identificação de doadores.
PROBLEMAS EM METADE DAS CONTAS
Das contas que chegaram a ser julgadas, quase metade foi rejeitada ou aprovada com ressalvas. Entre as irregularidades está o uso do Fundo Partidário para a quitação de multas aplicadas à legenda, o repasse de recursos a diretórios proibidos de recebê-los, e a falta de justificativa para despesas. No caso do PTB, a conta de 2008 foi rejeitada com a determinação de ressarcimento de R$ 1,4 milhão e a suspensão do Fundo Partidário pela não comprovação de despesas.
Dos dez partidos analisados, apenas o PP teve aprovadas sem ressalvas as seis contas analisadas. O PSD foi criado em 2011 e, até hoje, nenhuma conta do partido foi julgada.
O TSE afirmou, por meio de nota, que a decisão de aplicar a prescrição aos processos após cinco anos foi tomada com base em uma lei aprovada pelo Congresso em 2009. O tribunal diz que a resolução “acabou com o sigilo bancário das contas partidárias e introduziu maior rigor e transparência” e “será instrumento fundamental para alcançar uma melhor qualidade nos julgamentos das referidas contas”.
A nota afirma que, sobre os processos pendentes, “o TSE está empenhado em julgá-los com respeito ao processo legal e ao contraditório”. Diz ainda que Dias Toffoli solicitou técnicos aos tribunais de contas da União e do Distrito Federal para auxiliar na análise das contas.
UM ALÍVIO PARA AS DÍVIDAS DE CAMPANHA
Orçado em R$ 867,5 milhões, o Fundo Partidário de 2015 deverá ser um alívio para as dívidas acumuladas pelos partidos nas últimas eleições. Desde o final de 2014, as legendas têm enfrentado mais dificuldade para arrecadar recursos de empresas privadas devido à Operação Lava-Jato, que pôs sob holofotes as doações de construtoras a partidos.
Os três primeiros meses deste ano também transcorreram com “torneiras secas”: sem a aprovação do Orçamento pelo Congresso, os partidos estavam recebendo parcelas do Fundo Partidário muito inferiores ao previsto. Agora, os tesoureiros dizem que poderão trabalhar com mais folga no pagamento de despesas, já que o Fundo Partidário ficou três vezes maior em relação a 2014.
O PSDB, segundo seu secretário-geral, o ex-deputado baiano João Almeida, tem um déficit de R$ 14 milhões. No TSE, o registro da dívida ultrapassa R$ 16,2 milhões. O PT, que registrou dívida de R$ 4 milhões na campanha da presidente Dilma Rousseff, herdará parte das dívidas contraídas pelas candidaturas estaduais, como as de São Paulo, Rio e Ceará, onde os débitos superam R$ 35 milhões, R$ 15 milhões e R$ 11 milhões, respectivamente.
— Estamos levando (as finanças), distribuindo o que temos. Amortizamos como podemos e criamos um cronograma para pagar as dívidas — disse Almeida.
DOADORES SÃO ALVO DA LAVA-JATO
As contas do PSDB para 2014 já foram aprovadas pela Executiva do partido e serão entregues no dia 30, com um débito um pouco menor que os R$ 14 milhões já declarados na prestação de contas eleitorais, no ano passado.
O próximo dia 30 é o prazo final para a entrega das prestações de conta e será a data de entrega dos relatórios também do PT, segundo informou o presidente da sigla, Rui Falcão. Os documentos estão sendo concluídos pelo novo tesoureiro, Márcio Macêdo.
Oficialmente, os partidos tentam minimizar o impacto da Lava-Jato sobre a arrecadação partidária. Nos bastidores, a conversa é outra. Há, de um lado, o temor das empresas, mas também uma preocupação das próprias siglas, que ainda não sabem como lidar com doadores históricos, que são hoje alvos das investigações sobre distribuição de propinas em contratos da Petrobras.
O DEM informou que deve receber este ano R$ 36 milhões do Fundo Partidário e que não há dívidas de campanhas absorvidas pelo Diretório Nacional. O tesoureiro do partido, Romero Azevedo, informou que não prevê arrecadar dinheiro com empresas este ano. Ele disse não ter sentido dificuldade em arrecadar com empresários durante as eleições. O Diretório Nacional obteve, na época, R$ 53 milhões e registrou despesas no mesmo valor.
(Colaborou Tatiana Farah)
RESPOSTA DO TSE
Em resposta à reportagem do GLOBO, o TSE informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que esse ano uma nova resolução entrou em vigor para adequar a tramitação das prestações de contas, dando maior rigor e transparência ao processo.
Confira abaixo a íntegra da nota:
"O TSE analisa e julga as contas partidárias e eleitorais nos termos da legislação vigente e de suas Resoluções. Em 2009 houve alteração legal (Lei 12.034/2009) que transformou a natureza das prestações de contas. Antes elas tinham natureza administrativa e passaram a ter natureza jurisdicional. E a prescrição passou a ser de 5 anos.
Trata-se de decisão do Congresso Nacional.
O TSE em 2014 editou nova Resolução para adequar a tramitação das prestações de contas para sua atual natureza jurisdional. Até então estava em vigor Resolução anterior a alteração legal.
Esta nova Resolução dinamiza e racionaliza a análise e os julgamentos das contas. Ela entrou em vigor a partir de 2015 e passou a ser aplicada nos processos em andamento.
Tal resolução acabou com o sigilo bancário das contas partidárias e introduziu maior rigor e transparência, o que foi saudado por todos, inclusive pelo jornal O Globo.
Em relação aos estoques de prestação de contas, o TSE está empenhada em julga-los com respeito ao devido processo legal e ao contraditório. A nova Resolução, que passou a ser aplicada, será instrumento fundamental para alcançar uma melhor qualidade nos julgamentos das referidas contas.
Com o intuito de dar cabo ao estoque de Prestações de Contas, o ministro Presidente Dias Toffoli, solicitou técnicos ao TCU e TCDF, que estão auxiliando na análise das contas".
domingo, 26 de abril de 2015
Spin e Duster disputam licitação para substituir Hilux do Ronda
Modelos em disputa custam menos da metade do valor das Hilux do Ronda.
Mudança dos veículos faz parte da reformulação do Ronda do Quarteirão.
As Hilux do Ronda do Quarteirão serão parcialmente substituídas por veículos menores e mais baratos nos próximos meses, de acordo com o comando do programa de policiamento. Dois novos modelos disputam a licitação do Governo do Estado do Ceará para a nova composição da frota: o Chevrolet Spin e o Renault Duster.
Enquanto as tradicionais Hilux que marcaram o programa durante o governo de Cid Gomes têm valor de mercado de R$ 140 mil, os modelos que disputam a nova licitação podem ser adquirido por menos da metade desse preço, R$ 60 mil.
A troca da viatura é uma das mudanças previstas para a reformulação do Ronda do Quarteirão, previstas para julho deste ano. As mudanças vão começar por Fortaleza, que será dividida em 25 áreas de segurança, com 88 policiais militares em cada uma. Os veículos da polícia também farão serviço de boletim de ocorrência.
As 25 companhias do Ronda terão o funcionamento de um Núcleo de Policiamento e Acolhimento Social, responsável pelas políticas comunitárias, como o Ronda Maria da Penha, o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência, e visitas comunitárias com foco nas escolas e equipamentos de enfrentamento à drogadição.
Ceará e Fortaleza decidem o título do cearense de 2015
Fortaleza e Ceará começam a decidir o Estadual hoje no Castelão com preparações distintas
O momento esperado por leoninos e alvinegros finalmente chegou: a decisão do Campeonato Cearense. Leão e Vovô iniciam hoje, às 16 horas, com a primeira de duas partidas no Castelão, a disputa pelo título tão cobiçado por motivos distintos.
Enquanto o Alvinegro quer conquistar seu segundo pentacampeonato estadual, o Tricolor luta para evitar a sequência do rival e claro, retomar a hegemonia do Estado, fatores que acirram ainda mais a rivalidade entre os dois.
Embora o clima seja de decisão, como não poderia deixar de ser, o ambiente que circunda Pici e Porangabuçu é diferente para a primeira partida.
Enquanto o Leão vem se preparando para o confronto desde o dia 17 de abril, quando eliminou o River/PI pela Copa do Brasil, o Ceará divide suas atenções com a decisão da Copa do Nordeste.
O Alvinegro atuou na última quarta-feira, quando bateu o Bahia em Salvador por 1 a 0 e ainda terá o 2ª jogo da decisão regional no meio de semana, ante do segundo Clássico-Rei, marcado para o dia 3 de maio.
Com preparações tão distintas, perguntas são inevitáveis. No Leão, pesará mais a preparação exclusiva para as finais - com seu elenco mais descansado - ou o time sentirá a falta de ritmo de jogo?
Já no Ceará, seus jogadores podem sentir hoje a maior sequência de jogos ou entrará em campo no embalo de duas decisões?
Para os alvinegros, o segunda opção é a mais provável, como analisa o vice-presidente Robinson de Castro. "O Fortaleza está mais descansado, treinando para nos enfrentar, pode ter em tese uma vantagem por isso, mas por estarmos em duas finais, o time do Ceará está, como se diz na gíria, pilhado, energizado, em ritmo de decisão. Vamos ver o que prevalece", disse ele. Já o técnico leonino, Marcelo Chamusca, não viu com bons olhos o período de dez dias de inatividade de seu time.
"Parar por mais de uma semana, eu nunca vejo como benefício, pois perdemos ritmo de jogo. Uma semana é suficiente para você recuperar, treinar e jogar. A gente tem que respeitar a situação do calendário, recuperar os jogadores na condição que tem e depois fazer uma semana boa de treino para partir bem para os dois jogos", disse o técnico.
EQUILÍBRIO
Teorias à parte, uma vitória hoje para qualquer um deles, seria um passo para o título.
Para o Ceará, seria alargar a vantagem que já tem, por jogar por dois resultados iguais, devido ter melhor campanha geral. Para o Leão, é trazer a vantagem para si, e jogar por um empate no jogo de volta.
Para Marcelo Chamusca, mais do que uma vantagem, o objetivo é manter o equilíbrio nos dois jogos.
"A gente tem que montar uma estratégia que seja efetiva nos 180 minutos. Não adianta fazer um grande primeiro jogo e não ter equilíbrio e performance no segundo. Pelo regulamento, você precisa ter regularidade e, principalmente, eficiência nos 180 minutos. Sabendo do grau de dificuldade pela qualidade e organização do nosso adversário, mas apostando em fazer um grande jogo", disse ele.
Já o técnico do Vovô, Silas, confia no equilíbrio que seu time vem mostrando nos últimos jogos. "Nossa equipe vem numa crescente de resultados e mais do que isso, de atuação. Temos um sistema de jogo definido e os jogadores estão assimilando isso. O importante nesta decisão é jogar as duas partidas com equilíbrio e inteligência".
DESFALQUES
Enquanto o Leão não terá dois titulares importantes, o Vovô não terá três peças para o decorrer do jogo.
No Fortaleza, o zagueiro Lima e o volante Vinícius Hess, estão suspensos, entrando Genilson e Auremir em seus respectivos lugares, enquanto no Vovô, o meia Wescley, suspenso, além do zagueiro Sandro e o atacante William, lesionados, desfalcam a equipe.
Como se tratam de opções para o decorrer do jogo, o técnico Silas Pereira tem tudo para manter a equipe que venceu o Bahia na quarta-feira, mantendo Marinho no time titular.
Contrastando com os jogadores suspensos que perdeu, Marcelo Chamusca poderá utilizar dois atletas importantes no time titular, que se recuperaram de lesão recentemente: o volante Correa e o meia-atacante Daniel Sobralense.
O momento esperado por leoninos e alvinegros finalmente chegou: a decisão do Campeonato Cearense. Leão e Vovô iniciam hoje, às 16 horas, com a primeira de duas partidas no Castelão, a disputa pelo título tão cobiçado por motivos distintos.
Enquanto o Alvinegro quer conquistar seu segundo pentacampeonato estadual, o Tricolor luta para evitar a sequência do rival e claro, retomar a hegemonia do Estado, fatores que acirram ainda mais a rivalidade entre os dois.
Embora o clima seja de decisão, como não poderia deixar de ser, o ambiente que circunda Pici e Porangabuçu é diferente para a primeira partida.
Enquanto o Leão vem se preparando para o confronto desde o dia 17 de abril, quando eliminou o River/PI pela Copa do Brasil, o Ceará divide suas atenções com a decisão da Copa do Nordeste.
O Alvinegro atuou na última quarta-feira, quando bateu o Bahia em Salvador por 1 a 0 e ainda terá o 2ª jogo da decisão regional no meio de semana, ante do segundo Clássico-Rei, marcado para o dia 3 de maio.
Com preparações tão distintas, perguntas são inevitáveis. No Leão, pesará mais a preparação exclusiva para as finais - com seu elenco mais descansado - ou o time sentirá a falta de ritmo de jogo?
Já no Ceará, seus jogadores podem sentir hoje a maior sequência de jogos ou entrará em campo no embalo de duas decisões?
Para os alvinegros, o segunda opção é a mais provável, como analisa o vice-presidente Robinson de Castro. "O Fortaleza está mais descansado, treinando para nos enfrentar, pode ter em tese uma vantagem por isso, mas por estarmos em duas finais, o time do Ceará está, como se diz na gíria, pilhado, energizado, em ritmo de decisão. Vamos ver o que prevalece", disse ele. Já o técnico leonino, Marcelo Chamusca, não viu com bons olhos o período de dez dias de inatividade de seu time.
"Parar por mais de uma semana, eu nunca vejo como benefício, pois perdemos ritmo de jogo. Uma semana é suficiente para você recuperar, treinar e jogar. A gente tem que respeitar a situação do calendário, recuperar os jogadores na condição que tem e depois fazer uma semana boa de treino para partir bem para os dois jogos", disse o técnico.
EQUILÍBRIO
Teorias à parte, uma vitória hoje para qualquer um deles, seria um passo para o título.
Para o Ceará, seria alargar a vantagem que já tem, por jogar por dois resultados iguais, devido ter melhor campanha geral. Para o Leão, é trazer a vantagem para si, e jogar por um empate no jogo de volta.
Para Marcelo Chamusca, mais do que uma vantagem, o objetivo é manter o equilíbrio nos dois jogos.
"A gente tem que montar uma estratégia que seja efetiva nos 180 minutos. Não adianta fazer um grande primeiro jogo e não ter equilíbrio e performance no segundo. Pelo regulamento, você precisa ter regularidade e, principalmente, eficiência nos 180 minutos. Sabendo do grau de dificuldade pela qualidade e organização do nosso adversário, mas apostando em fazer um grande jogo", disse ele.
Já o técnico do Vovô, Silas, confia no equilíbrio que seu time vem mostrando nos últimos jogos. "Nossa equipe vem numa crescente de resultados e mais do que isso, de atuação. Temos um sistema de jogo definido e os jogadores estão assimilando isso. O importante nesta decisão é jogar as duas partidas com equilíbrio e inteligência".
DESFALQUES
Enquanto o Leão não terá dois titulares importantes, o Vovô não terá três peças para o decorrer do jogo.
No Fortaleza, o zagueiro Lima e o volante Vinícius Hess, estão suspensos, entrando Genilson e Auremir em seus respectivos lugares, enquanto no Vovô, o meia Wescley, suspenso, além do zagueiro Sandro e o atacante William, lesionados, desfalcam a equipe.
Como se tratam de opções para o decorrer do jogo, o técnico Silas Pereira tem tudo para manter a equipe que venceu o Bahia na quarta-feira, mantendo Marinho no time titular.
Contrastando com os jogadores suspensos que perdeu, Marcelo Chamusca poderá utilizar dois atletas importantes no time titular, que se recuperaram de lesão recentemente: o volante Correa e o meia-atacante Daniel Sobralense.
Fotos: Vitor Belfort mostra evolução física antes da luta contra Weidman
"Sofrendo para reconstruir". Com essa legenda, Vitor Belfort postou duas fotos de seus treinos para a luta contra Chris Weidman no UFC 187.
Mostrando uma grande evolução física, o brasileiro registrou dois momentos de sua preparação para disputa do título dos médios do UFC. Na primeira foto, ele faz exercícios aeróbicos e exibe um físico próximo ao que possuía antes do fim do TRT. Na segunda, Vitor aparece em uma banheira de gelo, que é usada para reduzir o nível de ácido lático no organismo e curar microlesões decorrentes dos treinos de impacto.
Os registros são do fotógrafo Ryan Loco.
Confira as imagens:
Mostrando uma grande evolução física, o brasileiro registrou dois momentos de sua preparação para disputa do título dos médios do UFC. Na primeira foto, ele faz exercícios aeróbicos e exibe um físico próximo ao que possuía antes do fim do TRT. Na segunda, Vitor aparece em uma banheira de gelo, que é usada para reduzir o nível de ácido lático no organismo e curar microlesões decorrentes dos treinos de impacto.
Os registros são do fotógrafo Ryan Loco.
Confira as imagens:
MP dá parecer a favor do partido de Kassab
PMDB e DEM afirmam que Kassab quer criar o PL para atrair integrantes de siglas aliadas e da oposição, criando um superpartido governista
Foco de um atrito político entre o Palácio do Planalto e o PMDB, o partido que o ministro Gilberto Kassab (Cidades) tenta colocar de pé recebeu parecer favorável do Ministério Público, em uma primeira análise da Procuradoria sobre o caso.
Tentando evitar a aplicação de uma lei que inibe a criação de legendas, aliados de Kassab entraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de registro do Partido Liberal mesmo sem ter conseguido reunir as quase 500 mil assinaturas de apoio necessárias.
Os responsáveis pelo PL argumentaram que, apesar da exigência legal, a Justiça Eleitoral têm permitido que esse apoiamento seja apresentado concomitantemente à tramitação do pedido de registro.
ANÁLISE
Em parecer entregue ao TSE na quinta-feira (23), o vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, afirmou que, embora o Ministério Público veja com preocupação essa brecha, ela deve ser estendida ao PL a título de isonomia. Isso porque o tribunal permitiu que essa manobra fosse usada por outros partidos em formação, entre eles a Rede de Marina Silva, que foi candidata à presidência pelo PSB.
Apesar disso, o Ministério Público registra que o PL apresentou até agora apenas um terço das assinaturas necessárias e "não juntou documentação comprobatória da constituição de órgãos de direção regional em pelo menos um terço dos Estados da federação".
Eugênio Aragão afirmou ainda que só após serem cumpridas essas exigências o Ministério Público irá opinar de forma conclusiva sobre o pedido, levando em conta as contestações à criação do PL feitas pelo PMDB e DEM.
Essas duas legendas afirmam que Kassab quer criar o PL para atrair integrantes de siglas aliadas e da oposição, criando assim um superpartido governista que rivalize com o PMDB na coalizão de Dilma Rousseff (PT).
SEM INTENÇÃO
Kassab diz oficialmente que não participa da criação do PL, embora reconheça que a ação é tocada por aliados. Ele também nega intenção de esvaziar o PMDB ou a oposição.
Os embates com o PMDB desde que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. Uma série de projetos que vão de encontro aos posicionamentos do governo Dilma têm sido postos em votação no Congresso, como o que limita o número de ministérios a 20. Hoje são 39.
Foco de um atrito político entre o Palácio do Planalto e o PMDB, o partido que o ministro Gilberto Kassab (Cidades) tenta colocar de pé recebeu parecer favorável do Ministério Público, em uma primeira análise da Procuradoria sobre o caso.
Tentando evitar a aplicação de uma lei que inibe a criação de legendas, aliados de Kassab entraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de registro do Partido Liberal mesmo sem ter conseguido reunir as quase 500 mil assinaturas de apoio necessárias.
Os responsáveis pelo PL argumentaram que, apesar da exigência legal, a Justiça Eleitoral têm permitido que esse apoiamento seja apresentado concomitantemente à tramitação do pedido de registro.
ANÁLISE
Em parecer entregue ao TSE na quinta-feira (23), o vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, afirmou que, embora o Ministério Público veja com preocupação essa brecha, ela deve ser estendida ao PL a título de isonomia. Isso porque o tribunal permitiu que essa manobra fosse usada por outros partidos em formação, entre eles a Rede de Marina Silva, que foi candidata à presidência pelo PSB.
Apesar disso, o Ministério Público registra que o PL apresentou até agora apenas um terço das assinaturas necessárias e "não juntou documentação comprobatória da constituição de órgãos de direção regional em pelo menos um terço dos Estados da federação".
Eugênio Aragão afirmou ainda que só após serem cumpridas essas exigências o Ministério Público irá opinar de forma conclusiva sobre o pedido, levando em conta as contestações à criação do PL feitas pelo PMDB e DEM.
Essas duas legendas afirmam que Kassab quer criar o PL para atrair integrantes de siglas aliadas e da oposição, criando assim um superpartido governista que rivalize com o PMDB na coalizão de Dilma Rousseff (PT).
SEM INTENÇÃO
Kassab diz oficialmente que não participa da criação do PL, embora reconheça que a ação é tocada por aliados. Ele também nega intenção de esvaziar o PMDB ou a oposição.
Os embates com o PMDB desde que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. Uma série de projetos que vão de encontro aos posicionamentos do governo Dilma têm sido postos em votação no Congresso, como o que limita o número de ministérios a 20. Hoje são 39.
Moradores de Juazeiro tapam cratera com carcaça de carro
Ruas de Juazeiro do Norte estão sem pavimentação e com buracos.
Prefeitura afirma que vai retirar veículo e tapar buraco nesta segunda.
Cansados da buraqueira, moradores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, utilizaram a carcaça de um carro velho para tapar uma cratera no cruzamento das ruas Manoel Francisco Azevedo e Maria Augusta, no Bairro Antônio Vieira. Além do buraco na via, as ruas estão sem pavimentação.
Segundo a Prefeitura de Juazeiro do Norte, o veículo foi colocado no cruzamento no fim de semana. A prefeitura informou que vai remover o carro e reparar o buraco nesta segunda-feira (20).
A Secretaria de Infraestrutura do município afirma que, com a redução das chuvas, vai reforçar a "operação tapa-buracos". O objetivo da operação é recuperar a malha viária “da forma mais ágil possível”, segundo o secretário Rógeris Andrade.
Os moradores de Juazeiro do Norte denunciam com frequência buracos nas ruas da cidade em períodos chuvosos. Em um dos casos, uma cratera foi utilizada como piscina por crianças após o rompimento de uma tubulação.
Prefeitura afirma que vai retirar veículo e tapar buraco nesta segunda.
Cansados da buraqueira, moradores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, utilizaram a carcaça de um carro velho para tapar uma cratera no cruzamento das ruas Manoel Francisco Azevedo e Maria Augusta, no Bairro Antônio Vieira. Além do buraco na via, as ruas estão sem pavimentação.
Segundo a Prefeitura de Juazeiro do Norte, o veículo foi colocado no cruzamento no fim de semana. A prefeitura informou que vai remover o carro e reparar o buraco nesta segunda-feira (20).
A Secretaria de Infraestrutura do município afirma que, com a redução das chuvas, vai reforçar a "operação tapa-buracos". O objetivo da operação é recuperar a malha viária “da forma mais ágil possível”, segundo o secretário Rógeris Andrade.
Os moradores de Juazeiro do Norte denunciam com frequência buracos nas ruas da cidade em períodos chuvosos. Em um dos casos, uma cratera foi utilizada como piscina por crianças após o rompimento de uma tubulação.
sábado, 25 de abril de 2015
Estudantes tauaenses elegem a nova diretoria da UMETA
A nova diretoria foi eleita por aclamação, tendo o jovem estudante Danilo Reis como presidente.
A prefeita Patrícia Aguiar esteve a convite da diretoria ao lado do secretário de Educação, João Álcimo e do secretário da Juventude e Desporto, Radir Rocha prestigiando o evento.
A União Municipal dos Estudantes de Tauá - UMETA realizou na manhã deste sábado, 25, o Congresso Municipal dos Estudantes do município e a eleição e posse da nova Diretoria da entidade, que por aclamação elegeu o jovem Danilo Reis como seu presidente.
Na ocasião da solenidade, a prefeita Patrícia Aguiar acompanhada dos secretários de Educação João Álcimo Viana e Juventude e Desporto Radir Rocha, do vereador Ananias Mota e do ex-vereador e ex-secretário Louro Loiola e dezenas de jovens estudantes tauaenses que elegeram a nova diretoria da União Municipal dos Estudantes de Tauá - UMETA, ocorrido durante o Congresso Municipal dos Estudantes de Tauá, realizado no auditório do IFCE.
A prefeita Patrícia Aguiar destacou em sua fala as conquistas em sua gestão para com a juventude tauaense e que vem constantemente em busca de ações e equipamentos que sejam aptos aos jovens tauaenses. Finalizando, Patrícia destacou a parceria que a gestão tem com a entidade e com a nova diretoria pretende ampliar diversas ações a serem desenvolvidas pela sua equipe de gestão. Patrícia garantiu que já autorizou os secretários João Álcimo e Radir Rocha a viabilizarem a locação de uma casa para dar apoio e planejamento as ações que sejam desenvolvidos pelos jovens tauaenses e que o município dará todo apoio para que a UMETA consiga desenvolver um bom trabalho em favor dos jovens estudantes.
Em sua fala, já como presidente eleito da UMETA, o jovem Danilo Reis prometeu junto aos estudantes colocar em prática a carteira de estudante e fazer valer seus direitos, e para isso, conta com o apoio da prefeita Patrícia Aguiar e de toda a sua equipe.
Prestigiaram o congresso além dos já citados, o diretor do IFCE/Tauá José Alves Neto e o vereador Ananias Mota, representando a Câmara Municipal.
A prefeita Patrícia Aguiar esteve a convite da diretoria ao lado do secretário de Educação, João Álcimo e do secretário da Juventude e Desporto, Radir Rocha prestigiando o evento.
A União Municipal dos Estudantes de Tauá - UMETA realizou na manhã deste sábado, 25, o Congresso Municipal dos Estudantes do município e a eleição e posse da nova Diretoria da entidade, que por aclamação elegeu o jovem Danilo Reis como seu presidente.
Na ocasião da solenidade, a prefeita Patrícia Aguiar acompanhada dos secretários de Educação João Álcimo Viana e Juventude e Desporto Radir Rocha, do vereador Ananias Mota e do ex-vereador e ex-secretário Louro Loiola e dezenas de jovens estudantes tauaenses que elegeram a nova diretoria da União Municipal dos Estudantes de Tauá - UMETA, ocorrido durante o Congresso Municipal dos Estudantes de Tauá, realizado no auditório do IFCE.
A prefeita Patrícia Aguiar destacou em sua fala as conquistas em sua gestão para com a juventude tauaense e que vem constantemente em busca de ações e equipamentos que sejam aptos aos jovens tauaenses. Finalizando, Patrícia destacou a parceria que a gestão tem com a entidade e com a nova diretoria pretende ampliar diversas ações a serem desenvolvidas pela sua equipe de gestão. Patrícia garantiu que já autorizou os secretários João Álcimo e Radir Rocha a viabilizarem a locação de uma casa para dar apoio e planejamento as ações que sejam desenvolvidos pelos jovens tauaenses e que o município dará todo apoio para que a UMETA consiga desenvolver um bom trabalho em favor dos jovens estudantes.
Em sua fala, já como presidente eleito da UMETA, o jovem Danilo Reis prometeu junto aos estudantes colocar em prática a carteira de estudante e fazer valer seus direitos, e para isso, conta com o apoio da prefeita Patrícia Aguiar e de toda a sua equipe.
Prestigiaram o congresso além dos já citados, o diretor do IFCE/Tauá José Alves Neto e o vereador Ananias Mota, representando a Câmara Municipal.
Hospitais do Ceará contabilizam pacientes nos corredores
250 pacientes são atendidos em corredores de cinco hospitais de Fortaleza.
Profissionais da saúde estão fazendo ronda.
Mais de 200 pacientes são atendidos nos corredores de cinco hospitais da Fortaleza, de acordo com a Campanha "Corredômetro", criada pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec) e pela Associação Médica Cearense (AMC). A iniciativa foi a forma encontrada pelos profissionais da saúde de protestar e divulgar, diariamente, o número de pessoas nesta situação.
Segundo os órgãos, desde o feriado de terça-feira (21) uma equipe faz rondas em unidades hospitalares da capital cearense. Na quinta-feira, a comissão formada pelo sindicato e pela a associação contabilizou 85 pacientes nos corredores do Instituto Dr. José Frota (IJF); 36 no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes; 60 no Hospital Geral de Fortaleza (HGF); 50 no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias); e oito no Hospital São José (HSJ), totalizando 239 pacientes nos corredores.
A presidente do Sindicato dos Médicos, Mayra Pinheiro, explica que a campanha surgiu após os profissionais assistirem todos os dias às dificuldade por quais passam os doentes sem leitos no hospital. "É humanamente impossível você dizer que está fazendo um atendimento de qualidade em pessoas que estão com o soro pendurado nas paredes com prego ou em crianças que estão 'internadas' embaixo de um telefone público."
RESPOSTAS
A assessoria de comunicação do IJF informou que o número elevado de doentes fora dos quartos deve-se à intensa demanda. Para mudar isso, estão sendo realizadas a horizontalidade da assistência, qualificação da linha de cuidado, otimização de leitos internos e de leitos de retaguarda. Ainda há a interlocução com a rede de assistência secundária ao trauma e o projeto prevenir, que visa a prevenção de acidentes de trânsito.
O HGF informou que são atendidos, mensalmente, apenas na emergência, 1.800 pacientes, e conta com 122 leitos de emergência e emergência obstétrica. As equipes clínicas fazem um acompanhamento diário do número de pacientes. São realizadas triagens de prioridades, a partir de critérios de gravidade. O hospital conta com o apoio de hospitais como a Santa Casa de Misericórdia, Waldemar de Alcântara, Fernandes Távora e o Hospital Martiniano de Alencar.
O Hias informou ter 306 leitos, sendo 45 destinados aos internamentos nas UTIs. Devido ao período sazonal e aumento progressivo da demanda, estão sendo feitas ações como o reforço da equipe médica e técnica, aumento da quantidade de leitos de retaguarda no Hospital Infantil Luís França (SOPAI) para 60 e a adição de 15 leitos extras no Hias.
A direção do HSJ informou que, desde a última semana, houve aumento de demanda nos serviços de urgência e emergência devido a doenças comuns neste período de chuvas, como viroses e dengue. O hospital conseguiu cinco leitos de retaguarda em outras unidades e, atualmente, há dez pacientes aguardando leitos. Essas pessoas esperam os leitos no próprio hospital, em local seguro, sendo atendidos pela equipe médica, medicados de forma adequada e fazendo os exames necessários, informa a unidade.
Fonte: G1.com.br
Profissionais da saúde estão fazendo ronda.
Mais de 200 pacientes são atendidos nos corredores de cinco hospitais da Fortaleza, de acordo com a Campanha "Corredômetro", criada pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec) e pela Associação Médica Cearense (AMC). A iniciativa foi a forma encontrada pelos profissionais da saúde de protestar e divulgar, diariamente, o número de pessoas nesta situação.
Segundo os órgãos, desde o feriado de terça-feira (21) uma equipe faz rondas em unidades hospitalares da capital cearense. Na quinta-feira, a comissão formada pelo sindicato e pela a associação contabilizou 85 pacientes nos corredores do Instituto Dr. José Frota (IJF); 36 no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes; 60 no Hospital Geral de Fortaleza (HGF); 50 no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias); e oito no Hospital São José (HSJ), totalizando 239 pacientes nos corredores.
A presidente do Sindicato dos Médicos, Mayra Pinheiro, explica que a campanha surgiu após os profissionais assistirem todos os dias às dificuldade por quais passam os doentes sem leitos no hospital. "É humanamente impossível você dizer que está fazendo um atendimento de qualidade em pessoas que estão com o soro pendurado nas paredes com prego ou em crianças que estão 'internadas' embaixo de um telefone público."
RESPOSTAS
A assessoria de comunicação do IJF informou que o número elevado de doentes fora dos quartos deve-se à intensa demanda. Para mudar isso, estão sendo realizadas a horizontalidade da assistência, qualificação da linha de cuidado, otimização de leitos internos e de leitos de retaguarda. Ainda há a interlocução com a rede de assistência secundária ao trauma e o projeto prevenir, que visa a prevenção de acidentes de trânsito.
O HGF informou que são atendidos, mensalmente, apenas na emergência, 1.800 pacientes, e conta com 122 leitos de emergência e emergência obstétrica. As equipes clínicas fazem um acompanhamento diário do número de pacientes. São realizadas triagens de prioridades, a partir de critérios de gravidade. O hospital conta com o apoio de hospitais como a Santa Casa de Misericórdia, Waldemar de Alcântara, Fernandes Távora e o Hospital Martiniano de Alencar.
O Hias informou ter 306 leitos, sendo 45 destinados aos internamentos nas UTIs. Devido ao período sazonal e aumento progressivo da demanda, estão sendo feitas ações como o reforço da equipe médica e técnica, aumento da quantidade de leitos de retaguarda no Hospital Infantil Luís França (SOPAI) para 60 e a adição de 15 leitos extras no Hias.
A direção do HSJ informou que, desde a última semana, houve aumento de demanda nos serviços de urgência e emergência devido a doenças comuns neste período de chuvas, como viroses e dengue. O hospital conseguiu cinco leitos de retaguarda em outras unidades e, atualmente, há dez pacientes aguardando leitos. Essas pessoas esperam os leitos no próprio hospital, em local seguro, sendo atendidos pela equipe médica, medicados de forma adequada e fazendo os exames necessários, informa a unidade.
Fonte: G1.com.br
Forte terremoto no Nepal e na Índia deixa mortos
Tremor teve magnitude de 7.8, segundo o USGS.
Katmandu tem danos em prédios, casas, templos e monumentos.
Um forte terremoto de magnitude 7.8 estremeceu neste sábado (25) o Nepal e a Índia, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). O número de mortos chegou a 876, segundo a agência de notícias France Presse. O número de mortos na Índia chega a 12, com 6 mortos em desabamentos de casas em Uttar Pradesh e 6 em Bihar, ao leste, segundo funcionários do governo. Mas o número de vítimas deve subir, pois há muitos feridos nos dois países.
"O número de mortos pelo terremoto subiu a 876, incluindo 524 no vale do Katmandu", informou o porta-voz da polícia, Kamal Singh Bam, à AFP. "Os esforços de resgate ainda estão em andamento. Tememos que o número de vítimas suba à medida que os escombros sejam vasculhados", acrescentou.
"Centenas de pessoas podem ter morrido e há relatos de danos generalizados. A devastação não está confinando a algumas áreas do Nepal, quase todo o país foi atingido", disse Krishna Prasad Dhakal, vice-chefe da missão na embaixada do Nepal, em Nova Déli.
Duas vítimas fatais já confirmadas seriam duas adolescentes. Uma garota morreu ao ser atingida por uma estátua em um parque da capital, Katmandu. Outra menina, de 15 anos, morreu no norte da Índia, soterrada em sua casa em uma aldeia perto da fronteira com o Nepal.
Há feridos nos dois países, muitos em estado grave, mas o número oficial não foi divulgado.
Segundo o Itamaraty, a comunicação com as autoridades no Nepal está muito ruim, mas até o momento não há informações de brasileiros mortos ou feridos. Uma equipe de funcionários da embaixada está fazendo uma busca nos hotéis e nas comunidades brasileiras para saber se precisam de ajuda.
O tremor deixou um rastro de destruição em Katmandu. Há registros de danos em edificios e casas, especialmente nas construções mais antigas, e também em templos e monumentos.
A torre histórica de Dharara, erguida em 1832 na capital do Nepal, não resistiu ao tremor e foi totalmente destruída. Ao menos um corpo foi retirado dos escombros.
Milhares de pessoas deixaram seus lares e estão nas ruas da capital, com receio de que casas e prédios desmoronem.
Testemunhas disseram às agências de notícias que o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos.
O sismo afetou as comunicações e abriu valas e rachaduras nas ruas e calçadas do Nepal, deixando uma nuvem de poeira pela cidade
MONTE EVEREST
O forte terremoto desencadeou uma avalanche no Monte Everest. Segundo uma autoridade do Ministério do Turismo local, são ao menos 10 mortos.
"O número de vítimas pode subir e incluir estrangeiros", disse ministério em Katmandu à agência Reuters.
O alpinista romeno Alex Gavan disse no Twitter que havia muitas pessoas na montanha na hora da avalanche.
O montanhista cearense que está no Monte Everest, Rosier Alexandre, ligou para a família por volta das 7h30 da manhã deste sábado (25), após o terremoto que atingiu o Nepal. O montanhista conversou com a mulher e disse que está bem. "Ele falou muito rapidamente, disse que está bem, mas não sabe como está a via de escalada", disse Danúbia Saraiva, mulher de Alexandre. O cearense está no campo 2 do monte, a 5.364 metros de altitude.
ÍNDIA
O tremor sacudiu algumas regiões da Índia, principalmente o norte do país, desde Calcutá, Nova Déli, até a fronteira com o Paquistão. Ao menos seis pessoas morreram na Índia, cinco delas no estado de Bihar (noroeste), informaram autoridades.
O sismo ocorreu às 3h11 (de Brasília), a 77 km ao noroeste de Katmandu e a 15 km de profundidade. Inicialmente, o USGS registrou magnitude 7,5, elevada posteriormente a 7,9. Outras quatro réplicas menores atingiram o país logo após o terremoto mais potente.
Katmandu tem danos em prédios, casas, templos e monumentos.
Um forte terremoto de magnitude 7.8 estremeceu neste sábado (25) o Nepal e a Índia, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). O número de mortos chegou a 876, segundo a agência de notícias France Presse. O número de mortos na Índia chega a 12, com 6 mortos em desabamentos de casas em Uttar Pradesh e 6 em Bihar, ao leste, segundo funcionários do governo. Mas o número de vítimas deve subir, pois há muitos feridos nos dois países.
"O número de mortos pelo terremoto subiu a 876, incluindo 524 no vale do Katmandu", informou o porta-voz da polícia, Kamal Singh Bam, à AFP. "Os esforços de resgate ainda estão em andamento. Tememos que o número de vítimas suba à medida que os escombros sejam vasculhados", acrescentou.
"Centenas de pessoas podem ter morrido e há relatos de danos generalizados. A devastação não está confinando a algumas áreas do Nepal, quase todo o país foi atingido", disse Krishna Prasad Dhakal, vice-chefe da missão na embaixada do Nepal, em Nova Déli.
Duas vítimas fatais já confirmadas seriam duas adolescentes. Uma garota morreu ao ser atingida por uma estátua em um parque da capital, Katmandu. Outra menina, de 15 anos, morreu no norte da Índia, soterrada em sua casa em uma aldeia perto da fronteira com o Nepal.
Há feridos nos dois países, muitos em estado grave, mas o número oficial não foi divulgado.
Segundo o Itamaraty, a comunicação com as autoridades no Nepal está muito ruim, mas até o momento não há informações de brasileiros mortos ou feridos. Uma equipe de funcionários da embaixada está fazendo uma busca nos hotéis e nas comunidades brasileiras para saber se precisam de ajuda.
O tremor deixou um rastro de destruição em Katmandu. Há registros de danos em edificios e casas, especialmente nas construções mais antigas, e também em templos e monumentos.
A torre histórica de Dharara, erguida em 1832 na capital do Nepal, não resistiu ao tremor e foi totalmente destruída. Ao menos um corpo foi retirado dos escombros.
Milhares de pessoas deixaram seus lares e estão nas ruas da capital, com receio de que casas e prédios desmoronem.
Testemunhas disseram às agências de notícias que o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos.
O sismo afetou as comunicações e abriu valas e rachaduras nas ruas e calçadas do Nepal, deixando uma nuvem de poeira pela cidade
MONTE EVEREST
O forte terremoto desencadeou uma avalanche no Monte Everest. Segundo uma autoridade do Ministério do Turismo local, são ao menos 10 mortos.
"O número de vítimas pode subir e incluir estrangeiros", disse ministério em Katmandu à agência Reuters.
O alpinista romeno Alex Gavan disse no Twitter que havia muitas pessoas na montanha na hora da avalanche.
O montanhista cearense que está no Monte Everest, Rosier Alexandre, ligou para a família por volta das 7h30 da manhã deste sábado (25), após o terremoto que atingiu o Nepal. O montanhista conversou com a mulher e disse que está bem. "Ele falou muito rapidamente, disse que está bem, mas não sabe como está a via de escalada", disse Danúbia Saraiva, mulher de Alexandre. O cearense está no campo 2 do monte, a 5.364 metros de altitude.
ÍNDIA
O tremor sacudiu algumas regiões da Índia, principalmente o norte do país, desde Calcutá, Nova Déli, até a fronteira com o Paquistão. Ao menos seis pessoas morreram na Índia, cinco delas no estado de Bihar (noroeste), informaram autoridades.
O sismo ocorreu às 3h11 (de Brasília), a 77 km ao noroeste de Katmandu e a 15 km de profundidade. Inicialmente, o USGS registrou magnitude 7,5, elevada posteriormente a 7,9. Outras quatro réplicas menores atingiram o país logo após o terremoto mais potente.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
Deputado Odilon Aguiar recebe oficiais da Polícia militar
O deputado Odilon Aguiar recebeu nesta sexta-feira (24), um grupo de oficiais da Polícia Militar. Eles pediram apoio para a mensagem do Executivo que trata das promoções e que foi entregue ontem na Assembleia pelo governador Camilo Santana.
"A categoria pode contar com o meu apoio e ainda hoje, durante a realização de sessão especial na Assembleia em homenagem à PM, fiz um pronunciamento onde reiterei o meu respeito e minha admiração pela corporação", ressaltou o deputado.
Assinar:
Postagens (Atom)