Nosso novo site está no ar

sábado, 6 de junho de 2015

Município de Boa Viagem é reconhecido pela União em situação de emergência e fica entre os 95 municípios afetados pela seca

Em dois decretos, Governo Federal lista municípios afetados pela seca.
Na sexta-feira, mais 28 cidades foram reconhecidas nessa situação.


Vinte e oito municípios cearenses afetados pela seca tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. A portaria com a lista de municípios (veja abaixo) foi publicada pelo Ministério da Integração Nacional na sexta-feira (5) no Diário Oficial da União. Em menos de um mês, é a segunda vez que a União reconhece situação de emergência no Ceará. No dia 18 de maio, outra publicação também listou 67 municípios com o mesmo perfil. Com isso, 95 dos 184 municípios cearenses estão em situação emergencial reconhecida pela União por conta da falta de chuva no Ceará, o que afeta e muito o município de Boa Viagem e muitos outros no interior cearense.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, após o reconhecimento de situação de emergência, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, voltadas para socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres. Para pedir os recursos, é preciso mandar um plano detalhado indicando qual é a necessidade para o repasse de verbas que é feito por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.

QUARTO ANO DE SECA
Em 2015, o Ceará enfrenta o quarto ano consecutivo de seca. No início do ano, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos fez previsão de chuva abaixo da média histórica durante a estação chuvosa no Ceará, que terminou no mês de maio. Atualmente, 110 dos 151 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos estão com volumas inferior a 30%.

Confira a lista de municípios reconhecidos na sexta-feira (05):
Apuiarés
Ararendá
Banabuiú
Boa Viagem
Cascavel
Catunda
Caucaia
Choró
Forquilha
Groairas
Ibicuitinga
Iguatu
Irauçuba
Jaguaretama
Jaguaruana
Jijoca de Jericoacoara
Lavras da Mangabeira
Morrinhos
Novo Oriente
Parambu
Pereiro
Potiretama
São Gonçalo do Amarante
São João do Jaguaribe
Sobral
Solonópole
Tejuçuoca
Umirim

Nenhum comentário: