Nosso novo site está no ar

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Domingos Neto fará palestra no Encontro do ParlAméricas



Convidado pelo Parlamento Latinoamericano y de ParlAméricas, o deputado Domingos Neto será palestrante na VII Cúpula das Américas que se realiza no Panamá no próximo dia 10. Este ano, o encontro, que agrupa os 34 países membros da Organização dos Estados Americanos - OEA a cada três ou quatro anos, assume uma importância maior pela participação, pela primeira vez na história, do Presidente Raul Castro após a expulsão de Cuba da OEA em 1962.

Domingos Neto, o mais novo líder partidário na Câmara dos Deputados, em toda a história da república, fará uma apresentação sobre  “inoovaciones democratícas” com uma exposição de 15 minutos durante a primeira sessão da VII Cúpula das Américas. O objetivo, de acordo com o convite feito ao deputado, é criar um espaço para que os parlamentares possam compartilhar as experiências relativas  aos seus trabalhos em prol da transparência legislativa. No painel, também farão exposições Alejandro Encinas Rodrigues, senador do México, José Roberto Alejos, congressista de Guatemala, Gina Godoy, Assambleista de Equador e um membro do parlamento de Canada. As exposições, que terão inicio às 10h e se estendem até às 13h, serão seguidas de debates com todos os participantes.

O segundo painel, com exposições de parlamentares do Panamá, Chile, Costa Rica, Colômbia e Trinidade y Tobago tratrá de Ética Parlamentar. A VII Cúpula das Américas sucede a Cúpula de Cartagena, realizada na Colômbia, em abril de 2012, na qual as nações do continente decidiram, por unanimidade, que novas reuniões não poderiam acontecer sem a presença do governo de Havana, contrariando posição dos Estados Unidos que nas edições anteriores - de 1994, 1998, 2001, 2005, 2009 e 2012, excluiu o país dos irmãos Castro.  Ao final da VII Cúpula das Américas será aprovado o “Memorando de Entedimiento entre ParlAmericas y el Parlamento LatinoAmericano”.

Nenhum comentário: