Nosso novo site está no ar

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Domingos Neto procura solução para o Canal de Gravidade Icó/Lima-Campos



O deputado Domingos Neto esteve na última quarta-feira, dia 17, em audiência com o Ministro da Integração, Gilberto Occhi, buscando solução para a continuidade da obra do Canal de Gravidade Icó/Lima Campos. 

Orçado em R$ 15,3 milhões, o Canal de Gravidade teve executado cerca de 45% da obra que está paralisada por falta de pagamento, embora incluído no PAC Irrigação. 

Representando a deputada Laís Nunes – que está de licença maternidade, o ex-deputado Neto Nunes acompanhou o deputado Domingos Neto na audiência, e fez uma exposição ao  Ministro da importância do canal para o perímetro irrigado Icó/Lima Campos.

O Ministro informou que sua pasta tem liberados recursos para o DNOCS, responsável pela execução do Canal de Gravidade, com conclusão prevista para outubro deste ano. Gilberto Occhi disse que vai buscar informações junto ao DNOCS sobre o atraso nos pagamentos e comprometeu-se em encontrar uma solução junto ao Órgão para liquidar a dívida com a empresa licitada para a construção do Canal.

Implantado na década de 1970, o perímetro irrigado Icó/ Lima Campo, em funcionamento pleno, representa 30% da economia de Icó. São cerca de mil famílias que plantam na área arroz, feijão, milho e frutas que abastecem o Vale do Salgado e  empresas em Fortaleza produtoras de polpa e doces. Os colonos tem ainda uma fonte de renda com o suporte de forragem com a venda de capim e palha do arroz para produtores de gado da região. 

O Canal de Gravidade é uma necessidade do perímetro desde sua implantação, já que a água distribuída por bombeamento, que é de 70% das necessidades dos irrigantes, praticamente inviabiliza a produção pelo custo da energia que não é subsidiada porque as estações, no rio Salgado,  ficam na área urbana, portanto não é considerada energia rural.

Nenhum comentário: