Nosso novo site está no ar

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Domingos Neto é palestrante no I Encontro Interamericano de Jovens Legisladores


O deputado Domingos Neto foi convidado pelo Congresso da República del Peru para participar do “Premier Encuentro Interamericano de Jovienes Parlamentares”. 

O cearense será o único palestrante brasileiro no evento que acontece de 25 de junho a 27 de junho, na cidade de Lima, no Peru, e reúne parlamentares, de até 40 anos, das Américas e do Caribe. Domingos Neto participa do painel Como se pode inovar para identificar mecanismos e ferramentas mais adequadas e eficientes que permitam interagir com os cidadãos, os meios de comunicação e os formadores de opinião. Mediado pela Diretora de Democracia e Desenvolvimento Internacional, Elaine Ford, o painel, o terceiro do Encontro, tem ainda a participação de Rubén Gallego, congressista da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, John Burchett, Diretor de Políticas e Assuntos Governamentais para os Estados, América Latina e Canadá do Google, Júlio Cesar Herrero, professor da Universidade José Cela, de Madri,   e Ester Vargas Especialista em comunicação digital e mídias sociais.

O objetivo do evento é gerar um espaço de diálogo político e de diplomacia parlamentar, na qual jovens legisladores discutam, analisem e identifiquem novas ferramentas que permitam, a curto e médio prazo, reverter a atual insatisfação dos cidadãos no que se refere ao trabalho legislativo. Segundo os organizadores, o encontro pretende ainda estimular ações concretas que contribuam para melhorar a relação entre o eleitor e os seus representantes políticos.  

Com o apoio técnico e financeiro da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina CAF, o encontro reúne além de parlamentares de diferentes partidos representantes de fóruns, organismos interparlamentares, redes parlamentares e redes sociais. Domingos Neto participa ainda de um debate sobre Redes Sociais, Parlamento Aberto e Participação Política com representantes da Agência Oficial Andina, do Borde Político – Rede Social Especializada no Poder Legislativo do México, do You Tube, do Twitter e do Facebook.

Em abril, Domingos Neto fez palestra sobre Inovações Democráticas na VII Cúpula das Américas, realizada no Panamá, que reuniu 34 países membros da Organização dos Estados Americanos e colocou no mesmo evento os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama e de Cuba, Raul Castro. Para Domingos Neto há na sociedade brasileira uma visão equivocada de que os jovens não se interessam por política. Ele cita a pesquisa do IBASE e Instituto Polis “Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas”  apontando que 28,1%  dos jovens entrevistados faziam parte de algum grupo; 85,8%  afirmaram se informar sobre o que acontece no mundo; 89%  acreditam que as pessoas devem se unir para defender seus interesses; 85%  disseram que é preciso abrir canais de diálogo entre cidadãos e governo. A pesquisa ouviu oito mil jovens em 07 regiões metropolitanas brasileiras. 

Na opinião de Domingos Neto, a política brasileira hoje e, coincidentemente a dos países da América, passa por uma transição de gerações. O número de jovens no Parlamento cresceu muito. De uma legislatura para outra foi possível perceber a diferença. “Nós queremos que essa transição seja planejada, que seja possível pensar ações em conjunto, principalmente em relação a inovações democráticas e utilização de novos meios de comunicação que aproximam o eleitorado do representante”, afirmou Domingos Neto, acrescentando que esta é sua expectativa em relação ao Encontro.

Nenhum comentário: