Nosso novo site está no ar

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira no Ceará

Secretaria de Saúde espera imunizar mais de 700 mil pessoas.
Vacinação é gratuita e pode ser feita em qualquer posto de saúde.

A campanha de vacinação contra a gripe no Ceará termina nesta sexta-feira (5) e a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa-CE) espera vacinar mais de 706 mil pessoas para cumprir a meta de imunização, que é de 80% da população-alvo. Devem se vacinar crianças de seis meses a cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores de saúde e a população indígena.

Ainda de acordo com a Sesa, até esta quinta-feira (4) foram imunizadas 1.055.866 pessoas, o que representa 59,9% da meta de 1.762.872 pessoas que precisam receber a dose. A vacinação é gratuita e pode ser feita em qualquer posto de saúde. Durante a campanha, são oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal), pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A gripe comum, como é conhecida, pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

Nenhum comentário: